A lista de coisas suspeitas é um tributo às vítimas do Estripador de Yorkshire

Em A Lista de Coisas Suspeitas, acompanhamos a história de Miv, no ano de 1979, época em que estão acontecendo as mortes causadas pelo Estripador de Yorkshire. A polícia parece ter dificuldade de avançar nas investigações, então Miv e sua amiga Saron começam a fazer uma lista de todas as pessoas e coisas suspeitas pela vizinhança.

O que elas descobrem vai muito além do que poderíamos imaginar.

A lista de coisas suspeitas
Imagem: Divulgação

Atenção: a história contém conteúdo sensível relacionado a violência doméstica e assassinatos. Leiam com cuidado.

História

Tudo ia bem na casa de Miv, até que um dia, de repente, sua mãe parou de falar. Então, tia Jean passou a morar com eles, Margaret Thatcher foi eleita primeira-ministra e, claro, um predador começou a aterrorizar a cidade, atacando mulheres. Agora, o pai de Miv está considerando se mudar de Yorkshire e ela não quer nem pensar nisso.

Mas a polícia não consegue avançar nas investigações, então ela decide que está na hora de tentar resolver o mistério sozinha. Claro, ela só tem onze anos, mas acompanhada de sua amiga Sharon, Miv se sente confiante de que pode encontrar todas as respostas que procura.

Ela, então, cria a lista de coisas suspeitas na vizinhança, investigando pessoas do cotidiano, como o dono do mercadinho da esquina, que não é daquelas bandas; a bibliotecária, que tem variações de humor e aparece com hematomas suspeitos; o vizinho esquisito que anda sempre de macacão e gorro e não tem amigo; o “tio” da igreja que tem um comportamento estranho; e até o próprio pai de Miv.

Caminhando pelas ruas de Yorkshire, Miv e Sharon descobrem segredos maiores do que poderiam imaginar e se deparam com racismo, bullying e violência doméstica, mas também com o poder e a beleza das conexões humanas. No fim, a busca pela verdade acaba revelando segredos inesperados no bairro, em suas famílias e até entre elas mesmas.

Impressões

O livro tem leitura fácil e bem fluída, os acontecimentos são lineares e também conta com o recurso de ter capítulos contados sob a perspectivas de diferentes personagens.

Ainda, podemos perceber empatia, carinho e cuidado entre as personagens, trazendo uma nova roupagem para esse terrível acontecimento do Estripador de Yorkshire.

Além disso, é encantadora a sensibilidade da autora ao contar cada um dos acontecimentos e o cuidado com cada uma das personagens e seus respectivos destinos.

Vale a pena?

A Lista das Coisas Suspeitas é um livro tocante e envolvente, para trazer um “quentinho” no coração, mesmo com o pano de fundo da história do Estripador de Yorkshire.

É uma ótima opção de romance com drama e muito suspense, com algumas lágrimas!


Curtiu? Então leia também: Dica de Leitura: O Manual do Amor, um guia ilustrado

Compartilhe: