O remaster de Mass Effect, com Commander Shepard, está chegando!

Quem nunca jogou cerca de 120 horas para desvendar a história completa de Mass Effect, terá uma nova chance para fazer isso este ano e de forma nunca antes vista!

A Legendary Edition foi anunciada no dia 7 de novembro de 2020, marcando a data N7 comemorada pelos fãs da franquia. Ela inclui todo o conteúdo dos jogos Mass Effect, Mass Effect 2 e Mass Effect 3, além da maioria dos itens promocionais e DLCs. 

A versão remasterizada da saga da Commander Shepard chega no dia 14 de maio em 4K Ultra HD. E ela promete ser uma experiência da obra original na melhor forma possível. A principal ideia é fazer com que os jogadores vivam essa história de forma unificada, porém sem alterar o que faz cada jogo único.

Com o lançamento da edição cada vez mais próximo, a BioWare divulgou uma lista com as principais modificações, incluindo as de gameplay, efeitos visuais e combate. Segue abaixo alguns dos destaques.

Mass Effect Legendary Edition será lançado em abril

Mass Effect

O primeiro Mass Effect foi lançado em 2007. Então, apesar da narrativa perfeita, a experiência hoje deixa bastante a desejar em gráficos e jogabilidade. Por isso também, ele foi o foco de grande parte dos ajustes da nova edição.

  • Ataques corpo a corpo são acionados a partir do controle e não pela proximidade com os inimigos;
  • Armas têm mais precisão e, embora continuem esquentando com o excesso de balas disparadas, terão um resfriamento mais rápido;
  • Não há penalidade para uso de armas por classe, mas as especializações permanecem;
  • O uso de medi-gel teve melhorias em relação ao nível do personagem;
  • Gestão de inventário tem filtros e permite sinalizar equipamentos para a lixeira, facilitando a venda ou a transformação em omni-gel;
  • Companheiros do grupo podem receber instruções individuais de direção e proteção;
  • XP foi balanceada para jogadores poderem atingir altos níveis em um único playthrough.

Mako

Um dos desafios de jogabilidade do primeiro jogo da franquia Mass Effect era dirigir o M-35 Mako. Para melhorar a experiência de explorar outros planetas, a Legendary Edition fez melhorias para o veículo ser mais estável e ter um bom controle de câmera para atirar. 

Mass Effect Legendary Edition traz mudanças no Mako
Mako no jogo original
Mako será mais estável na Mass Effect Legendary Edition
Mako na Legendary Edition

Além disso, o escudo do Mako será recarregado mais rápido e contará com uma opção de speed boost para ajudar principalmente nas subidas íngremes.

Contudo, minha mudança favorita é a retirada da penalidade de XP. Assim, para conquistar o troféu de nível não será mais preciso sair do tanque em meio a uma batalha a fim de garantir o máximo de pontos.

Mass Effect 2

Assim como os demais, a segunda parte da saga Mass Effect recebeu melhorias gerais no visual tanto da cinemática quanto da jogabilidade. Mas há ainda outras mudanças como:

  • A distribuição de munição ao longo do jogo foi balanceada;
  • A DLC de armadura Recon Hood estará disponível desde o início do jogo;
  • Problemas no sistema de escolhas e moralidade Paragon/Renegade estão corrigidos.

Sistema de moralidade atualizado para Mass Effect Legendary Edition

Mass Effect 3

A maior transformação no encerramento da história da Shepard será no Galatic Readiness. Esse índice mostra o quanto a força-tarefa está pronta para deter os grandes vilões e evitar a aniquilação da galáxia. No jogo original, alguns fatores extras faziam parte dessa contagem, como o multiplayer

No entanto, a Mass Effect Legendary Edition não irá trazer essa opção. Dessa forma, será ainda mais crucial fazer todas as missões e escolher bem o caminho que a Commander Shepard irá trilhar: Paragon ou Renegade?

Melhorias da trilogia

De modo geral, existem alterações em toda a saga para melhorar a experiência de jogo. 

  • Um launcher para os três jogos;
  • Mass Effect: Genesis comics da Dark Horse foi adicionado no pacote para garantir a opção de escolha aos jogadores que não se aventuraram em nenhum dos jogos;
  • Unificação do construtor de personagens, com inclusão de opções de tons de pele e penteados;
  • Mais espaços para se proteger durante batalhas e melhor jogabilidade para entrar e sair da proteção;
  • Troféus atualizados e conquistas podem ser concluídas ao longo da saga, como desafios de matar 250 inimigos;
  • Integração de DLCs, incluindo os de armas e armaduras;
  • Bugs dos jogos originais foram ajustados;
  • Áudio e imagem receberam melhorias em todos os jogos, deixando as imagens mais nítidas e alinhadas à história. 
Nova edição terá melhoria na criação de personagens
Agora, o modelo feminino da Shepard do ME3 está  no primeiro game. Na imagem, é possível ver a diferença entre o original (esquerda) e a Legendary Edition (direita).

O futuro do universo Mass Effect

Além da Legendary Edition, que chega em um mês, há boas novas no futuro da saga. 

A princípio, vale lembrar que o universo Mass Effect seguiu com o ME: Andromeda, liberado em 2017. Porém, o lançamento não correspondeu às expectativas dos fãs da saga original, apesar de ser um bom jogo. Assim, também não teve DLCs, nem outras sequências até o momento. 

Já no ano passado, a produtora BioWare quase quebrou a internet durante a premiação The Game Awards 2020. Pois, no evento, ela divulgou um teaser do novo jogo da franquia Mass Effect, indicando que a trilogia de Shepard teria continuação. Vale conferir! 

As teorias sobre quando o jogo acontece e quem são os personagens que aparecem nesse vídeo são muitas, mas por enquanto ainda não há novidades oficiais. 

Por fim, a hora de pegar carona na Normandy novamente e reencontrar grandes amigos como o Garrus, Liara, Wrex e Mordin está chegando! #FicaaDica também para os jogadores que ainda não se aventuraram como Commander Shepard.


Fonte: PlayStation Blog, Game Informer
Imagens: Mass Effect Fandom, EA

Leia mais sobre Mass Effect aqui.

Compartilhe: