Friends é uma série excelente, mas certamente a Monica Geller gorda não foi uma boa sacada.

A série Friends aborda muitos tópicos que foram considerados tabus na década de 1990. Mas, também é importante observar algumas situações – e piadas, especialmente – que não envelheceram muito bem e se tornaram problemáticas.

Ao longo de dez temporadas, os espectadores conheceram muito bem os personagens principais, já que a série analisa seus passados com bastante frequência. Cada personagem foi marcado por diferentes eventos em diferentes pontos de suas vidas, que os tornaram quem eram no momento em que a série começou, e enquanto muitos deles passaram pelo teste do tempo, o passado de Monica Geller como “Monica gorda” se tornou um dos elementos mais problemáticos.

Monica esteve acima do peso por anos, e mesmo que ela não estivesse mais no início da série, os personagens zombavam constantemente dela por este motivo. Provavelmente não foi grande coisa nos anos 90 e início dos anos 2000, e as piadas (que são realmente ruins) certamente passaram despercebidas. Mas é por isto que estamos aqui hoje.

O “passado gordo” da personagem era constantemente mencionado por seus amigos (incluindo o irmão), e todas as vezes que ela estava na tela era apenas para rir. A “Monica Gorda” era uma versão exagerada, que perpetuou o estereótipo de pessoas com sobrepeso no cinema e na TV como piadistas, bem humorados, e, especialmente, indivíduos incapazes de ter um relacionamento amoroso.

Isso pode ser bem visualizado no episódio “Aquele que poderia ter sido”,  no qual Monica nunca perdeu peso e, por causa disso, nunca iniciou sua vida sexual, até Chandler decidir fazer isso para o benefício de ambos (porque, segundo ele, havia feito sexo apenas nove vezes em sua vida). O episódio também nos passa a ideia de que a personagem, quando gorda, era solitária, perdida, com uma personalidade mais infantilizada, mas, quando emagreceu, tornou-se uma pessoa totalmente diferente.

Friends

E falando sobre relacionamentos amorosos, Mônica acaba se apaixonando por Chandler, mas o ouviu dizendo no feriado de Ação de Graças que não ficaria com ela porque ela era gorda. Então, a personagem decide “se vingar” e, no ano seguinte, aparece magra, e, finalmente, atrai a atenção de Chandler. Isto é bem problemático, porque Mônica perdeu peso somente para conquistá-lo – e não porque queria, de fato.

Imagem via Medium.
Monica se apresenta como “irmã menor” de Ross, e Chandler faz esta expressão.

A passagem da Monica adulta também não é muito saudável, porque ela trava uma guerra com a “Monica gorda” que ainda vive dentro de si. Ao encontrar Chip, um colega de ensino médio que namorava sua melhor amiga – magra, aliás -, diz a Rachel que “Eu devo isso [ter um encontro com esse homem] à Mônica gorda. Eu nunca deixo ela comer”. Isto é como se as pessoas gordas vissem o mundo de forma diferente, agissem diferente, por causa de comida, e como se fosse necessário combater o “pensamento de gordo” a todo custo.

Em outro episódio, Monica encontra um colega de escola que também passou pelo emagrecimento e, juntamente com Ross, liga para todos os colegas para informá-los que ambos estão magérrimos. Até aqui, já deu para notar que o emagrecimento de Monica é tratado como um troféu, como sinônimo de sucesso e de felicidade.

Mas, mesmo com o emagrecimento, notamos que a insegurança permanece dentro de Monica. Ao descobrir que Chandler havia terminado um namoro porque a garota engordou, a personagem se pergunta se o marido continuaria a amá-la se voltasse ao peso anterior, como se o corpo gordo fosse um incômodo.

Friends

Vale lembrar que na década de 1990 não havia a mesma conscientização sobre tópicos como gordofobia e fat shaming que existem atualmente, especialmente na mídia. Os tempos mudam e os espectadores agora identificam problemas diferentes em muitos produtos da cultura pop. Friends tinha seus pontos fortes e ainda é considerado um dos melhores programas de TV de todos os tempos, mas também teve seus defeitos, e Monica gorda é um dos principais.


Matéria traduzida e adaptada de ScreenRant e Medium.

Leia mais sobre distúrbios alimentares no universo geek aqui.

Compartilhe: