Gin no Saji (Silver Spoon) é uma série de mangá escrita e ilustrada por Hiromu Arakawa, mais conhecida pelos seu aclamado trabalho anterior “Fullmetal Alchemist”. A adaptação em anime foi produzido pela A-1 Pictures em duas temporadas, a primeira foi ao ar entre julho e setembro de 2013 e a segunda entre janeiro e março de 2014 no bloco noitamina da TV Fuji. Um filme live-action baseado no mangá produzido pela Toho foi lançado em 7 de março de 2014.

Quando surgiu a notícia de que Arakawa estava produzindo um novo mangá totalmente diferente de Fullmetal Alchemist, os fãs de sua arte ficaram com um pé atrás. Será que daria certo? Será que Gin no Saji superaria as expectativas daqueles que o esperavam? E SIM! Arakawa arriscou num projeto totalmente inovador e de certa forma simplista, conquistando tantos novos fãs que os prêmios que Gin no Saji ganhou estão aí pra mostrar isso. Mas vamos ao que interessa…

tumblr_mtiy9wfm1Q1sxgdz9o7_1280

Enredo

Nosso protagonista é Yugo Hachiken, um estudante dedicado da cidade grande que resolve mudar totalmente a sua rotina ao se inscrever na escola agrícola de Yezo, tudo isso para que possa se afastar do rumo depressivo e tenso que a relação com seus familiares tem lhe dado.

Até aí tudo bem, não há nada de surpreendente no enredo. Hachiken terá de se acostumar a sua nova rotina, e coisas triviais para as pessoas que compartilham do modo de vida do campo se tornam grandes absurdos para ele. No começo, é engraçado perceber como é difícil a adaptação para ele, acordar cedo, cuidar dos animais, seguir horários… Porém, o mais legal é ver que as dificuldades que pessoas da geralmente tem, acabam não existindo no campo. Como por exemplo, Hachiken faz amizades novas com tanta facilidade que aquela ideia de pensar que ele seria meio que rejeitado pelos “caipiras” morre antes mesmo do fim do primeiro capítulo.

Gin no Saji - 01 - Large 26

Eu gostaria de situar dois pontos bem fortes da primeira temporada (já que ainda estou terminando a segunda). A forma como Hachiken se torna uma pessoa popular mesmo com a sua personalidade introvertida. Mas também pudera, apesar de todos os problemas e frustrações que carrega em sua vida, ele é uma pessoa gentil e atenta aos sentimentos dos outros, o que acaba atraindo a admiração de seus colegas de escola. Outro ponto que pra mim foi um dos melhores, é ver a forma como ele criou um laço fortíssimo com um porquinho. Isso mesmo! Hachiken se apega a um filhote de porco que está destinado a ser engordado e posteriormente levado ao abate. E por que? Porque ele acaba se enxergando no animalzinho, que é o menor entre todos. É legal ver como seus colegas de turma o estranham por tal afeição, já que eles estão acostumados a não tratar animais para o abate como animais de estimação, mas a forma como o Hachiken mima o “Presunto”, meio que acaba amolecendo o coração deles também.

Gin no Saji - OP1 - Large 03

E com o decorrer da história, a gente percebe que Gin no Saji é mais que um anime simplista sobre a vida de um garoto no campo, é uma história acerca do crescimento humano , de como temos de superar as diferenças para se dar bem com as pessoas e levar uma vida mais plena, assim como quando um choque de realidade pode nos transformar em pessoas melhores (ou em alguns casos, piores).

Vale a pena assistir?

Dizem que os mangás, geralmente, são muito melhores que os animes, e eu não tenho dúvidas disso. Mas a animação de Gin no Saji é fantástica, assim como a trilha sonora, meio country japonês. Sobre o mangá, ele se tornou o título da Shogakukan a atingir mais rapidamente a marca de um milhão de impressões dos primeiros exemplares um ano e três meses após o mangá ser lançado. De acordo com a Oricon, ele também foi o sétimo mangá mais vendido no Japão em 2012, e o título mais vendido da Shogakukan, bem como o título mais vendido de 2012 sem ter uma adaptação em anime. Cálculos feitos em outubro de 2013 mostrou que ele já havia vendido 12 milhões de cópias apenas no Japão.

Silver-Spoon-ep1-1

Em 2012, Gin no Saji levou a 58 º premiação de mangás da Shogakukan na categoria “shonnen” e em 2013 ganhou o Japan Food Culture Contents Award, uma premiação referente a alga que trata da cultura japonesa, no caso a alimentícia.

Enfim, Gin no Saji é um daqueles animes pra nos fazer sentir bem, tudo nele é agradável e caloroso. As personagens são extremamente cativantes, assim como nosso protagonista, algo que eu sentia saudades em animes recentes. Fora isso, o desenrolar das histórias é feita de fluída sem cansar muito quem assiste e nos causando aquela sensação de “preciso assistir o próximo episódio ou a vida não segue”. Imagina pra quem teve que acompanhar semanalmente…

vlcsnap-2013-07-12-21h53m19s104-horz

E pra quem quiser assistir online, clique aqui. Clicando aqui você poderá ler o mangá.

Compartilhe: