O filme foi banido em vários países.

Como sua personagem de Eternos, Thena, Angelina Jolie defende ferozmente o que ela acredita ser certo. Depois que fontes sugeriram ao The Hollywood Reporter que a Arábia Saudita, Catar e Kuwait baniram o filme da Marvel por causa da inclusão de um casal do mesmo sexo, Jolie disse a repórteres, que se sentia triste com o público nos países do Golfo, onde a homossexualidade é ilegal (a Disney teria optado por não fazer as várias edições solicitadas pelos censores locais). A vencedora do Oscar também disse que continua “orgulhosa da Marvel por se recusar a cortar” cenas que mostram o super-herói Phastos (interpretado por Brian Tyree Henry) beijando seu marido na tela, Ben (Haaz Sleiman) – o primeiro selinho LGBTQ+ na história do MCU.

“Ainda não entendo como vivemos em um mundo hoje em que ainda existem [pessoas] que não veriam a família de Phastos e a beleza dessa relação e desse amor”, acrescentou Jolie sobre os personagens, que também compartilham um filho chamado Jack. “Qualquer um que se sente zangado com isso, ameaçado por isso, não aprova ou aprecia isso é ignorante”.

Sleiman afirmou ter sentimentos semelhantes em relação aos países em questão, recentemente dizendo à Variety que ele foi às lágrimas ao saber da resposta da Disney à tentativa de censura. “Não tenho respeito por esses governos”, disse ele depois de descrevê-los como “ignorantes e patéticos”. Ele acrescentou: “Eles mostraram ao mundo que não são apenas uma desgraça para a humanidade, mas para Deus. Espero que isso inspire o povo saudita, o povo do Kuwait e o povo do Catar a lutar”.

Tradução: [Isso aí! (Estou) tão incrivelmente orgulhoso da @disney@marvelstudios e @chloezhao  por sua integridade. Por se esforçar para ter certeza de mostrar a real VERDADE do mundo em que existimos. Chega de fanatismo. Chega de racismo. Chega de machismo. E chega de HOMOFOBIA!!! Os artistas estão aqui para perturbar a paz!

Imagem: Eternos banido em países árabes após a Disney se recusar a censurar beijo gay.]

Em uma entrevista de fevereiro de 2020 com a Logo NewNowNext, Sleiman descreveu o beijo do filme como “lindo, muito comovente”, admitindo que “todos choraram no set” quando ele e Henry filmaram a cena. “Para mim é muito importante mostrar como uma família queer pode ser amorosa e bonita”, explicou ele.

Brian Tyree Henry é um ator tremendo e trouxe tanta beleza para este papel, e em um ponto eu vi uma criança em seus olhos, e acho que é importante para o mundo ser lembrado de que nós, na comunidade queer, éramos todos crianças em um ponto. Esquecemos isso porque sempre somos descritos como sexuais ou rebeldes. Esquecemos de nos conectar nessa parte humana.

Embora as tentativas de censura dessas nações específicas do Golfo não tenham sido inesperadas, o filme ainda está programado para ser lançado em 11 de novembro nos Emirados Árabes Unidos. Antes da proibição do filme, a diretora vencedora do Oscar Chloé Zhao expressou seu desejo de deixar os temas LGBTQ+ intactos em seus filmes. “Não sei todos os detalhes, mas acredito que houve discussões e há um grande desejo da Marvel e de mim – conversamos sobre isso – de não colocar cortes no filme. Dedos cruzados”, disse ela ao IndieWire em outubro. A diretora de Nomadland também descreveu o primeiro super-herói abertamente gay do MCU como alguém que descobre que vale a pena lutar pela humanidade através do amor de seu marido e filho.

A presidente e CEO da GLAAD (Gay & Lesbian Alliance Against Defamation, ou Aliança Gay e Lésbica Contra Difamação), Sarah Kate Ellis, elogiou o estúdio por “mudar o jogo para o que significa ser um super-herói na tela de uma forma que o público em todo o mundo aplaudirá”, em uma declaração, apontando para uma tendência de existir poucos personagens LGBTQ em grandes lançamentos de estúdio, a maioria dos quais recebem menos de três minutos de tempo na tela. “Mas os personagens de Phastos, seu marido e seu filho desempenham papéis essenciais em Eternos que definirão um novo padrão para a inclusão LGBTQ em todo o gênero”, acrescentou ela.

Jolie certamente concorda.


Fonte: Bustle

Leia mais sobre Eternos aqui no site!

Compartilhe: