Alexa é o mais novo dispositivo da Amazon, mas será que vale a pena? Te ajudaremos a tirar suas próprias conclusões a seguir.

E se ao invés de pegar um smartphone ou ir até computador você pudesse simplesmente dizer: “Lembre-me de comprar Pão”, “Reproduza um pouco de musica clássica”, ou “Como se fala “queijo” na língua Sindarin?” no meio da sua sala de estar?

Grandes empresas de tecnologia estão apostando que essas interfaces ativadas por voz serão o grande futuro da interação com nossos computadores. Alexa da Amazon veio para competir com a Siri da Apple e Cortana da Microsoft, Moto X e Kinect para Xbox 360, que também oferecem escuta perpétua por seus controles de voz.

Na semana passada, a Amazon lançou um produto bem fora dos padrões, o Echo. O Echo é um orador inteligente de 199 dólares que se assemelha a um Siri sem nenhuma tela. Ele tem um microfone de campo distante que pode ouvir vozes claramente, mesmo a grandes distâncias. Ao proferir a palavra-chave ” Alexa “, a assistente virtual ganha vida, pronta para responder suas perguntas, fornecer atualizações de notícias e marcar lembretes pessoais.

141111181539-amazon-echo-story-top

O dispositivo possui a inteligência e a voz de reconhecimento semelhantes a Siri e, mesmo quando está em modo “asleep”, é possível chamá-lo pela frase gatilho que vai ligá-lo e iniciar a transmissão de sua voz para a nuvem. Diferentemente de Siri, que possui o ” Hey Siri “, que só funciona quando o dispositivo está ligado.

Comercial legal e meio bizarro do Echo em Inglês

No entanto, a novidade foi mal vista para alguns cidadãos da Web. Eles alegam que 200 dólares por uma Siri melhorada é um preço muito caro, e que a Amazon tem talento para produzir Fails em tecnologia. (AÍ QUE MALDADE)

 

E muitas paródias já foram feitas sobre o dispositivo, infelizmente estão em inglês:

Computadores que entendem a linguagem falada regularmente,  que podem seguir instruções e conversar com você, por enquanto são meros sonhos que herdamos da ficção científica, por exemplo a famosa “Computer “, de Star Trek HAL 9000 e do  filme “Her”. Porém, infelizmente, ainda estamos muito longe de assistentes artificialmente inteligentes. Mas com o crescimento dessas interfaces ativadas por voz com produtos como Echo e Siri em um futuro não tão distante assim, cada aparelho em sua casa poderá responder aos seus comandos.

Imagina? Interagir com todos os seus eletrônicos? Chegar em casa e dizer “O que tem na geladeira?” e a mesma responder?  (Só penso em comida)

 

O dispositivo  está disponível nos EUA por US$ 199 (US$ 99 para clientes Amazon Prime) e não há comentários sobre a disponibilização internacional do produto.

 

Eu achei o produto meio desnecessário, pelo preço que já é caro até para os americanos, por ser um dispositivo que só fica na casa e pelo fato de não trazer nada de TÃÂO novo assim.

Pelo menos o Echo  já é uma esperança de que um dia criem um J.A.R.V.I.S, né?

Compartilhe: