Conheça alguns k-dramas que tratam de temas sensíveis de saúde mental com compaixão.

Antes de mais nada alertamos aqui: estes dramas tratam de temas delicados que podem ser gatilho para algumas pessoas.

A saúde mental é uma questão de extrema importância nas nossas vidas. E quando se trata de retratar essa realidade, existem muitos K-dramas que conversam sobre o tema, apesar da complexidade nas tratativas relativas à cultura coreana. Hoje traremos aqui alguns excelentes dramas que abordam nuances do assunto de maneira sensível e nos mostram que mesmo nas horas mais sombrias, há esperança, apoio e uma jornada de superação. Para mim, essa pequena lista traz dramas que acredito serem verdadeiras obras de arte. Respire, sente e assista. Sério, não deixe de assistir.

It’s Okay, That’s Love (2014)

Da série: imagens que proporcionam alegria e aperto no peito

Isso aqui é elite. Arte. Em It’s Okay, That’s Love, conhecemos Jang Jae Yeol (interpretado por Jo In Sung), um famoso escritor de mistério que, por trás de sua personalidade carismática, luta contra alguns transtornos. Ji Hae Soo (interpretada por Gong Hyo Jin) é uma psiquiatra comprometida com sua carreira, mas cética em relação ao amor. Quando suas vidas se cruzam, eles embarcam em uma jornada de compreensão e apoio mútuo, enfrentando os desafios da saúde mental. A série destaca a importância de buscar ajuda e aceitar as próprias lutas além de mostrar o quanto é importante ter uma rede de apoio.

Onde assistir: Rakuten Viki  e WeTV.

Kill Me, Heal Me (2015)

Parke Seo-jun é um dos protagonistas de Kill me, Heal me

Em Kill Me, Heal Me, Do Hyun (interpretado pelo excelente Ji Sung) é herdeiro de uma grande empresa, mas esconde um segredo: ele sofre de transtorno dissociativo de identidade. Com seis personalidades diferentes, Do Hyun enfrenta seu passado traumático enquanto recebe ajuda de Ri Jin (interpretada por Hwang Jung Eum), uma residente em psiquiatria. A série destaca a complexidade da mente humana e como o suporte pode ser transformador.

Uma das personalidades de Do Hyun é a adolescente Ahn Yo Na, que tem um crush em Oh Ri-on (Park Seo-joon) – assim como todas nós kk

Onde assistir: Rakuten Viki e WeTV.

Amanhã (2022)

Da série: ceifadores que queremos guardar num potinho

Amanhã (Tomorrow, no original) é uma história emocionante sobre Choi Joon Woong O REI DA EMPATIA (interpretado por Rowoon), que após um acidente, encontra-se em uma equipe de ceifadores chiquérrimos que trabalham para salvar aqueles que pensam em suicídio. Mas alertamos: existem histórias densas, se este é um tema delicado para você, observe se é tranquilo assistir, ok?

A série, embora aborde um tema delicado, destaca a importância de ajudar e apoiar aqueles que estão passando por momentos difíceis, trazendo uma mensagem de esperança e empatia.

Onde assistir: Netflix e Rakuten Viki.

It’s Okay to Not Be Okay (2020)

Fotografia incrível, figurino incrível, atuações incríveis

Neste drama, Moon Kang Tae (interpretado por Kim Soo Hyun) trabalha como cuidador em um hospital psiquiátrico, enquanto seu irmão mais velho, Sang Tae (interpretado brilhantemente por Oh Jung Se), lida com o espectro do autismo. Eles conhecem Moon Young (interpretada por Seo Ye Ji), uma escritora com seus traumas, complexidades e carências. Juntos, eles constroem uma família encontrada, apoiando-se mutuamente em suas jornadas de cura. A série destaca a importância do amor, apoio e compreensão na jornada da saúde mental.

Onde assistir: Netflix.

My Mister (2018)

Aqui é impossível não se identificar.

My Mister narra a vida de Lee Ji An (interpretada pela idol IU), uma jovem endividada e deprimida, que encontra conforto e amizade em Park Dong Hoon (interpretado por Lee Sun Kyun, de Parasita), um homem otimista e empático. A série nos lembra que, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, o apoio e a amizade podem iluminar o caminho da superação.

Onde assistir: Rakuten Viki  e Netflix.

Existem muitos outros para além desses que trarei em listas futuras. Comecem com esses! Em cada um desses dramas, a saúde mental é abordada com empatia e compreensão, destacando a importância de buscar ajuda, aceitar a própria jornada e oferecer apoio para as pessoas que precisam. Eles nos lembram que não estamos sozinhos em nossas lutas e que sempre há um espaço para esperança. Bora?

Leia mais sobre dramas asiáticos aqui no Garotas Geeks!

Compartilhe: