Projeto do Google permite que você possa ouvir cores de quadro de Wassily Kandinsky!

Recentemente, o Google desenvolveu um experimento chamado Play a Kandinsky (Toque um Kandinsky, em tradução livre), capaz de tornar as cores em músicas.

Segundo o pintor, uma cor não era apenas para ser vista, mas também ouvida. Ele dizia que era possível encarar as cores como se fossem instrumentos, e, assim, o quadro se tornaria uma verdadeira sinfonia.

Então, esta sinestesia levou o famoso artista a criar uma das obras abstratas mais relevantes que conhecemos: o quadro Yellow-Red-Blue (Amarelo-Vermelho-Azul), pintado pelo artista em 1925.

google

O experimento do Google nada mais é do que uma plataforma interativa que permite que o usuário “ouça” uma cor, tentando trazer a sensação que o artista sentia quando via cada uma delas. É claro que o experimento é uma interpretação artística, mas é bem interessante.

Leia também: O Google agora permite que você pesquise uma música apenas cantando ou assobiando

Assim, o Google Arts & Culture em parceria com o Centre Pompidou, traz para o usuário algumas cores isoladas sobre telas digitais, com sons diretamente ligados a ela. No caso, o vermelho é uma cor que “soa” como violinos, amarelo como trompetes, azul como um órgão, e assim sucessivamente.

Em seguida, é possível “escutar” o famoso quadro Yellow-Red-Blue. As cores tinham um significado para o artista: o amarelo trazia sensação de sufocamento, o vermelho de inquietação, e o azul de calma. Assim, clicando em diferentes partes do quadro, o usuário pode “ouvir” a sinfonia pintada pelo artista.

Legal né?
Se quiser tentar, é só clicar aqui.


Fonte e imagens via Hypeness

Curtiu? Então leia mais sobre tecnologia aqui no site!

Compartilhe: