Se você nunca criou um robô antes essa é a sua chance!  Você agora pode criar robôs de LEGO e dar vida a eles!

LEGO Minstorms EV3 foi lançado em 2013, mas tem gente (como eu) que nunca tinha visto por ai. Com um kit desses você consegue programar e montar robôs customizados utilizando sensores de cor, luz e toque, motores e vários elementos de LEGO. A caixa contém mais de 550 peças, e um guia de passo a passo, com itens suficientes para que você consiga montar  pelo menos o TRACK3R, um dos padrões de robô. Os guias pros demais modelos podem ser encontrados facilmente em PDF na seção Build a Robot que fica no site do LEGO Mindstorms.

lego-mindstorms-caixa
Kit LEGO Mindstorms
lego-mindstorms-caixa-interna
Peças do kit

Mas se você quer colocar aquele seu lado engenheiro pra fora, fica tranquilo que dá pra usar a criatividade e montar um robô do jeito que você quiser. Depois é só mandar a foto dele pra pra página oficial do produto e o mundo inteiro vai ver seu robôzinho e ainda poderá usar de modelo.

Eu testei esse brinquedinho num evento de TI que fui há poucos dias, quando participei de uma oficina LEGO Mindstorms. Eles colocaram lá uma maleta com todas as peças do kit, e o guia do TRACK3R, então era só olhar o guia de montagem e mãos a obra.

Eu achei que não é nenhum bicho de 7 cabeças montar esse robôzinho, o guia é bem didático até porque a idade inicial do produto é de 10 anos, então é tranquilo e divertido de montar.

E depois de pronto? Comofaz? Ai vem a outra parte da diversão. Mas primeiro tenho que te dizer que aquele bloco central com uma telinha, chamado de brick, é que controla tudo, é a central de inteligência do robô. É por meio do brick que você dá vida ao robô. E ele pode ser acessado por wireless, Bluetooth, USB e infravermelho. Para que o robô possa fazer alguma coisa você terá que programá-lo.

Pelo próprio brick você pode escolher comandos como caminhar para alguma direção, parar, mover o braço, etc. Você também tem a opção de instalar no seu computador o LEGO Mindstorms EV3 Software, que eu acho que é bem melhor que no brick, e começar a programar. E se você ta achando que porque não é da área de TI ia ficar de fora dessa tá redondamente enganado(a), o software é bem intuitivo, ele é feito para que os iniciantes e os mais avançados possam usufruir, você só precisa plugar o robô via USB e sair testando todas as opções que o software te dá. Para quem quer aprender a programar é muito (mas muito interessante mesmo) e acho que até devia ser utilizado em cursos de programação – se é que já não é. Você consegue um universo de possibilidades para o robô. Ele pode falar, andar, pegar ou desviar de objetos, identificar cores e muito mais. Fica difícil descrever aqui tudo que ele consegue!

Também tem uma outra opção bem mais simples, que foi a que pude testar: baixar o app Lego Mindstorms Commander. Tem na App Store e na Play Store. Você pode se conectar via Bluetooth, ou pela opção iPhone/iPad/ iPod com o brick, abre o aplicativo e pronto, já pode sair testando ele. É bem mais limitado claro, mas ainda assim eu achei divertido.

Pelo mundo a fora você pode encontrar desde robôs que tocam guitarra a alguns que resolvem cubo mágico feitos com o LEGO Mindstorms.

Existem vários campeonatos com esses toys, um deles é o FIRST LEGO League. Uma iniciativa da Lego da Dinamarca que rola em 80 países, incluindo Brasil. Inclusive já teve a edição 2014/2015 e apenas jovens de 9 a 14 anos podem participar.

Deu pra ter ideia do quanto é bacana um robôzinho de LEGO né?

Shut-Up-And-Take-My-Money

Tá tudo muito bom e muito bonito, mas vamos ao que interessa, quanto custa essa belezura? Na loja oficial da LEGO você encontra por $349.99 obamas dólares, e no Brasil a partir de R$ 1.600. OMG!!!

Se você ficou interessado dá uma olhada no site oficial do LEGO Mindstorms, tem todas essas informações do produto, além de vídeos, fotos e PDFs dos guias e manuais para usar com os robôs.

Compartilhe: