Mais de 500 personagens são reunidos!

Em 1923, Walt Disney chegou à Califórnia com a esperança de vender o seu cartoon  Alice’s Wonderland para algum distribuidor que pudesse transformar aquela peça piloto em uma série de outros desenhos no mesmo universo. Em 16 de outubro daquele ano, Walt teve sucesso, tornando aquela a data em que tudo começou. Um século depois, o curta Era uma vez um Estúdio, dirigido por  Dan Abraham e Trent Correy, chega à plataforma de streaming Disney+ reunindo 543 personagens de 85 longas e curtas-metragens em comemoração ao centenário do estúdio.

A trama começa quando todos os funcionários deixam a sede da Disney depois de um dia de trabalho. Assim que as portas são fechadas, Mickey Mouse e Minnie saem dos quadros na parede e começam a reunir todos os outros personagens da empresa para uma foto em família na fachada do prédio. 

Era uma vez um estúdio. Imagem: Disney

Personagens de filmes muito diferentes (desde o primeiro longa da Disney, Branca de Neve e os Sete Anões, até o mais recente, Mundo Estranho) interagem uns com os outros como se já se conhecessem. A sensação é de assistir toda a sua infância em um único curta de oito minutos. A mistura de 2D e 3D na produção se dá uma vez que os personagens surgem em suas formas originais, provocando uma mescla de estilos de animação interessante de ver na tela.

Era uma vez um Estúdio. Imagem: Disney

O curta levou dois anos para ser finalizado e reuniu mais de cem pessoas na sua produção, incluindo ex-animadores e atores que retornaram para fazer as vozes originais dos seus personagens. Logo no início do curta, somos apresentados ao animador Burny Mattinson, o funcionário mais antigo da Disney que fez uma participação especial em Era uma vez um Estúdio. Mattinson começou sua trajetória na empresa em 1953, acumulando 70 anos de serviço em diferentes cargos desde a sua morte em fevereiro deste ano. Ele atuou como assistente de animação em filmes como A Dama e o Vagabundo, A Bela Adormecida e 101 Dálmatas, também trabalhou em Mogli – O Menino Lobo, A Bela e a Fera, Aladdin e mais uma infinidade de produções.  Felizmente, Mattinson teve a oportunidade de assistir ao curta ainda em fase de finalização antes da sua morte.

Burny Mattinson. Imagem: Divulgação/The Walt Disney

Era uma vez um Estúdio sem sombra de dúvidas traz de volta toda a magia da Disney que, embora um tanto adormecida nos seus últimos longas, ainda está viva nas histórias e nos personagens fantásticos criados por pessoas tão sonhadoras quanto Walt Disney foi um dia. Com frames incríveis reunindo personagens icônicos e uma narrativa emocionante na sua simplicidade (o desafio de reunir uma família tão grande para uma foto comemorativa) deixam os fãs mais apaixonados com o coração quentinho e os olhos cheios de lágrimas.

Leia mais sobre a Disney no GG!

Compartilhe: