Publicação retrata um futuro sombrio, mas desafia as leitoras a acreditarem que dias melhores virão

Aqui no Garotas Geeks nós adoramos dar dicas de leituras de livros e HQs escritas por mulheres! Hoje queremos apresentar a graphic novel Árduo Amanhã, da quadrinista e ilustradora Eleanor Davis. Lançada originalmente nos Estados Unidos, em 2019, a publicação chegou ao Brasil pela Tordesilhas Livros, traduzida pelo jornalista Érico Assis. Árduo Amanhã capa

Em um exercício de imaginar possibilidades, a história explora um futuro próximo indefinido, amplificando o cenário sociopolítico atual. Davis retrata um contexto em que Mark Zuckerberg é presidente dos Estados Unidos e leis antiprotesto cada vez mais rígidas classificam os megafones como artefatos criminosos.

É neste cenário distópico que, morando na traseira de uma caminhonete fora dos limites da cidade, na floresta, Hannah e Johnny tentam engravidar, apesar de tudo indicar que o meio ambiente e a frágil democracia em que vivem estão à beira do colapso.

HQ árduo amanhã página divulgação 1 Tordesilhas
HQ Árduo Amanhã | Divulgação: Tordesilhas Livros

Johnny passa os dias com Tyler, um teórico da conspiração obcecado pelas próprias noções nebulosas da realidade, lentamente construindo uma casa antes que o frio do inverno chegue, enquanto Hannah se divide entre o trabalho como cuidadora domiciliar e o ativismo antiguerra em um grupo anarquista.

À medida que os recursos para os atos de resistência vão diminuindo, o governo se torna mais agressivo e violento em relação àqueles que se opõem ao sistema.

Ainda que tempos sombrios espreitem no horizonte, a graphic novel Árduo amanhã não cede ao pensamento apocalíptico e resignado. Apesar das incertezas, pessoas como Hannah continuam buscando um futuro melhor para todos, até mesmo para aqueles que ainda nem nasceram.

HQ Árduo Amanhã - página interna - Divulgação - Tordesilhas Livros
HQ Árduo Amanhã | Divulgação: Tordesilhas Livros

Combinando um traço de linhas minimalistas com cenas desenhadas em um estilo mais realista, além de recorrer ao preto e branco, a atmosfera tensa da obra ganha peso pela representação emocionada que Davis atribui às expressões faciais e à linguagem corporal dos personagens.

Indicado como um dos melhores livros de 2019 pela Revista Slate e vencedor do LA Times Book Prize, na categoria de melhor graphic novel, Árduo Amanhã concilia momentos de profunda conexão humana com outros de medo, ameaças e insegurança. A percepção astuta de Eleanor Davis sobre as ansiedades do que está por vir provoca dúvidas e receios, mas desafia o leitor a resistir e lembrar que dias melhores virão.

A autora
Eleanor DavisEleanor Davis é quadrinista e ilustradora norte-americana. Entre seus livros estão Why Art?, You & a Bike & a Road e How to Be Happy, este último destaque na lista de mais vendidos do The New York Times. Atualmente, ela mora em Athens, no estado da Georgia, com o marido Drew Weing, também quadrinista.

Leia mais sobre quadrinhos no GG!

Compartilhe: