Fãs de Tolkien e Lewis tem motivos de sobra para ficarem felizes!

Lá pro fim do ano passado fiquei sabendo de um projeto da equipe Attractive Films, com o proposito de contar a história desses dois grandes autores em um filme!

Pra que não sabe, Tolkien e Lewis foram grandes amigos, os dois faziam parte do grupo de literatura “The Inklings” que se reunia no pub The Eagle and Child, ambos tinham influência e incentivavam um ao outro, de forma que talvez nem teríamos a chance de apreciar essas duas obras tão mágicas <3!

The Eagle and Child
The Eagle and Child

Falando sobre a equipe, a produção é de Wernher Pramschufer e a produção executiva está sob os cuidados do Mark Cooper, responsável por sucessos como Chocolate, Shakespeare Apaixonado, A Outra e Sete Dias com Marilyn.

O roteiro ficou sob os cuidados de Jacqueline Cook, uma escritora australiana e Paul Bryan um roteirista da Inglaterra. Ao que parece, a construção do texto não tem sido uma tarefa fácil, uma vez que ambos os escritores tiveram vidas intrigantes e repletas de fatos marcantes e relevantes.

Foi divulgado o pôster abaixo juntamente com a sinopse.

poster Jack and Tollers

“Tolkien & Lewis é um drama biográfico que se passa durante a guerra na Grã-Bretanha , em 1941, revelando como J.R.R. Tolkien e C.S Lewis tornaram-se os autores de fantasia mais importantes do mundo . Ambos são superstars literários , conhecidos em todo o mundo como os criadores da Terra-média e Nárnia. Mas poucos sabem da importante e complexa amizade entre estes dois brilhantes, mas disfuncional estudiosos de Oxford. A amizade sem a qual nunca poderiam ter escrito seus amados clássicos, O Senhor dos Anéis ou O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa.Enquanto cada um ajuda o outro: Tolkien a enfrentar seus pesadelos psicóticos e Lewis redescobrir sua criança interior – sua amizade parece mais profunda do que nunca. Mas mesmo as sociedades mais fortes são testadas. Quando Lewis revela seus contos de Nárnia e se projetou nos holofotes com discursos religiosos na rádio BBC, Tolkien desperta suas inseguranças. Ciúme , neurose, e as questões de fé agora ameaçam sua amizade. Algumas amizades duram para sempre. Outras duram até que não sejam mais necessárias…”

Além deste projeto, está em andamento uma segunda produção, este que está sendo realizado pela empresa Third Dart Studios. O filme é intitulado como “Jack and Tollers – The incredible true story of the friendship between C. S. Lewis and J. R. R. Tolkien.” Jack era o apelido que C.S. Lewis tinha entre seus amigos e Tollers era um apelido dado ao Jovem J.R.R.Tolkien.

O projeto não é uma produção Hollywoodiana, portanto não possuí patrocinadores. Durante um período foi aberto no site Indiegogo uma campanha para arrecadar fundos para que o projeto se realizasse. Apesar de não terem atingido a meta, a produção continua firme e forte.

A escolha do elenco já está em andamento, o ator Tony Nixon é o primeiro a ser escalado para o filme, que fara o papel de James Welch, diretor do programa de rádio religioso da BBC durante a Segunda Guerra Mundial, onde Lewis participava transmitindo comunicações critãs.

Tony-foto

Sobre a participação Tony disse:

“Minha vida parece ter se cruzado com a de Jack e Tollers de várias maneiras . Como uma criança que cresceu na Inglaterra, As Crônicas de Nárnia, O Hobbit e O Senhor dos Anéis fizeram parte da nossa infância . Lembro-me claramente do meu primo Pedro e eu brincando e travando nosso caminho através das aventuras de Nárnia , e discutindo sobre seus grandes detalhes. Em 2008 eu estava na França filmando um documentário sobre o meu bisavô , que foi morto no distrito de Somme em 1916. Acontece que Tolkien estava no campo de batalha no mesmo dia que o meu antepassado foi assassinado. Quem sabe, talvez eles conheceram um ao outro. Claro que pisar no convés do Peregrino da Alvorada por mais de três meses, foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. Mesmo que a parte de James Welch seja bastante pequena no sentido de tempo na tela é uma parte importante da história de C.S Lewis e a história do povo britânico, em uma época mortifera na história dessa nação. Estou honrado de me ser confiado esta parte de uma história incrível. “

Esses dois escritores com certeza criaram obras incríveis, acho maravilhoso que tenham sido amigos. Apesar de ser apenas uma leitora de Tolkien tenho grande vontade de ler as obras de Lewis, principalmente pelo fato de terem tido uma amizade tão grande, ambos merecem uma biografia digna nas telonas! Só nos resta esperar por mais novidades!

Gandalf the Lion, aprova este post! :D
Gandalf the Lion, aprova este post! 😀

Fonte: Tolkien Brasil

Edit: Este post foi editado, por um equívoco retratei os dois projetos sendo como um só, mas na verdade tratava-se de DOIS projetos. Agradecimento especial ao administrador da Tolkien Brasil, Eduardo Stark, que me alertou sobre o erro.

Compartilhe: