Vish…

A Netflix anunciou que a quarta e final temporada da brilhante série Cara Gente Branca (Dear White People, no original) será um musical. Sim, a temporada inteira.

Promovida como “tanto um evento afro-futurista quanto inspirado nos anos 90”, o trailer divulgado pela Netflix afirma que “às vezes, a única forma de seguir em frente é voltar atrás”. E levando em consideração que a série gosta de explorar diferentes camadas, esperamos que o Volume 4 da série também vá apelar para a nostalgia. Por enquanto, porém, tudo que podemos fazer é analisar esse teaser de 47 segundos.

Talvez o novo tema não devesse surpreender – levando em consideração que o foco da série é uma locutora de rádio negra (interpretada por Logan Browning) e as temporadas são chamadas de “Volumes” (o que acabamos de perceber) – mas a notícia de que a quarta temporada será um musical pegou muitos fãs de surpresa. Uma temporada inteira teatral é uma mudança enorme no modelo da série.

O trailer teve recepção dividida. Como acontece sempre que racistas são lembrados de que essa excelente série existe, a turma que acha que “racismo reverso” existe acaba saindo dos esgotos para pedir por um boicote. A diferença dessa vez é que parte dos fãs negros também está chateada, ou pelo menos confusa com essa virada musical.

Trad.: [A temporada final de Cara Gente Branca vai ser musical?]

Trad.: [Essa nova temporada de Cara Gente Branca da Netflix está realmente estranha]

Trad.: [Eu não esperei esse tempo todo pelo retorno de Cara Gente Branca pra eles transformarem a série em High School Musical]

E apesar de boa parte dos tweets reagindo serem piadas, eles também são emblemáticos quanto às preocupações do público. O medo de que a série possa banalizar a opressão ou deixar para trás o seu público-alvo é real.

Nós também estamos receosas sobre como a Netflix vai lidar com isso (ainda mais depois do que houve com O Mundo Sombrio de Sabrina…). Mas apesar do estereótipo de que musicais são sempre melodramas bobos, a verdade é que eles podem servir como uma forma única de lidar com tópicos cheios de nuances, e só nos resta esperar para ver como essa temporada vai se desenrolar.

Eles vão conseguir fazer dar certo? Não dá pra saber. A equipe criativa é capaz de fazer coisas interessantes, como já vimos nas temporadas anteriores. E é bom saber que o criador da obra, Justin Simien ainda é o responsável pelo projeto como roteirista, produtor e co-showrunner.

Cara Gente Branca é o que Grown-ish tenta ser. E se alguém pode fazer com que essa ideia saia de forma agradável, certamente é o elenco da série. Isso é, se todos eles souberem cantar.

Trad.: [Mas será que o elenco branco da série sabe cant-]

E essa ideia de que pessoas negras não gostam de teatro ou musicais é completamente equivocada e racista. E temos uma geração inteira de fãs de Hamilton aí para provar isso.

Trad.: [A última temporada de Cara Gente Branca vem no mês que vem E vai ser um musical negro? Essa é a coisa mais majestosa que eu já vi na vida.]

Trad.: [Eu-Eu estou meio animada com a última temporada de Cara Gente Branca ser um musical]

Gostar de musicais não é uma “coisa de gente branca” – e seria ótimo ver essa temporada lidar com esse tipo de atitude ultrapassada. A série já quebrou a quarta parede por algumas vezes e deveria continuar fazendo isso.

Mas mesmo os fãs mais assíduos podem achar que 10 episódios musicais sejam um pouco demais. Se um episódio já pode causar esse tipo de reação (de novo, lembram do final de Sabrina?), quem dirá uma temporada inteira. Esperamos com um otimismo contido.

A quarta temporada de Cara Gente Branca tem lançamento previsto para o dia 22 de setembro, na Netflix.


Fonte: The Mary Sue

Leia mais sobre Cara Gente Branca aqui no site!

Compartilhe: