Gênio do mal? Aladdin não é orfão? O mundo ficou louco!

Chegamos a uma terceira edição de ~fatos sobre os filmes da Disney que são horripilantes você provavelmente não sabia! Hoje vamos falar de um clássico: Aladdin! Prepare as pipocas o/

Aladdin

Falando em clássicos, é inegável que eles são muito bem retratados pela Disney. É claro que eles modificam muitas coisas, afinal, o público alvo principal é infantil e, por isso, é necessário fazer algumas mudanças. Mas, querendo ou não, quando nos perguntam a história da Branca de Neve, vamos contar aquela do desenho – e não as macabras histórias reais.

Pois bem. É claro que quando alguém menciona a palavra “gênio“, deve vir à sua mente a imagem do engraçadíssimo azulão parcialmente inspirado em Robin Williams, até mesmo porque ele era o dublador (personagem mais engraçado EVER). Mas duvido que você ia ficar com ele em mente se visse os esboços de como ele ~deveria~ ser:

aladdin-fatos-que-voce-provavelmente-nao-sabia-2
BIZARRO

É difícil dizer com certeza quando eles tiveram essa ideia, mas acredita-se que veio da história original do século 18, que contava com dois gênios. Havia o gênio da lâmpada, mas também havia o gênio do anel, menos poderoso.

Além disso, é claro que o desenho muda muitas coisas do livro original de As Mil e Uma Noites. Embora seja um conto popular no Oriente Médio, Aladdin na verdade era um jovem chinês (WHAT!?) e a Disney achou por bem deixar tudo na Arábia. Ao que parece, eles também tiveram muitas dúvidas sobre como criar o personagem. Confira os esboços:

aladdin-fatos-que-voce-provavelmente-nao-sabia-3

Notaram algo em comum entre todas as possibilidades? A julgar pelos desenhos, parece que a Disney pensou em todas as opções e disse: “Mas e se o cara do Oriente Médio for… mais branco?”

“NOSSA! PARA DE MIMIMI! PARA DE ACHAR RACISMO ONDE NÃO TEM!”

Meus caros, isso não é apenas um comentário meu, mas Roger Ebert disse exatamente a MESMA COISA quando o filme foi ao ar em novembro de 1992:

Uma distração durante o filme foi a sua utilização ímpar de estereótipos étnicos. A maioria dos personagens árabes têm características
exageradas faciais – nariz adunco, sobrancelhas ameaçadoras, lábios grossos -, mas Aladdin e a princesa parecem mais com adolescentes
americanos brancos. Não seria razoável que, se todos os personagens neste filme vêm do mesmo estoque genético, devem assemelhar-se um
ao outro?

Ele tem um ponto. É fácil identificar diferenças entre Aladdin e Jasmine e Jafar, o Sultão e os guardas. Vocês podem verificar que estes últimos tem o típico nariz árabe, enquanto Alladin e Jasmine não.

Reparem no nariz!
aladdin-fatos-que-voce-provavelmente-nao-sabia-1
Nariz novamente ~

Poxa, o Aladdin poderia se parecer mais com a mãe dele. Aliás, ele tinha uma mãe! :O

aladdin-fatos-que-voce-provavelmente-nao-sabia-4

Lembra daquela história toda dos dois gênios? Na história original, o principal objetivo de Aladdin é deixar sua mãe orgulhosa. Ela insiste que ele venda o anel de noivado dela – de onde sairia o gênio do anel – para que eles possam ter uma vida melhor. Mas no fim, Aladdin acabaria devolvendo o anel a seu dedo e resolvendo dar um jeito nessa situação toda. Esse momento seria acompanhado de uma música intitulada “Proud of  Your Boy”, podendo ser traduzida como “Orgulho de seu filho”.

Isso daria uma dimensão completamente diferente ao filme. Afinal, em vez de sair roubando comida por aí apenas para si mesmo, Aladdin teria uma família para sustentar e alguém que esperava pelo alimento em casa. Inclusive, ela estaria junto dele no momento em que ele faria um pedido para libertar o gênio.

 
Como vocês podem ver, o que Aladdin pede é um tanto quanto ~estranho. Já era, na verdade, quando o Gênio literalmente cria pessoas para o desfile do “Príncipe Ali” para conquistar Jasmine. Mas na realidade, ele estaria pedindo por um reino inteiro cheio de pessoas “falsas”.
Vocês devem se lembrar que o Jafar também é um vilão bem ruim. Na verdade, acho que baseado em filmes da Disney, é possível criar um ranking de maldade e crueldade entre os vilões. Há uma cena em que Jafar canta a música do Príncipe Ali é esse aqui Aliabábua, enquanto ele revela a verdadeira identidade de Aladdin. Mas inicialmente, a música cantada seria “Humiliate the Boy“, traduzida como “Humilhar o garoto”, em que Jafar, investido com os poderes roubados do gênio – e até o momento, não haveria a regra dos três desejos -, degrada Aladdin, manipulando-o como se fosse uma marionete. Além disso, ele não só despe o nosso amado protagonista das roupas de príncipe, mas também comanda insetos para comer seu cabelo e faz com que ele vomite aves.
Agora, vamos ao grande final TOTALMENTE DIFERENTE! Você deve estar se perguntando: “Ué, mas o gênio realmente era capaz de inventar pessoas?”. Jafar também queria saber. E ele tira suas respostas do gênio.
aladdin-fatos-que-voce-provavelmente-nao-sabia-6
aladdin-fatos-que-voce-provavelmente-nao-sabia-7
aladdin-fatos-que-voce-provavelmente-nao-sabia-8
Sabendo disso tudo, Jafar, em um estalar de dedos, faz com que todos voltem a ser o que eram:

Com isso, Agrabah é tomada por ratos e insetos, como se fossem aquelas pragas que costumamos ver em filmes. Mas parecia ser um fim muito cruel para a cidade, então a Disney achou por bem modificar a história.

E falando em modificar histórias, há uma cena deletada muito importante, que gira em torno do comerciante que aparece no começo do filme. Você se lembra dele?

aladdin-fatos-que-voce-provavelmente-nao-sabia-5

Ele tenta vender ao telespectador (sim, você que está vendo o filme) uma lâmpada velha e empoeirada. E, no fim do filme, ele não aparece de novo, o que fez com que o público começasse a especular sobre a origem deste personagem. Estaria ele dizendo a verdade sobre Aladdin e a lâmpada? Estaria ele inventando alguma besteira para vender a lâmpada? De acordo com teorias muito populares, esse comerciante seria o próprio Gênio. Faria MUITO sentido, até mesmo porque o próprio Robin Willians dubla ambos os personagens, além do fato de que ambos são os únicos personagens do filme todo que possuem quatro dedos, e não cinco (DUVIDO que você tinha notado isso!).

Pois bem, a teoria é verdadeira! E é comprovada por esse esboço:

É… acho que esse filme é mais estranho do que eu me lembro.

Vocês conheciam essas curiosidades? Conta pra gente nos comentários x)

Fonte: Dorkly

Compartilhe: