Uma descrição brutalmente honesta da vida de uma mulher divorciada de meia-idade.

Yeong-Shin Ma acaba de lançar seu primeiro quadrinho em inglês, Moms. O livro é inteiramente baseado nas histórias que sua mãe escreveu sobre sua vida, conforme ela decidiu contá-las. As fofocas e os encontros, as brigas e as dores de cabeça. Provavelmente não é a vida que você imagina quando pensa em seus pais, certo?

Como muitos jovens na Coreia do Sul, Yeong-Shin Ma viveu com sua mãe até os 20 anos como uma forma de economizar dinheiro. Eles não tinham o melhor dos relacionamentos e caíram em interações muito comuns de dependência robótica entre mãe e filho.

Ma não percebia o quanto sua mãe fazia por ele até que se mudou. “Morando sozinho, percebi a importância do trabalho que ela fazia”, diz ele. “Isso me fez repensar a maneira como a via”.

Ma se perguntou se havia outras coisas sobre sua mãe que ele não sabia, então ele deu a ela um caderno de presente, com um pequeno bilhete anexado pedindo que ela lhe contasse todas as histórias de sua vida. As histórias foram tão surpreendentes e emocionantes que ele decidiu usá-las como inspiração para um livro, Moms, publicado pela Drawn & Quarterly este ano.

“Aqui, a mãe havia feito a maquiagem com cuidado, mas quando ela chegou à boate já estava suando. Como filho, era estranho retratar minha mãe envergonhada quando ela começou a questionar se tudo isso valia a pena por amor. Eu queria evitar desenhar esse tipo de cena, mas me superei e consegui no final”. – Yeong-Shin Ma
“Nesta cena, ela está se desculpando com seu sogro no funeral de sua esposa. A princípio, fiquei surpreso ao ver que a escrita de minha mãe expressava sentimentos tão intrincados. Eu só não conhecia esse lado dela”. – Yeong-Shin Ma

Nascido em Seul, em 1982, ele começou a desenhar quadrinhos após completar o serviço militar. Ele escreve histórias em quadrinhos há anos, mas Moms, traduzido por Janet Hong, é o primeiro a ser reproduzido em inglês.

Nos últimos 10 anos, as taxas de divórcio têm aumentado constantemente na Coreia do Sul, com mulheres na casa dos 40 anos mais propensas a se separar, tornando os mais de 50 personagens de Ma um dos principais grupos demográficos. Apesar do aumento de casos, o divórcio continua sendo um assunto bastante tabu na sociedade conservadora, então Ma sabia que alguém como sua mãe normalmente não seria do interesse das pessoas.

“A vida de uma mulher de meia-idade divorciada é bastante comum na Coreia, mas as pessoas tentam evitar o assunto”, diz ele.

Os personagens de Ma, Lee Soyeon, Myeong-ok e Yeonjeong, são todas mães na casa dos 50 anos. Ma nos abre uma janela para o mundo delas enquanto elas navegam em aventuras sexuais estranhas e encontros nada impressionantes. A princípio, ele decidiu que não queria usar o livro para discutir muito sobre a vida amorosa ou assuntos pessoais de sua mãe, mas assim que começou a ler seus escritos, mudou de ideia.

“A primeira vez que li suas histórias foi de partir o coração. Eu senti que estava realmente entendendo ela pela primeira vez”, diz ele. Ela encheu o caderno de histórias não filtradas e Ma as transformou em uma história em quadrinhos hilária e refrescantemente honesta.

“Esta é uma cena em que elas estão fazendo faxina no trabalho. O trabalho de zeladoria é sujo e difícil, mas o que mamãe mostrou aqui é que você ainda pode trabalhar com alegria. É tudo uma questão de mentalidade”, – Yeong-Shin Ma
“Aqui, ela está lutando na rua com um rival amoroso. No final de cada capítulo de seu caderno, ela sempre incluía arrependimentos, resoluções e conselhos sobre a vida. Achei que seria mais poderoso vê-la cometer um erro enquanto lia sobre os arrependimentos que ela teve depois de cometê-lo. Ouvimos a verdade sobre a vida na teoria o tempo todo, mas nem sempre percebemos a tempo de colocá-la em ação”. – Yeong-Shin Ma

Tendo caído na armadilha universal de ver sua mãe mais como “mãe” do que como uma pessoa por si mesma, este livro foi um ponto de virada para ele. “Ela é uma pessoa que tem um nome e eu queria fazer essa história para muitas mães e seus filhos que estão na mesma situação”, disse.

“Namorar não é pecado para uma mulher de meia-idade e você não precisa esconder isso”. Embora eles não tenham conversado muito antes de ele lhe dar o caderno, eles têm se falado com mais regularidade e, de certa forma, o livro parece ter os aproximado.

Enquanto montava a história em quadrinhos, Yeong-Shin Ma estava preocupado com a recepção que poderia ter. Ele achava que quadrinhos com uma mensagem social às vezes não dão certo porque são muito pesados ​​ou sérios. “Mas, no final das contas, o objetivo disso é retratar o ambiente horrível dos profissionais de limpeza coreanos de uma forma genuína, através das lentes da vida de uma mulher vibrante”, diz ele. “Minha mãe é zeladora, mas também é uma lutadora pelo amor”.

Traduzido e adaptado do Wepresent.

Leia mais sobre quadrinhos aqui no Garotas Geeks!

Compartilhe: