Reúna seus pesadelos de infância assistindo a desenhos da Disney!

Atenção! O texto contém spoilers de longa metragens da Disney e Pixar.

Como a maioria das crianças dos anos 90, eu “cresci assistindo os clássicos da Disney” como se fosse um traço central da minha personalidade. Eles foram alguns dos meus primeiros encontros com narrativas complexas, musicais e heroínas brilhantes, que se tornariam faróis guias pelo resto da minha vida (estou falando de você, Mulan), e também vilões espetaculares – que me fizeram rir e me aterrorizaram.

Afinal, os vilões da Disney são tão icônicos – e tão comercializáveis ​​– quanto as princesas. Seus designs são exclusivamente reconhecíveis e suas músicas são absolutamente cativantes. Além disso, eles têm o bônus de serem vilões, o que os torna imediatamente mais charmosos e fascinantes. Ou talvez seja apenas por causa da codificação queer de tantos deles.

disney

Quando chegou a hora de fazer esse ranking, acabei pensando demais. Questionei tudo: devo classificar os personagens por quão poderosos eles eram? Pelo nível de maldade? O quanto eles me assustavam quando criança?

Acabei definindo diretrizes para mim e criando meu próprio sistema de classificação – então aqui está:

1. Todos os personagens devem ser animados: o que significa que não há rainhas más de live-action como a rainha Narissa, em Encantada.

2. Eles devem ser os principais antagonistas de suas respectivas histórias: Então não há Shenzi, de O Rei Leão, já que ela atua mais como uma hiena para Scar.

3. Cada vilão será classificado em uma pontuação de 1 a 5 (em quatro categorias): 1 para zombou de um filhote uma vez e 5 para decidiu fazer um casaco com o referido filhote.

4. As categorias são: a) motivo (Quão sólido ou legal foi o raciocínio deles? Suas ações foram apoiadas?), b) design de personagem (Quão icônico é? Eles são imediatamente reconhecíveis?), c) fator medo dentro do universo em que eles estão (Eles são mais engraçados ou eles realmente assustam os personagens?), e finalmente, d) fator de medo se eles fossem reais (Ou seja, se esses personagens existissem em nosso mundo, quantos arrepios eles dariam em você?)

Então lá vamos nós!

11. Yzma (A Nova Onda do Imperador)

Fiquei terrivelmente triste quando percebi que Yzma estava em último lugar – mas o método é o método, e deve ser seguido. Yzma, a conselheira do Imperador Kuzco, tem uma classificação muito alta em relação ao motivo (querer poder, que é sempre discutível, mas pelo menos é compreensível) e ao fator icônico. Mas ela não é particularmente assustadora, nem mesmo no mundo do cinema. Ela é definitivamente um dos “vilões engraçados”, algo que também afetou sua pontuação de “calafrios da vida real”.

Isso significa que ela é uma vilã terrível? Absolutamente não. Yzma é uma das muitas partes que fazem de A Nova Onda do Imperador o filme deliciosamente hilário que é – e como todo bom vilão, ela também é aquela que coloca a história em movimento. Não haveria lhama sem Yzma, e não haveria história sem essa lhama.

10. A Rainha de Copas (Alice no País das Maravilhas)

A Rainha de Copas, a principal vilã de Alice no País das Maravilhas, teve uma pontuação que foi páreo para Yzma. Então, por que ela está numa posição mais alta?

Embora o motivo da rainha seja mais fraco que o de Yzma – ela é a vilã porque é a vilã, e o filme não se incomoda com nenhuma explicação mais profunda do que isso. Na verdade, acho ela um pouco mais assustadora. Um governante temperamental com uma propensão para cortar cabeças? Mesmo que a história geralmente seja motivo de risadas na maioria das vezes, ainda é algo para se ter medo, tanto dentro quanto fora da história.

disney

9. Te Kā (Moana)

Sim, Te Kā é realmente Te Fiti, que é uma força para o bem – seu retorno no final do filme marca o fim da crescente escuridão. Mas Te Kā era uma coisa assustadora de se ver sem seu coração, o que significa que ela definitivamente ganhou um lugar nesta lista.

Seu motivo é o único com nota máxima – Maui roubou algo precioso dela que transformou completamente quem ela era, então suas chamas caindo sobre todos são perfeitamente compreensíveis. Ela também é particularmente assustadora no universo e, em grande parte, graças ao trabalho incrível que os animadores fizeram no design de seu personagem, você quase pode sentir o quão forte ela é durante a batalha final. Ela não recebe muitos pontos de “calafrios da vida real”, porém, quais são as chances de você conhecer um vulcão senciente? Ela é uma vilã maior que a vida para viver em qualquer lugar fora de seu universo narrativo.

8. Lady Tremaine (Cinderela)

Há essa cena da Lady Tremaine (madrasta de Cinderela) estreitando os olhos enquanto a cena fica mais escura (mas seus olhos continuam brilhando em verde) que absolutamente me aterrorizou quando criança. E olha que esse era meu desenho FAVORITO, daqueles que assistíamos inúmeras vezes (sei as falas até hoje da dublagem em português).

A madrasta malvada da Cinderela é tão icônica quanto possível, mas no geral suas notas são bem medianas. Seu motivo é sólido, mas não o mais forte, assim como seu nível de medo no universo. Ela consegue uma classificação quase perfeita em “calafrios da vida real”, porque eu não tenho nenhum problema em imaginar uma versão dela passeando pelo mundo real causando danos a seus enteados.

7. Madame Mim (A Espada era a Lei)

Madame Mim é outra que me assustava muito quando eu era pequena e assistia A Espada era a Lei. Em especial a cena em que ela se transforma em um gato e persegue Arthur, o pássaro. E também as transformações que ela escolhe enquanto duela com Merlin.

Apesar disso, ela ainda está no meio do ranking, com um motivo aleatório– ela, novamente, é um daqueles vilões que é malvado porque sim. E ela não ganha muitos pontos em ser icônica (provavelmente devido ao seu filme não ser um dos mais famosos da Disney). Ela também provavelmente ainda é uma “vilã engraçada”, mas ganha pontos de bônus por ter uma música – uma das únicas três personagens nesta lista.

6. Madame Medusa (Bernardo e Bianca)

Bernardo e Bianca é um filme que fica um pouco em segundo plano quando comparado a outros clássicos da Disney, mas sua principal vilã, Madame Medusa, definitivamente se destaca contra todas as vilãs desta lista. Ela está obcecada em colocar as mãos em um diamante enorme e não hesita em usar uma criança para seu propósito. Suas pontuações são em sua maioria médias, como para todos os outros personagens nessa área do ranking, mas ela obtém notas máximas na categoria “calafrios da vida real”. E por que ela não faria isso, quando ela está empurrando Penny em um poço perigoso o tempo todo e ameaçando-a com crocodilos se ela não fizer o que ela manda?

5. Rainha-Má (Branca de Neve e os Sete Anões)

A Rainha Má dispensa apresentações – seu nome é um arquétipo por si só! Seu caráter icônico e assustador no universo são definitivamente seus pontos mais fortes, já que não há como confundir seu design de personagem e ela definitivamente não é fraca quando se trata de eliminar Branca de Neve. Seu motivo poderia usar um pouco mais de definição, porém, e sua escala de “calafrios da vida real” é afetada por ela ser uma vilã tão famosa e estereotipada. Ela não poderia viver em nenhum outro lugar a não ser em um conto de fadas.

disney

4. Cruella de Vil (101 Dálmatas)

Cruella de Vil e a Rainha Má também eram muito próximas, mas Cruella é desequilibrada na maior parte do tempo em que está na tela, e também é muito mais realista quando comparada a uma vilã vinda do mais clássico dos contos de fadas. Cruella tem uma pontuação muito mais alta de “calafrios da vida real”. E ela quer fazer CASACOS com CACHORROS! Fica muito justificada sua posição no ranking, afinal, hoje em dia há muitas pessoas que praticam maus-tratos aos animais.

3. Malévola (A Bela Adormecida)

Estamos realmente no final do jogo agora que estamos falando sobre os três primeiros lugares. E é aqui que as grandes armas saem para jogar, sendo Malévola uma delas. Ela me apavorava mesmo durante o dia quando criança, tanto que ainda sinto uma sensação de desconforto assistindo a cena em que ela atrai Aurora para espetar o dedo na roca.

Era algo sobre seu design de personagem, sua voz tranquila que se transformava em explosões de raiva, sua magia verde… ela era, e é, o material de que todos os melhores vilões são feitos. Ela obteve nota máxima tanto para o quesito icônico quanto para o assustador no universo, e parou a apenas um ponto de tirar 5/5 por seu motivo também.

Seu fator de “calafrios da vida real” foi o que trouxe sua pontuação geral para baixo – como a Rainha Má, Malévola é uma vilã arquetípica e não poderia existir em nenhum outro lugar além de um conto de fadas.

disney

2. Mãe Gothel (Rapunzel)

A chegada da Mãe Gothel como integrante dos vilões da Disney é bastante recente, afinal, Enrolados saiu apenas em 2010. Mas ela é uma antagonista tão magistralmente criada que merece a posição de medalha de prata.

Seu motivo é sólido e alinhado com seu caráter. Ela é assustadora tanto no universo quanto ainda mais assustadora quando trazida para a vida real, com ela sendo uma mestra manipuladora e gaslighter. Cada cena que ela tem com Rapunzel é apenas bandeira vermelha atrás de bandeira vermelha.

Ela também obteve pontos em Malévola por sua música, embora não tenha obtido a nota máxima por “Mother Knows Best – Sua Mãe Sabe Mais”. Apenas uma música obteve os três pontos completos, e é a próxima.

1. Úrsula (A Pequena Sereia)

Ursula é a vencedora indiscutível, porque tudo nela é simplesmente lendário. Seu design de personagem? Incrível. A música dela? Ninguém poderia ouvir “Poor Unfortunate Souls – Escravos da Dor” e não achar que é uma das melhores músicas de vilões de todas. Seu motivo? Sólido. Fator medo no universo? Eu nunca esqueci a maneira como ela cresce e se ergue do mar durante a batalha final do filme. Ela é o equilíbrio perfeito entre engraçado e assustador, com a quantidade certa de linhas icônicas. E também, o que deve ter o melhor riso maligno já ouvido em um filme da Disney.

**

Curtiu a lista? Qual outra vilã você colocaria? Conta pra gente!


Texto traduzido e adaptado de The Mary Sue

Curtiu? Então leia mais sobre vilões da Disney aqui!

Compartilhe: