Que tal aprender a famosa língua de Khal Drogo?

Quem é fã de Game of Thrones deve saber que Dothraki e o Alto Valiriano são as principais línguas “estrangeiras” faladas na história de George R. R. Martin. E uma das línguas mais BADASS da série é, sem dúvida, o Dothraki. (afinal, quem não quer um Khal Drogo falando no cangote “Jalan atthirar anni” (My moon and stars)?)
O principal responsável pela criação dessas línguas de Game of Thrones é David Peterson, formado pela Universidade da Califórnia em San Diego e integrante da Sociedade de Criação de Linguagens, organização que se dedica às conlangs (sigla em inglês que significa “língua construída”, diferente das línguas naturais que surgem de maneira espontânea).
A boa notícia é: agora você pode aprender Dothraki online! \o/

O site www.dothraki.org oferece um dicionário completo online (disponível para download em PDF aqui!), além de um fórum e uma wikia sobre a língua.
Além disso, o site também fala um pouco sobre o Alto Valiriano, mas ainda não oferecem dicionários sobre a língua.

HUE!
HUE!

E COMO EU FALO “VAI TOMAR NAQUELE LUGAR” EM DOTHRAKI, TAMIRYS?
Quando aprendemos uma língua nova a primeira coisa que queremos saber é: XINGAMENTOS!
Segundo David Peterson, criador do Dothraki, “o Dothraki é um idioma abençoado com muitos palavrões”. A palavra “Ifak” significa “estrangeiro”, mas de maneira pejorativa, uma ofensa severa na língua. “Choyo” é bunda, enquanto “graddakh” seria a mesma coisa que “merda” e “govak” poderia ser traduzido para “patife”.
No total, são mais de 4 mil palavras em Dothraki! D: (haja palavrão pra aprender, hein? HUE)
Mas agora vem a melhor parte: em Outubro deste ano, David Peterson irá lançar um livro sobre todo o universo da língua Dothraki! O livro custará US$30 e já está em pré-venda aqui.
Mas enquanto Outubro não chega, para quem quiser aprender a língua, basta acessar o site www.dothraki.org, fuçar o dicionário online e as discussões nos fóruns.

Fonas chek! o/ (também conhecido como “Tchau!” ^^)

Compartilhe: