Nem só de Sherlock Holmes vive a literatura detetivesca.

Ao pensarmos em detetives na literatura é impossível não lembrar imediatamente de Sherlock Holmes (de Sir Arthur Conan Doyle) e, depois, de Hercule Poirot (de Agatha Christie). O que poucos sabem é que Agatha Christie não é o primeiro nome feminino a figurar na literatura de investigação!

Imagem: Editora Urso 

Ainda à época do famoso Sherlock – no século XIX – havia outros detetives, inclusive mulheres, escritas por mulheres! Esse é o caso de As Aventuras da Detetive Loveday Brooke, escrito por Catharine L. Pirkis. Esse é o primeiro volume da coleção Senhorita Detetive, focado em protagonistas detetives mulheres, que está sendo lançada pela Editora Urso/Laboralivros.

Veja o que a editora tem a dizer sobre a coleção:

“A literatura de mistério do século XIX é responsável pelo imaginário de boa parte das pessoas acerca das investigações policiais. O clima sombrio – em alguns casos quase sobrenatural, em outros super científico – permeavam as histórias dos detetives em uma Londres vitoriana. Nosso imaginário é repleto pelos trabalhos de Conan Doyle, Edgar Allan Poe, entre outros.

Mas entre os nomes de famosos escritores e seus personagens, não vêm fácil o de nenhuma mulher. Isso significa que não existiram personagens femininas detetives? Nada disso! Alguns autores trabalharam personagens femininas em suas obras durante a Era Vitoriana, mas você saberia citar alguma?

Entre 2018 e 2019 durante suas pesquisas, a nossa editora Lua Bueno Cyríaco encontrou um material incrível sobre contos de detetive, e, entre eles, o de algumas autoras mulheres. Esmiuçando mais, encontrou de uma autora mulher escrevendo sobre uma detetive mulher! Tratava-se de Catharine Louisa Pirkis, a primeira autora mulher a criar uma detetive feminina: Loveday Brooke.

Assim nasceu a vontade de publicar as aventuras da senhorita Brooke.”

A coleção está sendo lançada por financiamento coletivo no Catarse, um volume por vez, e já conta com mais dois títulos: A filha de Hagar, de Pauline E. Hopkins e Lady Molly na Scotland Yard, da Baronesa Orczy.

Imagem: Editora Urso 

A campanha de financiamento coletivo de Lady Molly ficou no ar até o dia 30 de junho e o novo título da coleção, com campanha prevista para começar em 1º de julho, já foi anunciado: O Caso ao Lado com Amelia Butterworth, de Anna Katharine Green.

Imagem: Editora Urso / Catarse

Leia mais sobre livros aqui no site.

Compartilhe: