Só os mais legais!

2019 foi um ano de grandes animações. Essa temporada nos deu uma surpreendentemente saudável história de detetive Mob Psycho 100 e romances de aquecer o coração com séries como Kaguya-sama: Love is War. Tivemos histórias de vikings com Vinland Saga e até mesmo algumas séries de terror que surpreenderam e foram um sucesso.

Com todos esses lançamentos, escolher os melhores do ano parece uma tarefa impossível, mas faremos o nosso melhor para tentar apontar na direção certa para vocês que querem explorar o melhor de 2019!

Yakusoku no Neverland

Yakusoku no Neverland é a adaptação de um excelente material fonte. Apesar de só ter sido lançado em 2016, o mangá de Yakusou se tornou um dos mais aclamados dos últimos anos, atraindo uma legião de fãs graças ao enredo misterioso e suas imagens fortes. A história apresenta um grupo de crianças vivendo em um orfanato, mas que resolvem fugir e acabam descobrindo da pior forma que essa não foi a melhor ideia. Fora do orfanato, cujo propósito era muito mais sinistro do que eles imaginavam, o mundo é dominado por demônios.

Com uma base tão forte e assustadora, é fácil entender os motivos que construíram a reputação desse mangá. Felizmente, a CloverWorks entregou uma adaptação maravilhosa da história, que traz de forma extraordinária os mais belos e mais terríveis momentos do mangá à vida.

Mob Psycho 100 (2ª temporada)

A segunda temporada de Mob Psycho 100 apresenta os mesmos elementos da história que já conhecemos da primeira temporada: Mob é um jovem e poderoso esper; seu mestre, Reigen, é um falso psíquico que administra um negócio de consultas psíquicas e utiliza Mob para consertar os problemas que não consegue resolver. Mob sabe que não deveria usar seus poderes para ferir pessoas, mas quando é pressionado psicologicamente de forma excessiva, ele acaba perdendo o controle e liberando uma incontrolável quantidade de energia.

Essa temporada apresenta Mob enfrentando inimigos muito mais poderosos, e com muito mais em jogo. Mas a mensagem continua a mesma: empatia é um poder muito maior do que energia psíquica. A Studio Bones faz um excelente trabalho tanto na animação das cenas de luta quanto naquelas mais tranquilas e emotivas.

Kaguya-sama: Love is War

Kaguya é uma hilária história sobre o que acontece quando dois jovens estudantes apaixonados são teimosos demais para assumir os seus sentimentos. Cada episódio mostra o presidente do conselho estudantil, Miyuki Shirogane e sua vice-presidente Kaguya Shinomiya, tentando fazer com que o outro expresse algum interesse amoroso por meio de diversos jogos mentais.

Olha essa sequência de animação, que fantástico!

Apesar de inicialmente parecer uma premissa bem simples e boba, com a maior parte da história consistindo em diálogos, a A-1 Pictures utiliza um estilo de animação muito bem feito e com emoções exageradas, que aumenta a tensão entre os dois. É uma série muito engraçada, e se não te arrancar várias risadas, pode aguardar por algum outro tipo de reação física. Esse é o nível de diversão dela.

Demon Slayer

O que não falta no universo dos animes são boas séries sobre demônios ou sobre pessoas que utilizam katanas para matar criaturas sobrenaturais. E Demon Slayer entra para essas duas listas, afinal esse é o título da série: Matador de Demônios. Mas o que diferencia Demon Slayer de boa parte das outras séries parecidas é que não apenas a animação é excelente, mas também a forma inteligente que a série constantemente cruza a linha entre terror e ação.

A nova waifu da internet!

Animada pela Ufotable, estúdio responsável pela série Fate, Demon Slayer tem as lutas com melhor visual de todas as séries de 2019, e o design dos demônios é simplesmente assombroso.

Fruits Basket

Fruits Basket conta a história de Tohru Honda, uma jovem garota que se tornou órfã recentemente e começou a viver com a família Soma. Porém, uma maldição corre por essa família: caso alguns dos membros da família sejam abraçados por alguém do sexo oposto, instantaneamente se transformam em um animal do zodíaco chinês. Tohru então começa a conhecer a família e a ensiná-los sobre amor e compaixão – duas coisas que não parecem ser prioridades na residência dos Soma.

Uma qualidade linda que dá gosto de ver <3

Esse maravilhoso remake de Furuba oferece muito mais do que uma onda de nostalgia.

Original x Reboot

A nova versão do anime é mais fiel ao mangá, apresentando personagens de forma como nunca foram vistos na animação original, além de que desta vez pretende, afinal, apresentar a conclusão da história. Vale muito a pena conferir!

Minha veia de fangirl chega a pulá

Sarazanmai

Após quebrarem acidentalmente uma estátua de um kappa que protegia o distrito de Asakusa, três garotos são transformados em kappas e começam a coletar pratos capazes de realizar desejos. Só que! Plot twist: para isso eles precisam enfrentar zumbis! E a única forma de derrotá-los é com a união dos três; e a cada vez que uma criatura é derrotada, um novo segredo sobre um dos garotos é revelado. Esses segredos influenciam o relacionamento entre ele até que se tornem muito claras as reais intenções de cada um.

Kappas dançando. É isso. Tá aí sua motivação pra assistir.

O diretor Kunihiko Ikuhara (mesmo diretor de animes de sucesso como Revolutionary Girl Utena ou Mawaru Penguindrum) consegue fazer com que uma simples história de fantasia se transforme em uma verdadeira análise da mente humana. Essa é uma série que faz com que o público se pergunte “o que CARALHOS foi isso?” a cada episódio.

Dr. Stone

Essa adaptação do grande sucesso em mangá de Riichiro Inagaki conta a história de um cientista maluco que tenta salvar o mundo após todas as pessoas terem sido transformadas em pedra por quase quatro mil anos. Apesar do início ser lento, a série foi uma das mais aguardadas do ano. Dr. Stone vai se construindo enquanto apresenta novos personagens e os coloca no caminho para reconstruir o mundo. Conforme as facções vão surgindo, assim como novas tecnologias, Dr. Stone vai se tornando algo como um cruzamento entre Game of Thrones pré-histórico e uma partida de Civilization.

A série combina inovações pseudo-científicas, facções guerreando pela reconstrução do mundo e uma maravilhosa animação pela TMS Entertainment, que garante seu lugar nessa lista de melhores animes de 2019.

Dororo

Essa versão de Dororo (reboot da animação clássica dos anos 60, com material fonte de autoria do grande Osamu Tezuka) conta a história de Hyakkimaru, um ronin que teve os membros e órgãos roubados por demônios por um acordo firmado por seu pai quando ele era um bebê. Porém, se ele conseguir caçar as criaturas sobrenaturais que roubaram seus membros, ele pode tomá-los de volta para si. Durante sua caçada aos demônios, ele conhece Dororo, uma criança super fofa que decide acompanhá-lo em suas viagens.

Tão legal ver os redesigns <3

Por conta da narrativa folclórica, toda a série de Dororo parece uma lenda passada de geração para geração. A série é recheada de uma tintura sombria e uma paleta de cores muda. As poucas cores brilhantes exigem atenção, e dão à série um sentimento de pinturas antigas, que apesar de levemente apagada, ainda é cheia de beleza. As cenas de ação são muito bem animadas, mas os melhores momentos, sem dúvida, são aqueles em que os personagens calmamente viajam através do país, e as paisagens são apresentadas em toda sua glória. Dororo é sem dúvidas um dos melhores animes de samurai da atualidade, e um dos mais bem animados de todos os gêneros.

Vinland Saga

Vinland Saga é um anime sobre vikings. Não sobre vikings do espaço ou algo do tipo, mas sim vikings normais daqueles que existiram no mundo real. A história tem como centro um jovem viking chamado Thorfinn, vagamente inspirado em um viking real. Ele navega pelas selvagens paisagens escandinavas, bem como as precárias águas do Atlântico.

Não há outros animes do tipo, e a premissa por si só faz valer a pena conferir. A abordagem única – o mais próxima possível do realismo que um anime shounen pode chegar, com sentimentos conflitantes sobre violência e uma minuciosa construção de personagens – ajudam a elevar a série em algo realmente especial, e sem a menor dúvida, uma das melhores animações do ano.

***

Tem mais algum anime que vocês gostaram do ano passado? Comentem pra gente!


Texto adaptado da Polygon.

Compartilhe: