Quem não tem uma boa lembrança ligada a comida?

Talvez um dia você comemorou um aniversário em uma pizzaria, ou em um aniversário particularmente especial tinha um bolo delicioso, ou talvez sua mãe fazia uma lasanha caseira em ocasiões especiais.

O fato é: Nós temos lembranças ligadas a comida.

Esse é o tema da webtoon Gourmet Hound – que traduz para algo como “Farejador Gourmet” -, escrita e ilustrada pela quadrinista Leehama, que conta em 170 capítulos uma história linda sobre relacionamentos e comida.

A protagonista da história é Lucy Fuji, uma jovem cujos sensos de olfato e paladar são muito apurados, que faz com que sua relação com comida seja muito particular. Por conta disso, Lucy fica muito chateada quando percebe que os cozinheiros do seu restaurante favorito, o Dimanche, mudaram ao ponto da comida servida lá não tem mais o mesmo gosto de quando ela jantava no local com a sua avó, a incapacitando de reviver algumas de suas lembranças mais queridas.

Imagem: Webtoon

Devastada com a mudança, Lucy começa a planejar um modo de encontrar o chef capaz de recriar o sabor de suas lembranças e, por puro acaso, conhece dois ex-cozinheiros do Dimanche – Graham Ramos e Brie Malik -, esse sendo o elo que ela precisava para fazer com que sua busca se torne viável. Assim começa a “caçada gourmet” de Lucy.

Imagem: Webtoon

O título é claramente uma referência ao olfato apurado de Lucy – sendo muitas vezes pontos de importância e de piadas na história -, pois ela está literalmente farejando por chefs. Lucy constantemente chama a atenção dos personagens por conta da sua habilidade, porém ela não se destaca só por isso: Lucy é gentil, prestativa e trabalhadora, o que faz com que seja muito fácil gostar e simpatizar com ela desde o início. Como leitores, nós queremos que ela tenha sucesso na sua busca e torcemos para que isso aconteça.

Comida é o ponto central de Gourmet Hound, tanto que todos os capítulos e personagens da webcomic possuem o nome de um alimento ou um prato, mas esse não é o foco da história. O verdadeiro foco são os relacionamentos entre os personagens e como a busca de Lucy afeta as vidas dos ex-funcionários do Dimanche conforme ela entra em contato com eles.

Imagem: Webtoon

Nós acompanhamos a evolução emocional dos personagens a cada capítulo, vendo-os superar inseguranças e enfrentando sentimentos que muitas vezes enterramos porque não queremos lidar com eles ou porque desejamos esconder vulnerabilidades, assim como devemos entender que às vezes nossas decisões podem ferir a nós e os outros mesmo sem a intenção, ou talvez que há certas feridas em relacionamentos que não podemos forçar a sua cura.

Imagem: Webtoon

O fluxo da narrativa também é muito natural. Como o tema da história é a busca da Lucy pelos ex-funcionários do Dimanche nós esperamos que ela se encontre com eles de uma maneira ou de outra, porém em nenhum momento a autora utiliza um deux ex-machina para que esses encontros aconteçam. Todos os encontros e o andamento da história são fiéis a personalidade dos personagens e as relações que eles possuem, o que faz com que a progressão do enredo seja muito suave e fácil de digerir.

A busca de Lucy é muito divertida, emocionante e de aquecer o coração. A história é contada de uma maneira muito leve, a capacidade da autora de fazer com que a presença da comida título dos capítulos é muito boa – ao ponto que você fica procurando a comida por todas as ilustrações -, e os personagens são muito diversos, sendo possível ver indivíduos de diferentes origens e personalidades interagindo um com os outros de uma forma muito natural e saudável.

Gourmet Hound está disponível para leitura no site e aplicativo do Webtoon, em inglês.

Compartilhe: