Quer se aventurar pelo universo de One Piece? A gente te ajuda!

Com o estrondoso sucesso da adaptação em live-action de One Piece, o já muito popular mangá escrito pelo mangaká Eiichiro Oda virou um assunto quentíssimo nas redes sociais nas últimas semanas.

Imagem: Netflix 

Porém, para quem está chegando agora ao fandom, One Piece pode mesmo parecer assustador: afinal são 26 anos de história, e mais de 1000 capítulos de mangá e episódios de anime!

Adorou o live-action e quer saber por onde começar? Está ouvindo todo mundo falar sobre One Piece e quer entender mais sobre a história? Nunca tinha ouvido falar disso e ficou interessado? Não importa em qual caso você se enquadra, essa matéria está aqui para te ajudar a molhar os primeiros dedos no enorme oceano de One Piece!

O mangá e o autor

Imagem: Toei Animation

One Piece começou como uma série de mangá, em julho de 1997, na revista japonesa Weekly Shonen Jump, com lançamentos de capítulos semanais. (Para entender melhor as demografias do universo de mangás, leia essa matéria aqui: A diferença entre gênero e demografia no mundo de mangás e animes)

Seu autor é Eiichiro Oda, de 48 anos, responsável pelo roteiro e pela arte da série. Ele começou sua carreira de desenhista como assistente de Nobuhiro Watsuki, autor de Ruronin Kenshin. Conforme One Piece foi fazendo mais sucesso, Oda parou de aparecer na mídia e não temos fotos recentes de seu rosto. One Piece é a obra da sua vida: foi seu primeiro mangá publicado e ele não tem outros títulos no currículo!

Hoje, com 105 volumes compilados (cada volume reúne mais ou menos 10 capítulos), One Piece é o mangá mais vendido de todos os tempos com 500 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

A história

Mas afinal, sobre o que é o mangá?

One Piece acompanha as aventuras de Monkey D. Luffy, um jovem de 17 anos que tem um sonho: se tornar o Rei dos Piratas.

Imagem: Toei Animation

Antes de Luffy nascer, um famoso pirata, Gold Roger, ganhou o título de Rei e, ao ser executado pela Marinha, lançou o desafio à próxima geração: “Vocês querem o meu tesouro? Então, vão buscá-lo! Ele é de quem o encontrar!”. O famoso One Piece, o tesouro do Rei dos Piratas espera aquele que merecer o título e encontrá-lo.

Para Luffy, ser o Rei dos Piratas é mais do que apenas conseguir um tesouro: é o próprio epítome da liberdade, algo que ele defende com unhas e dentes.

Em sua jornada para o One Piece, contudo, ele precisará de uma tripulação confiável e viverá diversas aventuras. Cada membro da tripulação do Chapéu de Palha é muito único, tendo seus próprios objetivos, habilidades e sonhos.

Conforme a história avança, vamos sendo cada vez mais confrontados com as questões sociais que permeiam esse mundo: há exploração, escravidão, injustiças, tudo em nome do Governo Mundial, a elite que domina o mundo a ponto de ter apagado um século inteiro da História. Enquanto a Marinha tenta defender a ordem estabelecida pelo Governo, os piratas a desafiam, em especial os bandos que sabem da importância desse século perdido.

O mundo

One Piece tem uma construção de mundo riquíssima. Passando bem longe do nosso mundo real, esse universo se divide em uma geografia bastante particular: quatro oceanos – West Blue, North Blue, East Blue e South Blue – cortados por duas linhas, uma faixa de terra chamada Red Line e uma faixa oceânica chamada Grand Line, onde estão os verdadeiros desafios daqueles que querem se tornar piratas.

Imagem: Toei Animation

Outro fator importante na construção de mundo são as Frutas do Diabo (Akuma no Mi, no original), frutos misteriosos que garantem poderes especiais, mas com uma condição: o mar passa a repudiá-los. Os que comeram da fruta não conseguem nadar e ficam completamente incapacitados pela água salgada.

Imagem: Toei Animation

As sagas

A história de One Piece, até o momento, pode ser dividida em 11 sagas (cada uma subdividida em arcos menores), 10 completas* e uma em andamento.

*A saga do País de Wano já teve sua conclusão no mangá, mas segue em andamento no anime!

Imagem: Toei Animation

As sagas são:

  • East Blue (mangá: vols. 1-11; anime: ep. 1-61)
  • Alabasta (mangá: vols. 12-23; anime: ep. 62-135)
  • Skypiea (mangá: vols. 24-31; anime: ep. 136-206)
  • Water 7 (mangá: vols. 32-45; anime: ep. 207-325)
  • Thriller Bark (mangá: vols. 46-50; anime: ep. 326-384)
  • Guerra de Marineford (mangá: vols. 51-60; anime: ep. 385-516)
  • Ilha dos Homens-Peixe (mangá: vols. 61-65; anime: ep. 517-574)
  • Dressrosa (mangá: vols. 66-79; anime: ep. 575-746)
  • Ilha Whole Cake (mangá: vols. 80-89; anime: ep. 747-908)
  • País de Wano (mangá: vols. 90-104; anime: ep. 909-)
  • Final (mangá: vols. 105-; anime: a começar)

E como encarar?

Se deparar como uma série que já tem 26 anos de história e mais de mil capítulos/episódios realmente pode parecer muito assustador! Como fã inveterada, no entanto, eu diria: vai sem medo. One Piece é muito excepcional quando o assunto é enredo e não demora nada para a história te fisgar – e depois você não vai mais querer que acabe!

O anime de fato tem um andamento mais lento que o mangá, então se você quer uma história mais enxuta e rápida, opte por ler! O mangá no Brasil é lançado pela editora Panini, e você também pode acompanhar os lançamentos semanais (em português e diversos outros idiomas!) pelo aplicativo oficial da editora japonesa Shueisha, o MANGA Plus.

Não quer ler o mangá, mas gostaria de assistir ao anime? Todos os episódios estão disponíveis pela Crunchyroll, mas há algumas opções se você quer agilizar um pouco os arcos mais antigos.

A primeira dica é: quase todos os filmes de One Piece estão disponíveis na Netflix e alguns deles não são histórias originais, mas sim resumos de cada uma das sagas que vimos no tópico anterior!

Outra dica, para quem consegue acompanhar legendas em inglês: procure pelo projeto OnePace. Mantido por fãs, o OnePace enxuga os episódios do anime, eliminando tudo que não está estritamente no mangá, cenas repetidas, flashbacks desnecessários etc.

Imagem: Netflix / Divulgação

Não importa como você escolha mergulhar nessa história: One Piece é um acontecimento, e merece demais cada segundo do tempo que você investir nele! Aproveite a jornada e boas-vindas ao bando do Chapéu de Palha!

Leia mais sobre One Piece aqui no Garotas Geeks!

Compartilhe: