Chloé Zhao já é uma lenda.

A cineasta chinesa se tornou a segunda mulher e a primeira mulher asiática a ganhar o prêmio de Melhor Diretora com Nomadland. Seu próximo grande projeto será Os Eternos, da Marvel e, acima de tudo, ela escreve fanfiction!

A internet descobriu isso numa entrevista no final do ano passado, onde a diretora compartilhou que durante os malabarismos dirigindo tanto Nomadland quanto Os Eternos (tudo ao mesmo tempo!), ela ainda arrumava tempo para escrever histórias de fanfiction, como uma grande heroína, capaz de ainda arranjar disposição para isso. Haja administração de tempo!

Enquanto fazia Nomadland, Zhao fazia malabarismos com [para dirigir também] Os Eternos da Marvel, ela conta sobre a experiência: “Foi benéfico trabalhar nesses dois filmes juntos, às vezes você fica tão preso a uma coisa, então é muito bom se forçar para sair e voltar e dizer, ‘Ok’. Criativamente, tem sido bom, eles mantêm um ao outro sob controle”.

Zhao também ainda encontra tempo para escrever fanfictions. Qual canon? Ela não vai revelar. Ela admite que costumava escrever no Livejournal, um antigo site de blogs, e se interessou pelo fanfiction.net. Mas, ela avisa: “Nunca revele seu pseudônimo. Muitas pessoas me perguntam, mas você nunca vai descobrir”.

Pode deixar, Zhao, eu nunca quero saber. E isso porque quero que ela seja uma das lendas da internet que consegue apenas fazer seus headcanons como todo mundo. Pra explicar, caso você não seja alguém muito próximo desse nicho: headcanon (head = cabeça; canon = oficial) é um termo usado por fãs de mídias de entretenimento que indica uma crença pessoal sobre uma história que não foi demonstrada oficialmente. Ou seja, algo que acontece apenas na cabeça do fã.

Créditos de Imagem: Kristin Millie Salazar | The State Press

Mas, devo admitir, adoraria saber só qual universo ela gosta de escrever fanfiction, mais do que qualquer outra coisa. Será que ela shippa Spike e Buffy, de Buffy – A Caça Vampiros? Esses são os segredos que vão me manter acordada à noite.

As razões de Zhao para manter seu pseudônimo secreto são desconhecidas, mas uma coisa temos que convir: tem algo de libertador em escrever anonimamente. Fora que, por algum motivo, ainda existe também um estigma contra as pessoas que interagem com esse lado da cultura dos fãs.

Para exemplificar: no início do mês passado, a mangaka Kumiko Suekane foi ridicularizado na internet por ter começado a criar yaoi doujinshi (história independente). Escrever fanfiction hoje é algo muito comum e não é constrangedor, mas continua sendo questionado por pessoas online.

Fanfiction e fanart agora têm a faca de dois gumes de serem estigmatizados por muitas pessoas que os vêem como uma forma inferior da criação que os inspira, mas também que tentam transformar certos tipos de fanart e fanfiction em armas para uma cultura estranhamente puritana que está acontecendo online. Embora possa ser desestigmatizante ver mais artistas e criadores, especialmente alguém como a Zhao falar sobre escrever fanfiction, o estigma ainda é parte do motivo para o segredo – eles querem manter distância entre quem eles são e o que escrevem.

Mesmo assim, saber que no MCU tem uma de nós, fanfiqueiras nerds, é muito legal.


Fonte: TheMarySue

Leia mais sobre a Chloé Zhao aqui no site!

Compartilhe: