Gamers não acharam as estratégias muito coerentes.

Alerta: Esse artigo contém spoilers da oitava temporada de Game of Thrones.

Revivendo um dos mais esperados episódios de Game of Thrones, a Batalha de Winterfell, um grupo composto por jogadores da série Total War (um dos mais completos e realistas simuladores de combate militar) pareceu especialmente frustrado com o que afirmaram ser “táticas estúpidas de autoderrota” utilizadas pelos defensores do reino do Norte. O episódio da batalha, intitulado “A Longa Noite”, mostrou um pequeno exército de homens lutando uma batalha valendo tudo contra o Rei da Noite e seu exército de mortos-vivos. Supostamente, o momento deveria ser catártico e dramático, como o esperado final de um dos mais longos arcos da série, mas a batalha não agradou todo o público (assim como o final da série).

No subforum do Reddit de Total War, os fãs se reuniram em uma espécie de “mesa de generais” para criticar o péssimo uso que o episódio fez de técnicas de combate medieval. Youtubers (como o Leon e a Nilce do canal Cadê a Chave) também aproveitaram a deixa para explicar as falhas estratégicas, muitas vezes utilizando simulações no jogo de TW (que convenientemente são conta com uma facção de mortos-vivos), recriando as situações de batalha da série. E apesar de serem apresentadas diversas abordagens para o combate, em um ponto todos os estrategistas concordaram: a tática utilizada na batalha de Winterfell foi muito mais do que estúpida.

No vídeo abaixo, por exemplo, o Youtuber milkandcookiesTW apresenta de forma direta boa parte dos problemas do episódio. O momento mais odiado aconteceu mesmo antes de a batalha começar. Após a feiticeira Melisandre acender as armas da cavalaria Dothraki, eles partiram para cima da infantaria do exército de mortos-vivos. Um exército, que não sente medo, é imenso e está completamente camuflado pela escuridão da noite.

“Que diabos foi aquela investida de cavalaria?”, questionou um dos membros da discussão. “Você está enfrentando um inimigo frágil, sem ataque a distância, lanças ou cavalaria própria, e então resolve dar uma de Leeroy Jenkins com suas únicas tropas montadas. Alexandre, o Grande, certamente está rolando em seu túmulo”.

E isso foi só o início. Outros apontaram rapidamente quão ruim é a ideia de colocar sua artilharia do lado de fora da muralha, onde podem ser rapidamente dominados e destruídos. De maneira similar, a vasta maioria dos soldados de Winterfell é colocada na fora da segurança da barricada flamejante, que no final das contas acaba simplesmente prendendo um bom número deles. Além disso, as muralhas de Winterfell não chegaram a ser defendidas, permitindo que os mortos-vivos as tomassem rapidamente.

E mesmo a estratégia do Rei da Noite não passou livre de críticas. “Por que o Rei da Noite atacaria um castelo por apenas um dos lados? Por que ele não flanqueou os defensores? Por que ele espera para ressuscitar os mortos?”, questionou o editor da Reddit, Emberwake.

É claro que essas perguntas podem parecer pequenas perto das grandes dúvidas geradas pela série como um todo, principalmente por causa do final, mas claramente Daenerys e Jon Snow deveriam ter escolhido melhor os seus generais na época. Afinal, com esse nível de estratégia, não seria necessário um grande oponente para acabar com as suas ambições pelo Trono de Ferro.


Texto traduzido e adaptado da PcGamer.

Compartilhe: