AEAEAEAE hoje no stand da Vivo/Telefonica alguns jornalistas convidados foram chamados para conhecer o Firefox OS, que vai dividir espaço com Android e iOS em breve. Como nós somos mega jornalistonas, também fomos lá e viemos contar não o que teve, mas o que vai ter no sistema operacional da Mozilla. Quem segue nosso Instagram (PFVR SEGUINDO NOW —> INSTAGRAM.COM/GAROTASGEEKS) já viu algumas fotos direto da sala onde ele foi mostrado!

Pra começo de conversa, o Brasil vai ser o primeiro país a receber smartphones com ele. Como você já deve saber, o interesse por telefonia móvel brasileira é bem grande, já que a gente é obcecado por celular, ama joguinhos e tudo o mais. Quem vai trazer é a Vivo e várias fabricantes vão produzir aparelhos compatíveis. O que vimos foi feito pela espanhola Geeksphone, que foi mandado para desenvolvedores. É esse laranjinha bonitinho:

20130130_163711

20130130_163716

20130130_163903

firefox os 01

A intenção é que ele seja largamente adotado tanto por devs quanto pelo usuário “comum”, já que tem plataforma aberta, amigável para novos aplicativos, e é fácil de usar. Fiz um videozinho pra mostrar como é a interface:

Também é bastante leve por ser construído em apenas três camadas e, por isso, roda em um smartphone com configuração mais básica. O Keon, por exemplo, tem processador Qualcomm de 1 GHz, 4 GB de armazenamento (expansível via microSD até 32 GB) e 512 MB de RAM. Também tem câmera de 3 MP, bem abaixo do padrão atualmente.

Como os apps são baseados em HTML5, já tem 8 milhões de desenvolvedores para o Firefox OS, contra 100 mil do iOS e 450 mil do Android. Alias, quem é desenvolvedor e não recebeu um Keon pode criar no browser e testar no Android até o Firefox OS ficar disponível. Isso deve acontecer no segundo semestre desse ano.

Como será que vai ser a aceitação? Vocês trocariam o SO do smartphone para o da Mozilla?

Compartilhe: