Impossível não se emocionar!

Légume e o Tempo é uma história em quadrinho criada pelo ilustrador e quadrinista Michel Ramalho. A princípio ela demonstra ser algo pequeno, afinal, suas primeiras impressões mediam cerca de 15 centímetros de altura e largura, porém ao entrar no mundo de Légume você se depara com grandes reflexões passadas por um carteiro. 

Segundo Michel, a escolha do personagem se deu basicamente pela proposta: passar uma mensagem (quem melhor do que um carteiro então?). Por meio de uma linguagem simples e próxima ao leitor, as reflexões sobre o tempo são passadas de formas fáceis de entender que nos tocam na mesma intensidade das cores da HQ : calmas e intensas. 

Em seu primeiro volume o leitor encara situações que despertam essas reflexões, principalmente envolvendo o medo, a culpa e questões decisivas. A primeira personagem que consegue trazer isso à tona, se chama Anita, o carteiro Légume a encontra em um cenário estranho, pois tudo naquele lugar está parado no tempo. Ao ser questionada sobre o motivo daquilo, explica que através de um artefato ela possui o poder de controlá-lo. O que a princípio era bem divertido, entretanto, por medo de que algo acontecesse com uma pessoa, ela não poderia fazer as coisas voltarem ao normal. Ou seja, o medo dela faz com que ela não deixe as coisas fluírem naturalmente,  privando tudo ao redor dela, sem nem saber qual seria o desfecho. 

Ilustração por Michel Ramalho

Toda a proximidade com o leitor se torna mais um ponto positivo, abrindo brechas para as mensagens nos tocarem de forma mais intensa. Algumas edições, possuem uma cartinha no final da HQ, que se complementa com a história e revela algo “secreto”, que pode ter sido passado despercebido durante a leitura.

Ilustração por Michel Ramalho

Já cheguei a presenciar alguém se emocionando ao chegar na parte da cartinha, me mostrando que Légume pode ser algo tão intenso que possui o poder de derramar até lágrimas.

Todo esse ar de reflexão se torna ainda mais compreensível ao entender a origem da HQ, que nasceu basicamente em decorrência a um retiro de Meditação Vipassana. Michel ficou 10 dias no local, e se viu em um dilema de poder comer apenas legumes – algo que ele nunca foi muito fã – já que a ingestão de carne era proibido durante o retiro. (deu para entender o nome da HQ já).

Me manter na rotina de só comer vegetais me fez refletir sobre algo muito importante: quanta “porcaria” eu tenho comido, e quanta verdura eu tenho deixado passar na vida. E daí surgiu a ideia do Légume.

*

As duas primeiras edições de Légume foram financiadas através do Catarse e passaram da meta. O primeiro volume ainda recebeu uma versão em tamanho maior (formato 27 x 27 cm, 64 páginas) ao ser relançado pela marca Estrela. Quem quiser se envolver nas criações de “Mika” , é só conhecer o ilustrador através das suas redes sociais. 

Página da HQ Légume por Michel Ramalho
Compartilhe: