É literalmente a criação e o começo de tudo!

A abertura da série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder pode ter um grande significado por trás das areias formando imagens bonitas. Na história criada por J.R.R. Tolkien existe a Ainulindalë, também conhecida como Música dos Ainur, que foi a criação do mundo onde está a Terra Média!

Mas para entender o que foi esse momento, é preciso entender o que veio antes primeiro. Eru Ilúvatar é o deus único do mundo de Arda, e ele criou os Ainur, espécie de seres angélicos. Cada um deles compreendia apenas uma parte da mente de Eru, então eles cantavam suas canções sozinhos, isoladamente. Até que começaram a entrar em sintonia entre si e a cantar em uníssono.

Assim, Eru os convocou e pediu que criassem a música mais maravilhosa já feita, e assim eles começaram. Durante a cantoria, os Ainur tiveram uma visão do mundo, que foi criando forma no vazio.

Mas um deles decidiu colocar suas próprias intenções na música, o que desestabilizou a harmonia da Canção. Esse era Melkor, um dos mais poderoso entre os Ainur (que mais tarde seria conhecido como Morgoth). Eru tentou mudar o tema para que todos voltassem a cantar em sintonia, mas Melkor mais uma vez destoou dos outros, cantando seu caos e dissonância. Um terceiro tema surgiu, e a mesma coisa aconteceu. Até que Eru parou com a Música e todos observaram a criação que dela nasceu.

Agora pense novamente na abertura da série. As areias correm formando belas imagens, com uma lindíssima música de fundo. Até que uma areia de cor mais escura começa a se intrometer na outra, justo quando a música fica mais intensa e poderosa. E o logo da série aparece no momento que as areias se separam e a canção passa uma sensação de alívio, né?

Agora que você sabe o que foi Ainulindalë, faz sentido a abertura da série, o início de tudo, representar justamente a criação do mundo, né? Já tinha reparado nisso antes?

Leia mais sobre O Senhor dos Anéis aqui no site!

Compartilhe: