Luz Noceda e The Owl House trouxeram uma surra de diversidade para a Disney

A Disney finalmente confirmou que Luz Noceda, protagonista de 14 anos com descendência dominicana, de The Owl House , é bissexual. O desenho, escrito por Dana Terrace, ganhou o carinho dos fãs justamente por sua diversidade e enredo rico e divertido.

The Owl House (A Casa da Coruja) é uma série animada da que mistura comédia e terror estreada em janeiro de 2020 e é exibida na Disney Channel e na Disney XD. Nela, acompanhamos Luz, uma adolescente humana que acaba em um mundo paralelo de demônios e magia e vive seu sonho de se tornar uma bruxa. 

Dana Terrace, criadora da animação, já é conhecida na Disney: fez parte da equipe de Gravity Falls: Um Verão de Mistérios e foi diretora de DuckTales: Caçadores de Aventuras. Ela conta em seu Twitter que, no início, alguns líderes do estúdio não foram a favor da ideia de ter um protagonista LGBTQ+ na série, mas sua teimosia valeu a pena no fim das contas.

A diversidade de Dana em The Owl House pode ser encontrada de diversas formas: além da bissexualidade de Luz, sua descendência dominicana que fica evidente quando ela acaba dizendo alguns termos em espanhol e sua aparência é mais voltada para a não-binaridade. 

Além dela, há vários outros personagens considerados People of Color (termo designado para representar quaisquer pessoas que não são brancas) e também o co-protagonismo de Amity, melhor amiga de Luz que demonstra sentimentos que podem ser considerados amorosos pela protagonista. 

Characters The Owl House
Gus (Issac Ryan Brown), Luz (Sarah-Nicole Robles) e Willow (Tati Gabrielle)

Confira: E se as princesas e personagens da Disney fossem negras? Esse ensaio fantástico ilustra!

No dia 8 de agosto, o episódio Enchanting Grom Fright foi ao ar. Nele, os personagens vão a uma espécie de baile e Amity expressa seu desejo de chamar Luz para ser sua parceira. 

Ele causou uma grande comoção nas redes sociais, onde todos que acompanham a série comemoraram o avanço no relacionamento de Luz e Amity (Lumity) e nas cenas fofas entre as duas.

The Owl House recebe todos os dias toneladas de feedback positivo de fãs e outros escritores e artistas famosos, que expressaram seu desejo de ter tido algum desenho como este em suas épocas. 

Apesar de Luz não ser a primeira personagem LGBTQ+ da Disney (considera-se o protagonista do curta da Disney+ ‘Out’), ter uma obra como The Owl House passando em horários nobres na Disney Channel e XD é um marco a ser comemorado!

Confira: O que minha fila achou do beijo gay de She-Ra

The Owl House Lumity
Cena de Enchanting Grom Fright

Não assistiu The Owl House ainda? Então corre porque é perfeito!


Fonte: CNN

Leia mais sobre a Disney aqui

Compartilhe: