Mistério de 19 anos foi resolvido com revelações surpreendentes da pessoa que desenhou esse mistério!

Agora que o Studio Ghibli fez o movimento sem precedentes de lançar 400 imagens de seus filmes gratuitamente para o público baixar e usar“dentro do razoável”, é importante lembrar – houve um acontecimento seguinte que foi também inesperado. Um dos animadores que trabalhou no filme A Viagem de Chihiro aproveitou a oportunidade para compartilhar com a internet algumas das cenas que ilustrou, junto com algumas revelações bem legais.

O animador que divulga os segredos é Hiromasa Yonebayashi, de 47 anos, que trabalhou no Studio Ghibli por 18 anos antes de partir em 2014 para fundar sua própria empresa de animação, o Studio Ponoc.

Yonebayashi compartilhou alguns conhecimentos internos em uma série de tweets que rapidamente se tornaram virais (tradução a seguir):

O Studio Ghibli diz que não há problema em usar essas imagens livremente, então sobre meus quadros principais: A Viagem de Chihiro foi meu primeiro longa-metragem, então, embora estivesse nervoso, pesquisei uma variedade de coisas enquanto desenhava. Para fazer a parte em que Haku é alimentado com o dango, todos nós do Studio tivemos que interagir com um cão de raça bem grande e observar seus movimentos.

Isso explica os movimentos realistas entre Chihiro e Haku em sua forma de dragão.

Imagem: Studio Ghibli

As pessoas se divertiram com essa revelação, mas esse não foi o fim das informações dos bastidores, então Yonebayashi continuou:

Estava escrito no storyboard que a comida macia e flácida que o pai come é o estômago de um peixe chamado celacanto. Se Haku se move rapidamente e para de repente, então não tem muitos quadros-chave, tornando a cena super simples. Se Chihiro está tremendo e nervosa, então há muitos quadros-chave, tornando a cena dolorosa de fazer.

Como a personagem principal se separa de seus pais e foge para um mundo estranho cheio de espíritos mágicos, a representação de Chihiro requer muitos quadros originais super detalhados para ajudar a transmitir suas emoções e atrair o público para sua situação.

Imagem: Studio Ghibli

Mas pera, vamos voltar por um segundo e dar uma olhada na revelação mais “explosiva” aqui: a comida não identificada comida pelo pai de Chihiro é o estômago de um celacanto ?? Aquele pedaço estranho, meio esbranquiçado e parecido com uma cebola, sei lá… bom, parecido com alguma coisa (retratada no prato da imagem abaixo) tem sido um tópico de especulação entre os espectadores com olhos de águia por quase 20 anos.

Imagem: Studio Ghibli

E é meio difícil mesmo assistir essa cena e não se perguntar o que raios é isso que ele está comendo.

Alguns argumentaram que a comida misteriosa é o estômago de um cordeiro, enquanto outros juraram que é uma comida de rua taiwanesa chamada ba-wan, que é feita de uma massa translúcida feita de amido de batata doce:

A teoria ba-wan está ligada ao boato popular de que a cidade de A Viagem de Chihiro foi inspirada em Jiufen, um ponto turístico popular em Taiwan:

No entanto, a comida misteriosa que tem confundido os espectadores por anos finalmente foi revelada como o estômago de um celacanto. Embora as fotos do estômago em si não possam ser encontradas na internet, os celacantos são tipos raros de peixes que se pensava serem “fósseis vivos”.

Yonebayashi continua explicando:

Aparentemente, isso não foi escrito no storyboard… talvez tenha sido escrito no layout desenhado pelo diretor Miyazaki? A propósito, foi retocado para ficar cerca de três vezes mais gelatinoso do que a imagem original.

Parece que Yonebayashi foi de alguma forma lembrado de que a direção para desenhar o estômago do celacanto não aparecia no storyboard, mas no layout original desenhado por Miyazaki. De qualquer forma, é uma revelação bem surpreendente. Algumas das reações foram colocadas em citação abaixo:

“O que?! Eu pensei que isso era para ser um ba-wan? ”
“Sempre pensei que fosse uma espécie de cebola mágica!”
“Não é uma codorna cozida no vapor que se transformou em gelatina?”
“Bem, os celacantos certamente parecem ser de outro mundo, então ainda é misterioso.”
“Isso significa que alguém no estúdio realmente comeu um celacanto?”
“Há muito tempo (mais de 30 anos), alguma revista de mangá publicou sobre comer celacanto, então talvez seja daí que eles tiraram a ideia?”

Levando em consideração o amor do renomado estúdio pela natureza e por toda a flora e fauna encontradas nela – já que é um tema recorrente em muitos de seus filmes – é bem provável que a equipe tenha usado uma foto mesmo ou a imaginação para desenhar o estômago do peixe, tomando liberdades criativas com ele pra mais tarde realçar sua textura estranha e flácida.

Então, o segredo por trás da comida misteriosa que deixou os espectadores perplexos por 19 anos pode finalmente ser enterrado, graças a esta revelação. Mas, quando se fala de Studio Ghibli, sempre parece que haverá mais surpresas no futuro.


Fonte: SoraNews24

Leia mais sobre o Studio Ghibli aqui no site!

Compartilhe: