Muito orgulhinho envolvido <3

A Associação Internacional de Livros para Jovens (International Board on Books for Young People – IBBY) anunciou nessa segunda, dia 26, durante a Feira de Livros Infantis de Bolonha que a autora Eiko Kadono foi a vencedora do Prêmio Hans Christian Andersen desse ano na categoria escritora. O artista russo Igor Oleynikov foi o vencedor na categoria ilustração.

eiko kadono
Eiko, lindíssima, ganhou tudo

A Associação concede o prêmio a um autor e um ilustrador a cada dois anos, como reconhecimento a uma grande contribuição para a literatura infantil. Kadono é a terceira autora japonesa a receber a premiação. Michio Mado recebeu o prêmio em 1994 e Nahoko Uehashi, autora de obras que inspiraram as produções Kemono no Sou-ja Erin e Moribito, recebeu o prêmio em 2014. Na categoria de ilustrador, Suekichi Akaba (Suho’s White Horse, 1980) e Mitsumasa Anno (1984) também repetiram o feito.

Kadono é a autora da série Majo no Takkyūbin (Kiki’s Delivery Service), que contém seis volumes e inspirou o filme do Studio Ghibli, que no português foi traduzido para “O serviço de entregas da Kiki”. A história da novel, que começou em 1985 e terminou em 2009, conta a história da bruxinha a partir do dia em que conheceu o gatinho Jiji. Kadono também publicou uma história paralela com o foco na personagem Osono em 2014.

A famosa adaptação da obra pelo Studio Ghibli foi dirigida por Hayao Miyazaki, em 1989, mas o trabalho também foi adaptada para o teatro, sob direção de Yukio Ninagawa, entre os anos de 1993 e 1996. Os dois primeiros volumes da série também inspiraram um filme em live action, estrelado por Fūka Koshiba em 2014, bem como uma peça apresentada em Londres em 2016 e um musical apresentado em Tóquio e Osaka em 2017.

Demais, né? <3 You Go Girl!


Fonte: AnimeNews

Compartilhe: