Colégio Feminino Bijinzaka é um mangá com um enredo muito bem amarrado, um shoujo divertidíssimo envolvido por mistérios em uma escola para damas com regras rigorosas onde nem todos são o que parecem ser. En é um furacão que chega e vai lutar para mudar as coisas por lá.

História

O Colégio Feminino Bijinzaka trata-se de uma instituição para a formação de damas, antigamente conhecida por ser composto por garotas nobres, hoje é visto como uma escola fina que aceita a entrada de qualquer menina com o interesse em aprender etiqueta.

En Nonomiya é o completo oposto do que podemos entender por uma dama, é uma menina energética, cheia de atitude e, apesar de sensível, muitas vezes lida de forma agressiva e espontânea com as situações que lhe são apresentadas. Justamente por sua personalidade forte ela acaba sendo expulsa de seu colégio antigo e é transferida para Bijinzaka.

11 colegio-feminino-bijinzaka

O novo colégio é localizado a três horas de onde En mora e, com um pai assalariado imerso em suas tarefas e sua mãe falecida, para morar mais próximo a Bijinzaka ela se muda para a casa de seu tio Shu Okamoto. Além de se afastar de seu pai, ela acaba tendo que deixar para trás seu antigo núcleo de amigos com os quais estudou desde criança, sentindo falta principalmente de seu melhor amigo: Yohei.

1 colegio-feminino-bijinzaka

Claramente incomodada em ser obrigada a frequentar um colégio cheio de regras, logo no primeiro dia de aula En desiste de ir à sala e resolve cabular aula correndo para o topo de um morro atrás do colégio, aí acontece o seu primeiro encontro com Chihiro Narushima.

Chihiro é um rapaz que estuda no Colégio Masculino Jouyama que fica do outro lado do morro, à primeira vista ele se mostra um rapaz descolado e abusado que rapidamente tira nossa protagonista do sério.

7 colegio-feminino-bijinzaka

Ele logo mostra seu desprezo pelo colégio feminino que En frequentará, o descrevendo como uma fábrica de damas fajutas. Percebendo a total falta de interesse de En em se tornar uma dama, fajuta ou não, ele acaba se interessando pela sua personalidade forte. Que mistérios se escondem por trás de seu repúdio por Bijinzaka?

Preparados para lidar com alunas que possam vir a dar problemas, o Colégio Feminino Bijinzaka possui um comitê de moral formado por alunos aparentemente subordinados aos professores. Logo no primeiro dia En se depara com o Esquadrão Maya, um grupo de três meninas que é responsável por passar o corretivo nas alunas que não respeitam as regras, ou seja, praticam bullying com o objetivo de manter as alunas na linha.

8 colegio-feminino-bijinzaka

Ironicamente, as meninas que fazem parte do Esquadrão Maya são extravagantes e definitivamente não seguem as regras, na verdade elas acabam fazendo o serviço sujo do comitê em troca de vista grossa e, todos os dias, colocam En para limpar o banheiro e jogam baldes de água nela.

9 colegio-feminino-bijinzaka

Em meio às confusões relacionadas as pressões da nova instituição, o Comitê, o Esquadrão Maya e sua relação conturbada com Chihiro (o rapaz do morro), En se sente deprimida por não conseguir fazer amigos. Sentindo que não consegue fazer nada direito e se culpando por ter sido expulsa do colégio antigo, acaba desabafando em uma ligação com seu amigo Yohei que a aconselha:

Por que você não age de acordo com o que pensa? Alguma hora vai aparecer alguém que valorize suas qualidades.

E é exatamente seguindo esse conselho que as coisas começam a mudar para nossa protagonista! Após certos acontecimentos, En começa a se destacar entre as alunas e ser vista como uma ameaça para o comitê. Indignada com como as coisas funcionam ela decide mudar a escola, mas vai descobrir que o comitê é mais do que ela imagina, um grupo fechado que guarda muitos segredos, onde nem todos são oque parecem ser.

Relacionamentos

Gostaria de fazer alguns comentários sobre o Colégio Feminino Bijinzaka, como vou falar sobre o plot e a resolução de algumas problematizações apresentadas na história podem haver SPOILERS. ヘ(= ̄∇ ̄)ノ

6 colegio-feminino-bijinzaka

Um dos momentos que eu mais gostei na leitura do mangá foi o relacionamento de En com o Esquadrão Maya e oque leva elas a se tornarem amigas, que é justamente a forma verdadeira de En lidar com as situações pensando no bem das pessoas. Me refiro aqui à cena em que Maya, líder do esquadrão, se dispõe a se prostituir (contra sua vontade) para conseguir dinheiro para o namorado que a enganava e En aparece para tirá-la dessa situação.

Afinal, por pior que fosse o modo como o esquadrão a tratava, cabia a ela discernir entre o certo e o errado e compreender que existem situações traumáticas que nenhum indivíduo merece carregar pelo resto da vida, e que diante dessas situações nós não podemos nos calar.

Sexualidade

Lembra que eu falei que Chihiro é um rapaz abusado? Então atenção para esse quadrinho:

2 colegio-feminino-bijinzaka

É isso aí, En! Já passou da hora de pararmos de culpar a pessoa errada né? Detalhe que esse mangá data de 10 anos atrás, então apesar de ser um assunto em destaque nas redes sociais atualmente, se vê que o empoderamento feminino é uma pauta nada recente.

Chihiro faz oque quer e quando quer, e no começo do mangá trata En como “comida fácil”. Mesmo as meninas do Esquadrão Maya reproduzem um discurso machista em seus conselhos à En, a qual se mantém firme em suas decisões em relação ao seu corpo e limites.

3 colegio-feminino-bijinzaka

É importante citar isso pois você pode, e deve, dizer não para situações nas quais você não se sinta confortável. Inclusive Maya comenta sobre como esse é um assunto pouco tratado dizendo: “eu gostaria de ter ouvido essa explicação no verão do segundo ano do ginásio”.

Mas como lidar com esse tipo de repreensão? Até mesmo En, depois dos comentários de suas amigas, fica encucada e começa a evitar Chihiro ou ir ao seu encontro (depois de chantagens emocionais) usando calças por baixo de sua saia. En percebe que nem assim Chihiro tira de sua mente a imagem sexualizada que ele tem dela, não importa o quanto ela diga para ele parar.

4 colegio-feminino-bijinzaka

A partir do momento em que En acaba cedendo à repressão sofrida pelos comentários de Chihiro, fica muito claro quão condenável e nada inspirador é esse tipo de comportamento.

Ao longo do mangá entendemos que as primeiras intenções de Chihiro eram de usar En, o que em certo ponto explica seu comportamento negativo e insensível. Com o decorrer da história percebemos que, quanto mais ele se envolve emocionalmente com nossa protagonista, mais parceria e paciência são demonstrados sobre os desejos e vontades de En, aguardando até que ela se sinta à vontade e realmente preparada para dar um passo a mais.

Vale a pena?

12 colegio-feminino-bijinzakaColégio Feminino Bijinzaka foi criado por Mayumi Yomoyama, mesma autora de Galism, a qual possui um traço que me atrai muito. É uma coleção em 3 volumes que trata de assuntos polêmicos como sexualidade, assédio e bullying, apresentando uma personagem forte e carismática que enfrenta as adversidades com força e coragem.

Vale a pena acompanhar o desenrolar dessa história, descobrir que decisões o coração de En vai tomar, que segredos Chihiro esconde e, afinal, o que acontecerá com o comitê? Se você gosta de histórias envolvendo humor exagerado, romance e corações divididos vai se divertir com esse mangá! (ノ・ω・)ノ゙

ONDE ENCONTRAR?

Publicado pela Panini Comics em 2007, você pode adquirir esse mangá aqui.

 

Compartilhe: