O BAMQ! pretende colocar em evidência as mulheres que fazem quadrinhos no Brasil.

A presença feminina na criação de HQs no nosso país é ainda pouco conhecida. É preciso conhecer e divulgar o trabalho de inúmeras e talentosas artistas brasileiras que se dedicam aos quadrinhos. Mas quem são todas elas? Quantas são? Como fazer para encotrá-las? Foi pensando nisso que o site Lady’s Comics criou o Banco de Mulheres Quadrinistas – o BAMQ!.

Banco-de-dados-mulheres-quadrinhistasEste espaço online permite o cadastro de artistas, compondo um banco de dados importante no registro do tema. Por meio do BAMQ!, será possível pesquisar de acordo com função, nome da artista, assinatura, cidade e estado. O projeto contempla não só quadrinistas, mas toda as artistas que trabalham na área. Ou seja: arte-finalistas, chargistas, coloristas, letristas e roteiristas podem entrar para a lista.

Para registrar, a quadrinista interessada deve acessar o link e clicar em “registre-se”. A aprovação pode demorar até três dias, após passar por uma curadoria que usa quatro critérios: relevância e trabalhos publicados, comprovação de que a pessoa produziu aquele quadrinho que é citado nas informações (para evitar plágio ou artistas fantasmas), preenchimento de todos os dados (mesmo aqueles que não aparecem como obrigatórios) e ser autora do próprio cadastro.

Um dos fatores essenciais para aprovação de um registro, é o envio de links que comprovem que a publicação ou a artista existem, como, por exemplo, o portfólio online ou um link que direciona para a HQ. Inicialmente, há um limite de até três quadrinhos por artista, uma vez que o Lady’s Comics ainda não pode mensurar qual será o número de cadastros. A medida que o banco for se aperfeiçoando, esse número poderá aumentar.

O BAMQ! é destinado inicialmente às mulheres quadrinistas brasileiras. Isso não quer dizer que artistas de outra nacionalidade não podem se cadastrar. Nesse caso, basta selecionar a opção “EX” (exterior) para indicar que mora ou que é de outra nacionalidade.

Você conhece alguma quadrinista? Fale para ela se cadastrar! Quanto mais a ideia se propagar, mais o banco de dados poderá se firmar como referência do assunto. Se perceber que uma artista não está listada ainda, ajude o Lady’s Comics a divulgar, assim ela será responsável pelo próprio cadastro. Trata-se de um grande passo para a afirmação da memória de mulheres quadrinistas.

bamq lady's comic


Lady’s Comics

O site Lady’s Comics foi criado em 2010 para dar mais visibilidade às quadrinistas mulheres e às personagens femininas. Nele, tem espaço autoras novas, debates sobre a representação da mulher na nona arte e entrevistas com quem produz, consome e divulga HQs.

Administrado pelas jornalistas Mariamma Fonseca e Samara Horta e pela designer Samanta Coan, o Lady’s Comics mostra que os quadrinhos também fazem parte do universo feminino. “Nós três mantemos o site de forma independente, trabalhando em horas vagas e sem incentivo financeiro”. Em outubro de 2014, as três realizaram em Belo Horizonte (MG), por meio de financiamento coletivo, o 1º Encontro Lady’s Comics, evento pioneiro no Brasil sobre o tema.

As artistas que estão realizando seus cadastros neste primeiro momento são fundamentais para o desenvolvimento do BAMQ!. “É importante que esse início seja de paciência, caso haja algum problema com o banco de dados, já que queremos construir tudo isso junto com o público e artistas”, afirmam as Lady’s.

“Não sabemos se podemos afirmar que o banco mudará como as quadrinistas são vistas, mas sem dúvida é um caminho que começamos a trilhar. Não caminharemos sozinhas. Sem as mulheres quadrinhistas produzindo, não há ‘nós’. Por isso, é mais que importante ter o nome das mulheres que fazem quadrinhos neste banco e mostrar que somos muitas”, destacam as responsáveis pelo Lady’s Comics.

Por isso, mulheres quadrinistas, não percam tempo! Acessem o BAMQ! e registrem-se!

Compartilhe: