Angelini analisa conteúdos geek pelo viés da psicologia, e conta com mais de 200 mil seguidores nas redes

Desmistificando o estereótipo do psicólogo frio, neutro e julgador, a psicóloga brasiliense Fernanda Angelini, de 29 anos, ostenta milhões de visualizações em suas redes sociais, voltadas para trazer humor, autoconhecimento e tornar os temas da psicologia mais acessíveis, além de estimular o desejo das pessoas em entenderem melhor os temas dessa área.

Mas o que Fernanda, ou Angelini, como seus seguidores costumam chamá-la, tem a ver com o universo geek? Fã de animes, mangás, cosplays e filmes, a psicóloga leva esses temas para dentro de seus diálogos com os seus seguidores, fazendo análises de filmes e animes, como A Viagem de Chihiro do Studio Ghibli, por exemplo. “O meu perfil desmistifica muito a ideia daquele psicólogo que parece um adulto chato, que vai te julgar, então busco ser a psicóloga que faz humor, faz conteúdo acessível e geek, que está no Instagram, que pinta o cabelo e que gosta de anime, mostrando que ninguém precisa ficar preocupado em performar um adulto para ser uma pessoa madura e profissional”, diz.

Foto: Fernanda Angelini

Buscando mensagens complexas nos animes

Angelini, que já apareceu anteriormente no Garotas Geeks com um de seus cosplays, aposta na análise de filmes e séries por serem conteúdos ativos na vida de quase todas as pessoas. Desta forma, é possível levar a psicologia para o cotidiano de cada um. “Muitos filmes são psicologicamente profundos, são muito mais do que mero entretenimento. Os filmes que escolho para analisar trazem essa profundidade”

Ela cita A Viagem de Chihiro como um filme que possui uma base psicológica muito forte, mas que muitas vezes as pessoas não param para analisar a mensagem que está por trás dele. “Isso acontece exatamente porque muitos julgam que desenhos são coisa de criança, incapazes de conter uma mensagem profunda. Uma coisa que o Studio Ghibli faz muito bem, inclusive, é passar mensagens complexas em suas obras sem as pessoas nem perceberem”, afirma.

Sugestões para o público geek

Se a especialista fosse escolher um filme para as pessoas que se interessam por psicologia, seja profissionais ou estudantes da área, ou até mesmo pessoas que buscam autoconhecimento, Angelini recomendaria as obras de Satoshi Kon, como os filmes Paprika e Perfect Blue, que abordam temas profundos da mente e do comportamento. “Qualquer filme do Satoshi Kon é maravilhoso, mas Paprika e Perfect Blue são super psicológicos, e dá para passar horas analisando eles. São filmes que merecem ser assistidos com toda atenção do mundo”.

Paprika, de Satoshi Kon

Pedir, Oferecer e Receber Ajuda

Baseando-se na necessidade de seus seguidores de receberem ajuda psicoterápica, Angelini lançou, no último mês de setembro, o livro digital Pedir, Oferecer e Receber Ajuda, um e-book pensado exclusivamente no público jovem que deseja fazer terapia, mas não têm condições financeiras ― ou os pais não permitem que façam. “Muitas pessoas não têm dinheiro para pagar uma psicoterapia, e existem muitos temas que o Instagram não permite que sejam aprofundados, seja pela limitação de caracteres ou pelo formato da rede. Sabendo disso, notei que os meus seguidores tinham muitas demandas que por Instagram não conseguia resolver. Pedir, Oferecer e Receber Ajuda foi escrito como um manual aprender e dar conta dessas três habilidades, feito sob medida para atender essa demanda de meus seguidores”, conta.

O livro digital está disponível à venda através do site oficial por R$ 65.

Para o futuro, a psicóloga pretende lançar um grupo de análise de filmes com viés voltado para a psicologia. “Será um grupo com encontros mensais, em que debateremos um filme e também vou ensinar o que é preciso para buscar mensagens psicológica nos filmes, como a psicologia das cores, das emoções, detecção de mensagens e treino de olhares”.

O grupo será aberto para o público em geral, pois Angelini acredita que a psicologia, como ciência, precisa se tornar mais acessível.

Fique de olho nas redes sociais da especialista para não perder!

Leia mais sobre o Mundo Geek aqui.

Compartilhe: