Afie sua espada! Pegue a capa e penteie sua pelagem, pois temos um território para defender! 

Se você é como eu, que está cansada de jogar de elfo, anão ou halfling, saiba que o cosmo ouviu nossas preces.

Mas calma, eu sei que é muito legal jogarmos um D&D com as raças do livro, mas às vezes, o jogo tradicional cansa e queremos algo novo, diferente, com uma estética fora dos padrões convencionais, e é por isso que venho até aqui trazer esse lindo RPG para você conhecer e, quem sabe experimentar.

Crédito: Arte de divulgação

Em Mouse Guard RPG, jogo escrito por Luke Crane, autor do sistema Burning Wheel, você interpreta o papel de um rato, empunhando sua espada e seu título de guarda, defende seu povo contra ameaças e perigos terríveis.

Podemos dizer então que, Mouse Guard é um RPG de fantasia medieval sobre amizade e honra,com a temática de cavalaria onde, fantásticos e destemidos ratinhos espadachins lutam para proteger sua sociedade e defender aqueles que amam! Não é a coisa mais fofa do mundo? 

Em Mouse Guard RPG, todos os personagens são obrigados a servir à guarda, com isso, na criação do personagem, temos 5 possibilidades de patentes para o jogador escolher, de aspirante a capitão, cada patente tem sua vantagem e desvantagem, deveres e responsabilidades diferentes. Detalhe importante, não existe magia no jogo, você deverá usar suas perícias e criatividade para se aventurar pelo mundo. 

Crédito: Ilustração de divulgação.

O RPG é baseado no quadrinho Mouse Guard, de autoria de David Petersen, que aqui no Brasil foi lançada pela Conrad Editora. Nesta série acompanhamos a história de quatro ratinhos aventureiros que são da guarda militar, e sua missão é defender o território contra predadores e vilões.

Vale contar que o RPG é premiadíssimo, ganhou o Origins Awards 2008 de melhor RPG, em 2009 ganhou prata no Ennies como melhor arte interna, produtor do ano e melhor custo benefício, além de vários Indie RPG Awards.

No Brasil, o RPG foi lançado pela Editora Retropunk, tendo arrecadado mais de R$100,000.

Crédito: Imagem de divulgação.

Falando um pouco sobre o cenário onde o jogo se passa, a sede da guarda fica em Lockhaven e é a única cidade onde a guarda tem poder, nas outras cidades existe um governo local que pode ou não gostar dos guardiões.

Deveres para a guarda:

  • Patrulhamento: talvez a função mais comum da guarda seja patrulhar as trilhas e cidades para ver se está tudo em ordem.
  • Desbravamento e Manutenção das Trilhas: O clima e a vegetação podem atrapalhar a movimentação entre cidades, manter essas trilhas abertas é função da guarda.
  • Exploração de Novas Trilhas: Às vezes é preciso criar novas rotas que atendam as necessidades dos camundongos.
  • Entrega de Correspondência: Como estão sempre andando de cidade em cidade, por vezes a entrega das cartas fica a cargo dos guardiões.
  • Escolta: Pessoas ou cargas importantes podem ser escoltadas de uma cidade para outra, principalmente no inverno.
  • Observação do Clima: As mudanças climáticas podem ser fatais, para impedir que isso aconteça é preciso estar atento.
  • Caça a Predadores: Agora começou a ficar interessante não? Mas não ache que é uma tarefa fácil matar predadores muito maiores e letais, isso é apenas para os guardas veteranos.
  • Resgate dos Ratos: Às vezes é preciso salvar o pelo de um comerciante sumido ou até mesmo de companheiros da guarda.
  • Mediação de Disputas: Como a guarda é neutra em relação às demais cidades, muitas vezes seus guardiões são chamados para intervir em disputas.
  • Manutenção da Fronteira do Cheiro: Uma mistura que emula o cheiro dos lobos ajuda a manter predadores longe, mas é preciso manter essa fronteira sempre ativa.

Uma coisa muito importante para os ratinhos é a chegada do inverno, existe toda uma preparação para o clima, eles devem estocar comida e reforçar a segurança, pois nessa época fica impossível transitar.

Os ratinhos podem ser inteligentes, usar ferramentas, armas e armadura, mas não podemos ignorar a ordem natural das coisas, pois existem outras vidas nesses territórios. Comparado a uma raposa ou a uma coruja, o rato ainda é um rato, ainda é a presa. Mas não se enganem, um rato bem preparado e corajoso ainda pode derrotar uma doninha, um morcego, cobras ou insetos perigosos.

Incrível, não é mesmo? Um mundo cheio de aventuras para você e seus amigos explorarem! E aí? Está preparada para entrar na guarda e encarar os perigos e os desafios de Mouse Guard RPG

Leia mais sobre RPG aqui

Compartilhe: