Confira o bate-papo especial do escultor, ilustrador e artista plástico Eddie Vieira sobre essa tecnologia!

Você pode até não saber, mas provavelmente já deve ter visto diversos itens produzidos em impressoras 3D nos últimos tempos. Também chamado de prototipagem rápida, esse processo permite a impressão de modelos tridimensionais de estruturas variadas através da fabricação aditiva – técnica que sobrepõe finas e sucessivas camadas de material, até que o objeto esteja pronto.

Utilizando esta tecnologia já são impressas peças de máquinas, objetos de decoração, maquiagem, joias, action figures, miniaturas, órgãos e até alimentos a partir desse processo. Os objetos mais conhecidos são feitos usando alguns tipos de plástico como matéria-prima, mas também é possível usar outros materiais, incluindo metal, material de construção e até ingredientes para pizza.

Quer saber mais sobre as possibilidades dessa tecnologia para tornar seus hobbies mais divertidos, produzir materiais úteis e até mesmo ganhar dinheiro? Confira essa entrevista exclusiva do escultor, ilustrador e artista plástico mineiro Eddie Vieira para o Garotas Geeks:

Garotas Geeks: É necessário ser artista ou conhecer de arte para fazer impressão em 3D?
Eddie Vieira: A impressão 3D avançou muito. Você pode ter uma impressora como hobby, mas com treinamento ela pode virar uma fonte de renda e até uma profissão estável.

GG: É preciso saber programar ou entender algum programa específico para conseguir criar um projeto para impressão 3D?
EV: Sim, temos programas hoje que, com estudo, é possível fazer o que imaginar e imprimir em qualidade incrível, com fins decorativos, didáticos, mecânicos, industriais, etc.

GG: Dá pra pintar miniaturas e action figures impressas em 3D?
EV: O processo de pintura e acabamento vem depois. No entanto, há uma variedade de cores e tipos de filamentos e resinas para impressão, o que permite escolher como o usuário quer a sua impressão inicialmente.

GG: Que nível de detalhamento dá pra ter numa miniatura ou num action figure impresso em 3D?
EV: Atualmente, temos impressoras muito avançadas. Podemos replicar até uma digital, poros da pele, texturas de tecido, tudo de forma realista. Com a pintura é possível deixar seu modelo quase fotográfico.

GG: Tem mercado de trabalho para quem quer produzir itens nerd com a impressora 3D?
EV: Hoje em dia, toda a indústria usa impressoras 3D. Há uma grande procura por itens de decoração, festas, personagens, é um vasto mercado para quem quer investir pouco e se aventurar, mesmo como hobby.

Eddie VieiraEddie Vieira - Escultor, ilustrador e artista plástico - Foto: Casa dos Quadrinhos/Divulgação
Escultor, ilustrador e artista plástico, atua no mercado nacional e internacional e como docente na CDQ – Escola Técnica de Artes Visuais e Digitais em Belo Horizonte.

Principais trabalhos: Hitless (EUA), Dread Alive (EUA), Astronauta MSP, Espadachim de Carvão, Brigadeiro Rui Moreira Lima, Carnaval de Outrora, estátuas Valente, Mônica MSP, fanarts hiperrealistas de Adão Negro, Venom, Homem de Ferro, Batman e vários outros.

Confira mais artes geeks no GG!

Compartilhe: