Personagens com personalidades incríveis mostram importante momento da indústria
A “garota doce” costumava ser um personagem padrão para muitos k-dramas famosos. Referindo-se à garota sem grana, mas otimista e trabalhadora, que é arrastada para outra vida por um rico Príncipe Encantado. Um exemplo perfeito seria o clássico dos dramas, Boys Over Flowers (2009), onde a personagem estilo Cinderela Geum Jan-di atrai a atenção do mimado, Gu Jun-pyo, que se apaixona por ela depois que ela joga sorvete em seu rosto enquanto se levantava por sua amiga.

Her Private Life, estrelada por Park Min-young (What’s Wrong with Secretary Kim) e Kim Jae-wook, demonstra os novos ares no mundo dos dramas.

Nos últimos anos, a situação mudou. Só em 2019, vimos personagens revigorantes, incluindo Han Se-gye e Kang Sa-ra, de The Beauty Inside (2018), ambas igualmente populares por seus comentários mordazes e sucesso profissional.
Search: WWW é outro drama icônico de 2019, apresentando a história de três mulheres de carreira em cargos de destaque nas suas respectivas empresas. O drama foi elogiado por sua visão da era moderna, colocando as três heroínas em posições de poder que normalmente teriam sido atribuídas aos homens.

Her Private Life, estrelado por Park Min-young e Kim Jae-wook é outro exemplo onde a protagonista tem uma carreira como curadora-chefe de um museu de arte antes de conhecer seu par.

Weightlifting Fairy Kim Bok-joo (2016) é um drama muito amado e detalha as lutas de uma estudante universitária atleta de levantamento de peso dividida entre seu amor pelo esporte e a pressão social para se tornar mais feminina. Kim Sung-kyung, a atriz principal, até ganhou alguns quilos para se encaixar de forma mais realista no papel. Depois de lutar para chegar a um acordo consigo mesma, Bok-joo finalmente percebe que, em vez de se conformar para encontrar o amor, ela deve encontrar alguém que a ame e respeite pelo que ela é.

Em Pousando no Amor temos Se-ri fazendo parte da cultura “chaebol” que é a cultura dos herdeiros da Coreia do Sul. Além dela, também de 2020, podemos citar a incrível personagem Go Moon-young, de Tudo Bem Não Ser Normal, que é uma escritora de sucesso e com características únicas.

Então, a grande questão é: o que causou essa mudança de cenário?
Conforme as eras avançam, a geração atual gira em torno de carreira, #girlcrushs e empoderamento feminino. K-dramas também estão mudando para dar o exemplo e promover personagens femininas fortes, ao invés de empurrar o antigo protocolo de que as mulheres deveriam usar seu charme e inteligência apenas para agarrar um cara.
Traduzido e adaptado do SCMP.
Leia mais sobre dramas asiáticos aqui no Garotas Geeks!
Tati Balboa é publicitária especialista em psicologia transpessoal e marketing digital. Mas muito antes de ser essas coisas ela é uma fã incondicional de Saint Seiya, buracos de minhoca, reggaeton, música brega, disco music, 80s, doramas e k-pop. Seu passatempo predileto é criar fics na sua cabeça, lugar onde sempre encontra o Jay B, do GOT7.