Voltada para crianças e pré-adolescentes, a publicação mostra, de forma bem-humorada, que todos são iguais, independentemente da religião.

Khalil é um pré-adolescente brasileiro que adora jogar futebol e se divertir com os amigos do bairro. Descendente de árabes, o menino é muçulmano, e segue sua religião com bastante alegria. No entanto, nem todos os amigos entendem o que é o Islam. Outros, nem tão amigos assim, não perdem a oportunidade de ofendê-lo, fazendo o uso de termos islamofóbicos, que tanto chateiam Khalil. Um acontecimento inesperado, porém, mostrará à turma que o preconceito religioso é uma grande cilada.

Khalil page1 (1) divulgação FambrásA ideia de criar a HQ Khalil para falar sobre islamofobia para crianças e pré-adolescentes é da FAMBRAS – Federação das Associações Muçulmanas do Brasil. Para o desenvolvimento da publicação, foram convocados os talentosos artistas Rogério Mascarenhas (roteirista) e a marroquina radicada no Brasil, Malika Dahil (ilustradora). A HQ foi lançada na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que aconteceu de 3 a 12 de agosto na capital paulista.

Khalil page13 -divulgação Fambrás“O caminho que adotamos para combater estereótipos, preconceito e desinformação sobre o Islam é disseminar informações de qualidade”, explica Ali Zoghbi, vice-presidente da entidade. “E nada melhor do que utilizar a linguagem do gibi – tão popular e divertida – para abordar o assunto com crianças e pré-adolescentes”.Khalil page17 - divulgação Fambrás

Os autores

Rogério Mascarenhas, mais conhecido como Romahs, é natural de Parintins, município a 369 km de Manaus. É um dos principais nomes da arte no estado. Romahs participou, com uma história da Turma escrita por ele e desenhada com seu próprio traço, do segundo volume do livro MSP + 50 – Maurício de Souza por mais 50 artistas. O cartunista, que é conhecido no cenário artístico do estado por suas charges e tirinhas para jornais, já havia trabalhado como roteirista na série de quadrinhos de super heróis Ultra Lins, produzida totalmente por artistas da região. Atualmente, produz roteiros para a Maurício de Souza Produções.

A marroquina Malika Dahil vive em Manaus (AM) desde 2015. Ela é chargista e ilustradora e cria histórias para adultos e crianças. Na capital amazonense, além de fazer seus quadrinhos, Malika também trabalha como chargista para o jornal Amazonas Em Tempo.

Compartilhe: