A luta pelos royalties aos criadores por parte do mega estúdio Disney acaba de ganhar um novo aliado.

A BOOM! Studios acaba de se unir à força-tarefa Disney deve pagar em seus esforços para que os criadores e autores responsáveis por grandes franquias voltem a receber royalties por seus trabalhos. Ainda que a BOOM! tenha se tornado conhecida por publicar títulos indies, como Lumberjanes, eles também publicaram obras licenciadas como Buffy: A Caça-Vampiros, anteriormente propriedade da Fox e, atualmente, parte do catálogo da Disney, desde a fusão das empresas.

“A Boom Studios apoia fortemente todos os criadores no recebimento de relatórios e pagamento de royalties a que eles são contratualmente devidos. Quando temos obrigações, nós as honramos”, afirmou Filip Sablik, presidente de publicações e marketing da BOOM!.

Nós estamos felizes por trabalhar tanto com a Força Tarefa da Disney quanto com o nosso licenciador da Disney para resolver a situação de uma forma que todos saiam satisfeitos.

Ele adicionou que a Força-Tarefa “acredita que a Boom Studios não foi informada sobre os escritores a quem eram devidos os royalties quando a Disney transferiu os direitos de mídia para eles”.

Mas quem é essa força-tarefa e pelo que estão lutando? A Disney Must Pay Joint Task Force (Força-Tarefa Conjunta Disney Deve Pagar, em tradução livre) foi formada para ajudar autores “que possam ser credores de valores relativos à descontinuação dos royalties e declarações relativos a trabalhos criativos associados à mídia”. O grupo inclui a organização , dos Escritores de Ficção Científica e Fantasia dos EUA, que também vem tentando conscientizar as pessoas sobre o problema que gerou a hashtag #DisneyMustPay.

O grupo ganhou destaque no ano passado, com uma declaração do novelista de Star Wars, Alan Dean Foster. Conhecido por escrever a novel original de Star Wars: Uma Nova Esperança e incontáveis obras de Star Wars no gênero, ele possuía um contrato com 0,5% de royalties sobre as vendas, mas não recebeu nenhum pagamento desde que a Disney comprou a Fox. Esses royalties, que somam alguns milhares de dólares, não causariam nenhum prejuízo à megacorporação bilionária, então fica a pergunta: por que a Disney não está pagando os seus escritores?

Em uma carta aberta para a Disney, Foster escreveu:

Todos esses livros ainda estão sendo impressos. Eles ainda geram lucros. Para vocês. Quando uma empresa compra outra, ela também adquire as suas obrigações e não apenas as propriedades. Vocês estão certamente estão se beneficiando das propriedades. Eu gostaria muito de receber a minha minúscula (que não é tão pequena assim para mim) parcela.

A presidente da SFWA, Mary Robinette Kowal, publicou uma declaração de apoio a Foster e outros novelistas, afirmando:

O problema maior tem o potencial para afetar todos os escritores. O argumento da Disney é que eles compraram apenas os direitos e não as obrigações contratuais. Em outras palavras, eles acreditam que podem publicar os trabalhos, mas que não são obrigados a pagar aos escritores, não importando o que afirmam os contratos. Se deixarmos isso continuar, poderá criar um precedente que fundamentalmente alterará a forma como os direitos autorais funcionam nos Estados Unidos. Tudo que uma empresa precisará fazer para quebrar um contrato é vender a obra para uma empresa irmã.

Em respostas ao anúncio da BOOM!, Kowal ainda afirmou que

A Boom Studios não é a culpada aqui, e a força-tarefa #DisneyMustPay expressa a sua gratidão por eles terem tomado a liderança com seu apoio… Com a ajuda deles, seremos capazes de acelerar o processo de localização de escritores que podem ter sido afetados por essa transferência de direitos pela Disney. Eu queria que a Disney também se dispusesse a trabalhar conosco.


Fonte: TheMarySue

Compartilhe: