Não é a primeira vez que a Disney é acusada de não pagar os seus artistas!

Em 30 de agosto, a Força-Tarefa Conjunta #DisneyMustPay (#DisneyDevePagar, em português) do The Science Fiction and Fantasy Writers of America (Os Escritores de Ficção Científica e Fantasia da América, em português) emitiu uma declaração em apoio ao processo da atriz Scarlett Johansson contra a Disney. Eles não mediram as palavras, declarando que a Disney tem “um padrão de comportamento que força os criadores a pularem obstáculos desnecessários e tediosos para receber os pagamentos combinados”.

Em uma batalha cada vez mais acirrada e pública, Johansson está processando a Disney por violar sua estrutura de pagamento contratual e alegando perda de lucros devido à distribuição em streaming de Viúva Negra. O processo judicial de alto perfil continua a chegar às manchetes, com grupos feministas recentemente gritando “ataques de caráter de gênero” pelo mega-conglomerado enquanto tentam lutar contra as reivindicações de Johansson. Falamos recentemente sobre a Disney querer uma arbitragem privada ao invés de um processo público.

A Força-Tarefa #DisneyMustPay se dedica a garantir que os criativos recebam o que lhes é devido pela Disney, que dizem ter um longo e inescrupuloso histórico de negação de pagamento. Sem responsabilidade, a Disney, eles escrevem, “continuará encontrando novas maneiras de evitar pagar as pessoas por sua criatividade e honrar seus contratos”.

Aqui está a declaração de apoio total a Johansson, por meio do SFWA:

A Força-Tarefa Conjunta #DisneyMustPay pede à Disney que respeite o trabalho profissional e artístico de Scarlett Johansson no filme Viúva Negra. A primeira maneira de respeitar a Sra. Johansson é pagá-la adequadamente e não usar manobras contratuais antiéticas para evitar o pagamento. Esta não é a primeira vez que a Força-Tarefa vê a Disney tentar essa distorção da linguagem contratual.

A Força-Tarefa Conjunta #DisneyMustPay está trabalhando para garantir que os contratos sejam honrados para todos os criadores. Isso inclui escritores, atores, ilustradores e outros artistas. A Disney tem um padrão de comportamento que força os criadores a pularem obstáculos desnecessários e tediosos para receber os pagamentos combinados. Eles continuam encontrando novas maneiras de evitar pagar as pessoas por sua criatividade e honrar seus contratos. A Disney deve pagar a todos os criadores por seu trabalho, e a Força-Tarefa Conjunta #DisneyMustPay  está liderando o caminho para garantir que isso aconteça.

Imagem: Marvel

A Força-Tarefa Conjunta #DisneyMustPay inclui muitas outras guildas e associações, e busca ajudar a coletar royalties e dinheiro devido contratualmente de uma série de propriedades sob a égide da Disney, incluindo BOOM! Studios, Dark Horse Comics, Disney Publishing e 20th Century Fox. Eles têm apoio adicional de escritores conhecidos da Força-Tarefa, como Neil Gaiman, Mary Robinette Kowal e Chuck Wendig.

A Força-Tarefa Conjunta #DisneyMustPay  identifica e orienta autores e outros criadores que podem estar devendo dinheiro. A Disney se recusa a cooperar com a Força-Tarefa Conjunta para identificar os autores e outros criadores afetados. A Força-Tarefa foi formada pela Science Fiction and Fantasy Writers of America, Inc. (SFWA) e inclui o Authors Guild, Horror Writers Association, International Association of Media Tie-In Writers (IAMTW), International Thriller Writers, Mystery Writers of America, National Writers Union, Novelists, Inc., Romance Writers of America, Sisters in Crime (SinC), Writers Guild of America West (WGAW) e Writers Guild of America, East (WGAE). Os escritores individuais da Força-Tarefa são Neil Gaiman, Lee Goldberg, Mary Robinette Kowal, Chuck Wendig e Tess Gerritsen.

Texto traduzido e adaptado do The Mary Sue.

Leia mais sobre Viúva Negra aqui.

Compartilhe: