Os desfiles das Escolas do RJ e SP provaram que sim!

Já vou admitir logo de cara que não sou do Carnaval. Gosto mesmo é de aproveitar o feriado para relaxar e botar as séries e as leituras em dia. Mas não vou negar que o Carnaval abre espaço para incríveis manifestações culturais em todos os cantos do no nosso país.

Sempre me impressiono muito, especialmente, com a forma como as Escolas de Samba traduzem os temas que escolhem em fantasias, samba-enredo, danças e carros alegóricos que além de lindíssimos contam muito bem a história que se propuseram a celebrar.

Esse ano foi impossível não notar o lugar da literatura nos desfiles das Escolas de Sambas dos Grupos Especiais do Rio de Janeiro e São Paulo! Então, resolvi trazer aqui todas as referências para a gente já montar uma lista TBR (do inglês to be read, livros a ler) especial do Carnaval 2024!

Grande Rio

Com um enredo chamado “Nosso destino é ser onça”, a Grande Rio propôs uma reflexão sobre a simbologia da onça no cenário artístico-cultural brasileiro, homenageando em especial os mitos dos nossos povos originários.

As inspirações literárias para alcançar esse objetivo foram: Meu destino é ser onça, de Alberto Mussa (2009); O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk (2021); e Futuro ancestral, de Ailton Krernak (2022).

Salgueiro

Com o enredo “Hutukara” (“o céu original a partir do qual se formou a terra”, na língua yanomami), o Salgueiro defendeu e homenageou o povo Yanomami.

A principal inspiração literária foi o livro A queda do céu, de Bruce Albert e Davi Kopenawa (2010).

Portela

Já a Portela desenvolveu um enredo chamado “Um defeito de cor”, totalmente inspirado no romance de mesmo nome, de 2006, da escritora Ana Maria Gonçalves, refazendo os caminhos imaginados da história da mãe Preta, Luíza Mahim.

Mocidade Alegre

Campeã pelo segundo ano consecutivo do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre trouxe para a avenida o enredo “Brasiléia Desvairada”, inspirada na obra do escritor modernista Mário de Andrade, muito conhecido por seus poemas e contos, e obras como Macunaíma (1928). O nome do enredo remete ao livro Paulicéia Desvairada, de 1922.

 

Agora que o Carnaval passou e o ano começou oficialmente, já dá para botar a meta de ler mais esse ano em prática com essas sugestões!

Leia mais sobre Literatura aqui no Garotas Geeks!

Compartilhe: