Ilustrações fantásticas de cenas do cotidiano inspiradas em card games

Hylaea é um projeto da ilustradora Manoela Costa inspirado por mundos de fantasia e card games, através do qual ela traduz seu cotidiano em cenas fabulosas e inusitadas de aventuras fantásticas. Estas ilustrações apresentam feras místicas, prodigiosos itens mágicos e uma dupla de personagens peculiares: um feiticeiro e uma druida que dividem seu lar em uma deslumbrante e enigmática casa na árvore.

Profundamente inspirado pelo jogo Magic The Gathering, da Wizards of the Coast, Hylaea traz uma série de ilustrações cheias de cores verdejantes e vibrantes, com referências a floresta amazônica brasileira, imensas sequoias e bromélias cheias de cores. Clique nas imagens abaixo para aumentar:

manoela-costa-1
O mundo de Hylaea é profundamente inspirado pela floresta tropical Amazônica e sua biodiversidade, então essa ilustração reflete essa inspiração. Umidade no ar, imensos galhos e raízes retorcidas, e sequoias gigantes enfatizam as proporções gigantescas dessa selva fantástica. A figura humana é algo que esteve presente na composição desde os primeiros estudos dessa pintura, para ajudar o observador a entender as enormes proporções dessa floresta mágica. A personagem permanece sentada confortavelmente na curva do galho retorcido como se estivesse suspendida em uma lira circense.
manoela-costa-2
Outra característica extraordinária da floresta amazônica é a variedade de formas pelas quais a natureza consegue florescer em diferentes ambientes. Essas florestas prosperam as margens de rios e estão constantemente sujeitas a mudanças de marés devidas a esses movimentos fluviais. As raízes retorcidas seguem em um emaranhado dentro da terra e da água em busca de nutrientes e oxigênio. Muitos peixes e outras criaturas escondem-se em meio a essas águas calmas e raízes protetoras para procriar, tornando esses rios repletos de vida de pequenos alevinos. Por esses motivos, esse tipo de floresta é conhecida como um berço para muitas espécies. Em Hylaea, esse local é um reino sagrado cheio de vida e uma fonte de energia mágica.
manoela-costa-4
Essa ilustração é quase que uma representação ou auto-retrato do “alter ego” de Manoela nesse mundo de fantasia de Hylaea. Ela adora observar a natureza, assistir documentários e cuidar das plantinhas.
manoela-costa-5
Gabriel é o noivo de Manoela e através de um teste online para determinar a qual classe do jogo D&D (Dungeons & Dragons) ele pertenceria veio a notícia: um feiticeiro! Repleto de paixão pelo conhecimento e uma aptidão natural para conseguir atingir esse objetivo, carisma é definitivamente um atributo forte dessa classe mágica. O quarto bagunçado repleto de pequenos objetos curiosos representa bem o estado de um escritório quando Gabriel passa tempo demais nele.
manoela-costa-7
Miranda é a gatinha do casal aventureiro. Uma vez que, tanto o feiticeiro quanto o druida, tem sua forma particular de ter um animal em sua companhia, os dois queriam ter Miranda como próprio animal! Então, para não brigar, fizeram duas opções. Em Hylaea, Miranda é uma adorável jaguatirica que serve o propósito de familiar do feiticeiro durante o dia como uma criatura diminuta e esperta, capaz até de lançar pequenos feitiços.
manoela-costa-8
E durante a noite, Miranda é uma enorme criatura semelhante a uma onça que acompanha a druida, feroz e letal, com seus grandes olhos brilhando na escuridão.
Não há nenhuma certeza maior do que essa em nossas vidas: a iminência da morte. Como parte do nosso ciclo natural, todas as coisas devem morrer para que novas coisas possam surgir. Geralmente esse estágio do ciclo é retratado de forma triste, solitária e irreversível, até mesmo maligna, mas isso é uma lei da natureza, e não há lugar melhor para testemunhar sua probidade do que a floresta amazônica. Este é um dos ambientes com o mais rápido ciclo de decomposição e renovação no mundo. Nem uma única folha é deixada de lado, e em pouco tempo a floresta inteira é renovada com solo fértil, cortesia de enorme variedade de insetos, fungos e vermes presentes nesse ambiente. Esse milagre de renovação da vida foi o que inspirou Manoela para essa ilustração. Em sua casa, Manoela pratica a vermicompostagem e pode observar uma pequena fração dessa miraculosa transmutação daquilo que seria considerado lixo para se tornar solo fértil para sua pequena horta de apartamento.
Não há nenhuma certeza maior do que essa em nossas vidas: a iminência da morte. Como parte do nosso ciclo natural, todas as coisas devem morrer para que novas coisas possam surgir. Geralmente esse estágio do ciclo é retratado de forma triste, solitária e irreversível, até mesmo maligna, mas isso é uma lei da natureza, e não há lugar melhor para testemunhar sua probidade do que a floresta amazônica. Este é um dos ambientes com o mais rápido ciclo de decomposição e renovação no mundo. Nem uma única folha é deixada de lado, e em pouco tempo a floresta inteira é renovada com solo fértil, cortesia de enorme variedade de insetos, fungos e vermes presentes nesse ambiente. Esse milagre de renovação da vida foi o que inspirou Manoela para essa ilustração.
Em sua casa, Manoela pratica a vermicompostagem e pode observar uma pequena fração dessa miraculosa transmutação daquilo que seria considerado lixo para se tornar solo fértil para sua pequena horta de apartamento.
Todo mundo ama uma casa na árvore! Essa ilustração representa aquela criança interior que temos com carinho em nossos corações, que quer apenas sair e se pendurar em um balanço na floresta. Essa casa na árvore é o lar e fortaleza dos aventureiros, a druida e o feiticeiro, e como seria esperado é cheia de elementos inusitados e fantásticas surpresas. Desde a fumaça colorida que sai pela chaminé até as pequenas e misteriosas janelinhas, passando pelas roupas penduradas para secar, a casa na árvore é engraçada e um pouco confusa, uma combinação de pura mágica e pequenos hábitos mundanos.
Todo mundo ama uma casa na árvore! Essa ilustração representa aquela criança interior que temos com carinho em nossos corações, que quer apenas sair e se pendurar em um balanço na floresta. Essa casa na árvore é o lar e fortaleza dos aventureiros, a druida e o feiticeiro, e como seria esperado é cheia de elementos inusitados e fantásticas surpresas. Desde a fumaça colorida que sai pela chaminé até as pequenas e misteriosas janelinhas, passando pelas roupas penduradas para secar, a casa na árvore é engraçada e um pouco confusa, uma combinação de pura mágica e pequenos hábi12tos mundanos.
manoela-costa-3
As ilustrações do mundo de fantasia foram inspiradas em card games

Quer saber mais sobre o trabalho da artista Manoela Costa? Visite sua página no Facebook.

Compartilhe: