Personagens com personalidades incríveis mostram importante momento da indústria

A “garota doce” costumava ser um personagem padrão para muitos k-dramas famosos. Referindo-se à garota sem grana, mas otimista e trabalhadora, que é arrastada para outra vida por um rico Príncipe Encantado. Um exemplo perfeito seria o clássico dos dramas, Boys Over Flowers (2009), onde a  personagem estilo Cinderela Geum Jan-di atrai a atenção do mimado, Gu Jun-pyo, que se apaixona por ela depois que ela joga sorvete em seu rosto enquanto se levantava por sua amiga.

Boys over Flowers

Her Private Life, estrelada por Park Min-young (What’s Wrong with Secretary Kim) e Kim Jae-wook, demonstra os novos ares no mundo dos dramas.

Her Private Life está na Netflix

Nos últimos anos, a situação mudou. Só em 2019, vimos personagens revigorantes, incluindo Han Se-gye e Kang Sa-ra, de The Beauty Inside (2018), ambas igualmente populares por seus comentários mordazes e sucesso profissional.

Search: WWW é outro drama icônico de 2019, apresentando a história de três mulheres de carreira em cargos de destaque nas suas respectivas empresas. O drama foi elogiado por sua visão da era moderna, colocando as três heroínas em posições de poder que normalmente teriam sido atribuídas aos homens.

Park Min-young em Her Private Life

Her Private Life, estrelado por Park Min-young e Kim Jae-wook é outro exemplo onde a protagonista tem uma carreira como curadora-chefe de um museu de arte antes de conhecer seu par.

Kim Sung-kyung em Weightlifting Fairy Kim Bok-joo

Weightlifting Fairy Kim Bok-joo (2016) é um drama muito amado  e detalha as lutas de uma estudante universitária atleta de levantamento de peso dividida entre seu amor pelo esporte e a pressão social para se tornar mais feminina. Kim Sung-kyung, a atriz principal, até ganhou alguns quilos para se encaixar de forma mais realista no papel. Depois de lutar para chegar a um acordo consigo mesma, Bok-joo finalmente percebe que, em vez de se conformar para encontrar o amor, ela deve encontrar alguém que a ame e respeite pelo que ela é.

Se-ri é herdeira e seria bem sucedida mesmo sem herança em Pousando no Amor

Em Pousando no Amor temos Se-ri fazendo parte da cultura “chaebol” que é a cultura dos herdeiros da Coreia do Sul. Além dela, também de 2020, podemos citar a incrível personagem Go Moon-young, de Tudo Bem Não Ser Normal, que é uma escritora de sucesso e com características únicas.

Seo Ye-ji interpretou a fantástica Go Moon-young em ‘Tudo bem não ser normal’, da Netflix

Então, a grande questão é: o que causou essa mudança de cenário?

Conforme as eras avançam, a geração atual gira em torno de carreira, #girlcrushs e empoderamento feminino. K-dramas também estão mudando para dar o exemplo e promover personagens femininas fortes, ao invés de empurrar o antigo protocolo de que as mulheres deveriam usar seu charme e inteligência apenas para agarrar um cara.

Traduzido e adaptado do SCMP.

Leia mais sobre dramas asiáticos aqui no Garotas Geeks!

Compartilhe: