Representatividade negra e LGBTQIAP+ são temas do livro.

Um Traço Até Você é um romance jovem adulto, escrito por Olívia Pilar e publicado pela editora Intrínseca, e trabalha temas como autodescoberta, amadurecimento, racismo, amor e traz representatividade sáfica e negra.

“Na minha visão, precisamos encarar a representatividade em dois sentidos: personagens diversos, complexos e com várias camadas; e uma presença significativa de mulheres negras no mercado editorial. Para o segundo, entretanto, ainda encaro como um processo a passos curtos e lentos, considerando o cenário atual em que contamos poucas autoras negras na literatura jovem tradicional, pois elas se concentram mais no mercado independente (que é muito importante, especialmente por abrir portas)”, explica a escritora.

Sobre o livro

Lina tem quase tudo na vida. Estuda em uma das melhores universidades do país, mora em um bairro de classe média alta de Belo Horizonte e está sempre se divertindo com os amigos. Nos planos, faltam apenas o apoio dos pais para a carreira de ilustradora e o dinheiro para um sonhado curso de desenho no Chile.

Quando consegue uma vaga de estágio, ela acredita que está tudo resolvido. Apesar de não gostar de Administração, o projeto sobre inclusão e diversidade parece interessante. Mas Lina logo recebe olhares estranhos e tarefas que colocam sua capacidade em xeque. E talvez isso tenha a ver com a cor de sua pele.

Então seu caminho cruza com o de Elza, uma estudante do curso de Letras que traz em seus versos a importância da luta por uma sociedade mais justa. À medida que se aproximam, Lina se dá conta de que o mundo a enxerga de uma forma que ela não imaginava, e precisa buscar em seu lado artístico a força para construir sua identidade. Juntas, Lina e Elza vão confrontar seus medos, suas inseguranças e viver uma história de amor inesquecível.

Um traço até você é uma narrativa arrebatadora e sensível sobre autodescoberta, os desafios da vida adulta e o que significa ser jovem, negra e audaciosa em um mundo que deslegitima seu direito de ocupar todos os espaços.

“A primeira coisa que pensei quando estava escrevendo é que não queria que minhas personagens fossem reduzidas a uma característica apenas, queria que elas tivessem tantas camadas que uma jovem negra conseguiria se sentir representada por algo, mas talvez não por tudo. Além disso, tentei trazer assuntos que merecem uma reflexão – como racismo e homofobia – de forma mais leve e sensível, sem que fosse um extremo gatilho para pessoas negras e que tivesse responsabilidade ao tratá-los”, conta a escritora.

Sobre a autora

Olívia Pilar é escritora, mestra e doutoranda em Comunicação Social pela UFMG. Busca trazer representatividade para suas histórias, que têm protagonistas negras e garotas que gostam de garotas. Autora de Um traço até você, Quando o sol voltar, Entre estantes e outras histórias. Também participou de diversas coletâneas e antologias, como Flores ao mar (Mazza Edições, 2022), De repente adolescente (Seguinte, 2021) e Finalmente 15 (Galera Record, 2023). Um traço até você é seu romance de estreia.

Leia mais sobre literatura nacional aqui no Garotas Geeks!

Compartilhe: