Nada combina melhor com monstros gigantes do que marionetes japonesas

O curta-metragem japonês Kaiju Bunraku estreou em Sundance no ano passado está finalmente online. Ele conta uma maravilhosa história sobre Kaiju (monstros gigantes) inteiramente com marionetes no estilo bunraku. O estilo bunraku é tradicional na arte japonesa de teatro com bonecos manipulados geralmente por três homens com vestimentas pretas (são chamados titereiros), em sincronia perfeita, dando muita vida aos bonecos. Esse trabalho requer muita habilidade e para manipular os bonecos são necessários cerca de 10 anos de aprendizado em cada estágio.Kaiju-Bunraku-3
A curta de Lucas Leyva e Jullian Mayer conta a história de um casal idoso que vive em uma ilha (e talvez sejam os últimos sobreviventes humanos). Marido e mulher são constantemente assediados por ataques de monstros gigantes da história cinematográfica do Japão, tendo sua água envenenada, poeira tóxica pairando pelo ar, tendo seu lar destruído…

Kaiju-Bunraku-4
No curta-metragem aparece um monstro em particular, o chamado Mothra que é uma lagarta gigante que posteriormente se transforma em uma mariposa (ela é famosa no ocidente por tem uma participação em um filme contra Godzilla e também por ter um filme próprio intitulado Mothra de 1961). Além de todo o horror por trás das lendas Kaiju, o drama maior se concentra no casal, onde o curta retrata um intrigante debate de ideologias opostas entre esposa e marido. A esposa acredita que pode encontrar a ordem através da reconstrução, limpando e reconstruindo o lar do casal enquanto o marido almeja criar algo novo e diferente para lutar contra sua existência cíclica ao invés de simplesmente reconstruir o que já foi perdido.

Kaiju-Bunraku-2
O curta-metragem tem duração de 13 minutos e é em japonês, mas as legendas estão em inglês e particularmente bem simples e fácil de entender até para quem não manja muito do idioma.
Ao assistir Kaiju Bunraku fiquei imaginando como seria emocionante assistir uma peça nesse estilo ao vivo. Vale a pena conferir e você pode assistir online no site Short Of The Week

Compartilhe: