Um k-drama divertido, com muitas emoções, e que revela um pouco mais sobre o transtorno do espectro autista!

Uma Advogada Extraordinária é um drama asiático da Netflix, que está dando o que falar ultimamente. Além de atingir altas posições no Top 10 de séries mais assistidas, o k-drama garantiu nota 9 no IMDB e constantemente recebe notas positivas por outros críticos especializados, tornando-se, assim, um dos queridinhos do público.

A série nos conta a história de Woo Young Woo, uma advogada de 27 anos e diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA). Woo é uma advogada excelente, com um Q.I. elevadíssimo, formando-se como a melhor aluna de sua turma, na Universidade Nacional de Seoul. Por conta desse currículo impressionante, conseguiu um emprego em um grande escritório de advocacia local. Entretanto, por conta da sua condição, ela é vista como “esquisita” e “solitária”, sendo menosprezada intelectualmente. Assim, acompanhamos o crescimento da protagonista como advogada e, principalmente, como pessoa, mostrando os altos e baixos da vida de uma pessoa portadora do TEA.

Imagem: Netflix

Há quem diga que a série é uma versão jurídica de The Good Doctor, mas há algumas diferenças no foco da história e na forma como são retratadas as situações. De todo o modo, já adiantamos que, ao que tudo indica, Uma Advogada Extraordinária ganhará uma versão americana, como aconteceu com o drama médico.

De todo o modo, a história de Woo tem conquistado nossos corações. A série tem se traduzido numa ótima mistura de drama, comédia e até um pouco de filosofia. Mas, mais do que mostrar algumas características que podem ser identificadas em algumas pessoas portadoras de TEA, como a forma de se relacionar, raciocínio acelerado, sensibilidade auditiva, hiperfoco e eventual seletividade alimentar, o drama vai além. Ao mesmo tempo que parece romantizar a condição e reforçar o estereótipo de superdotação, revela que nem todo portador do TEA é, de fato, um “gênio”.

Isso é particularmente demonstrado no episódio 3, ‘This is Pengoso’, em que há, em um dos casos que contou com a participação de Woo, outra pessoa que também é portadora de TEA, mas em grau mais acentuados e com limitações diferentes, deixando, assim, de romantizar a condição – o que vem acontecendo com frequência em redes sociais. Assim, a série mostra, em certa perspectiva, que ser portador do transtorno do espectro autista é nada além de uma condição que se apresenta de formas únicas em cada pessoa, não implicando, necessariamente, em algo bom ou ruim.

uma advogada extraordinária
Imagem: Netflix

Outro aspecto bem interessante na série é mostrar como a condição é encarada pelas pessoas ao redor de Woo e o patente descrédito que é atribuído a ela, antes mesmo de ser dada a chance de que ela se manifeste. Com a convivência, as pessoas vão deixando os preconceitos de lado e passam a desfrutar melhor da companhia de Woo.

Além disso, a série também mostra a relação de Woo com seu pai, que mostra orgulho, paciência e muito amor por sua filha, mas, também, os momentos de tristeza e imperfeição, retratando de forma mais realista as relações parentais num geral.

uma advogada extraordinária

A série não é muito longa e já há confirmação de segunda temporada – o que aparentemente não era esperado pelos criadores do drama.

Mas, além da questão da trama, existem outros aspectos interessantes em Uma Advogada Extraordinária que vale a pena conhecer.

A primeira delas se traduz nas imagens que aparecem ao final de cada episódio. De acordo com a AStory, produtora da série, o drama asiático será transformado em um webtoon, seguindo o enredo da história e acompanhando a rotina de Woo. Podemos ter uma amostrinha de como será o quadrinho:

Imagem: Netflix

A segunda é que o k-drama fez tanto sucesso que existe um mural com os desenhos de Woo Young Woo inspirados na série no bairro de Seongsu:

Assim, o drama traz um pouco mais de encanto, empatia, diversidade e acolhimento nesse mundo tão difícil que vivemos.

E você, o que achou da série? Conta pra gente!


Curtiu? Então leia mais sobre dramas asiáticos aqui no site!

Compartilhe: