A tecnica é menos estranha do que parece

O ano de 2020 registrou as maiores escalas de queimadas no mundo das últimas duas décadas, além da alta na estimativa em emissão de CO2.

Buscando conter as queimadas, bombeiros em toda a costa oeste do estados unidos estão lançando nas planícies com auxílio de um drone, pequenas bolas de fogo chamadas de ovos de dragões.

Criado por um ecologista, os os ovos são pequenas bolas de fogo do tamanho de bolas de ping pong que são carregadas em um drone e enviadas para focos de queimadas. Os drones soltam as bolas no solo iniciando uma contra explosão chamada de queima de expansão.

Esta técnica é usada para remover fontes de combustível que possam prejudicar o controle da queimada consequentemente evitando o aumento dos incêndios.

Um único drone pode liberar cerca de 450 ovos de dragão em questão de minutos, e leva apenas um minuto para que ele entre em combustão e comece a agir no solo.

“Um bônus é que você pode fazer operações noturnas e trabalhar em condições de fumaça, porque se um drone cair, ninguém morre”, disse  um bombeiro em entrevista a revista National Geographic.

Além dos drones com os ovos de dragão, os bombeiros também estão utilizando drones com câmeras de imagem térmica e roupas resistentes a chama para combater as queimadas.

Fontes e imagens: Futurism, Nacional Geographic, BBC

Saiba mais sobre uso de drones aqui!

Compartilhe: