Mais que amigas, friends!

Nathalie Emmanuel recebeu uma imensa oportunidade para interpretar a tradutora e valiosa companheira de Daenerys Targaryen, Missandei, em Game of Thrones. Ela se uniu ao elenco na terceira temporada, em um papel bastante modificado, em comparação aos livros. E com essas modificações, em especial a alteração na idade da personagem, também surgiram as cenas de nudez.

A série foi criticada de maneira incisiva, mas bastante justa, pela forma como lidou com a nudez, mas também tivemos histórias sobre integrantes do elenco lutando pela solidariedade com os colegas.

Emilia Clarke, intérprete de Daenerys, falou sobre como Jason Momoa (Khal Drogo) a defendeu, e posteriormente a própria Nathalie também falou um pouco sobre como Emilia havia feito o mesmo por ela.

Em uma entrevista concedida para a Vogue britânica, Nathalie explicou que as duas tiveram facilidade em se tornar amigas, e que isso foi algo ainda mais forte uma vez que elas eram as únicas mulheres no set:

Emilia e eu estávamos em uma casa em chamas desde o início… Quando eu me uni ao elenco, ela já estava filmando Game of Thrones há alguns anos, e ela definitivamente estava pronta para receber alguma energia feminina ao seu redor. Ela e eu sempre cuidamos uma da outra. E se vocês são as únicas garotas em um set dominado por homens, isso cria um laço de certa maneira… Por exemplo, na minha primeira temporada, meu figurino era bastante revelador, e tivemos um incidente com um ator coadjuvante que fez um comentário sobre isso no set – quer dizer, típico né? – e Emilia diretamente tomou o meu lado. E resolveu isso.

Essa sororidade entre as atrizes é algo que nos deixa feliz!

Maravilhosas!

Mesmo que já exista nudez anteriormente na série, o contexto é algo importante. Estar vestida em trajes “reveladores” porque está interpretando uma pessoa escravizada, enquanto é assediada no mundo real por seus colegas de trabalho é algo extremamente constrangedor! E mesmo do ponto de vista da escrita da personagem, ainda que Missandei tenha eventualmente vestido algo decotado como, por exemplo, Gabrielle em Xena, a Princesa Guerreira, em nenhum momento ela realmente se vestiu expondo seu corpo após ser libertada.

Além disso, Nathalie também falou sobre a reação do público com a morte de sua personagem. Naquele momento, Missandei era uma das duas personagens regulares que não eram brancas, ao lado de Verme Cinzento (Jacob Anderson). Os dois possuíam interesse amoroso e haviam sido escravizados anteriormente. Missandei foi morta por Cersei em uma tentativa de ameaçar Daenerys, o que levou a… bem…

Isso aí.

Isso definitivamente me fez refletir bastante – sobre raça e diversidade de uma maneira mais geral. No final das contas, se um dia houver uma série no nível de Game of Thrones novamente, a representatividade precisa ser parte do diálogo desde o seu início… Assim, não haverá uma única pessoa tendo que representar todas as outras etnias. É uma discussão que eu costumava ter bastante com Jacob, que interpretou Verme Cinzento, o outro único personagem relevante que não era branco na série. Nós sempre tivemos consciência sobre como fazermos parte de Game of Thrones era importante para as pessoas. E isso nos tornou bastante protetores com relação a Missandei e Verme Cinzento.

E esse é o ponto-chave. Ainda que você possa entender que da perspectiva do roteiro, a morte de Missandei faça sentido, isso também reduziu a representatividade não-branca da série para um personagem, o que é vergonhoso.

Felizmente, Nathalie Emmanuel apareceu em diversos projetos depois da série, e então não temos de nos preocupar tanto com a sua morte nas telinhas.


Fonte: TheMarySue

Leia mais sobre a Emilia Clarke aqui no site!

Compartilhe: