Aproveitando o lançamento de HOJE da segunda temporada!

O romance distópico de Margaret Atwood “The Handmaid’s Tale” (O Conto da Aia) foi publicado em 1985, no entanto a adaptação  da Hulu e sua sombria mas profundamente emocional história de opressão feminina foi uma das melhores e mais emocionantes (e infelizmente mais atuais) séries de TV de 2017. E esse é com certeza o caso novamente com a segunda temporada em 2018.

Embora aconteceram algumas mudanças e adições significativas, a primeira temporada de The Handmaid’s Tale seguiu a estrutura básica do clássico romance de Margaret Atwood, até o final da jornada de Offred. Isso significa que a próxima temporada, para melhor ou pior, nos mostrará uma nova chance de explorar Gilead – e o mundo em que ela habita. Então, aqui está o que gostaríamos que a segunda temporada nos contasse mais sobre:

ALERTA DE SPOILERS!

1 – Como exatamente as pessoas se tornaram inférteis?

handsmade 1

Esta pergunta se baseia na ascensão de Gilead como resultado de medo, pânico e muito oportunismo em cima da crise de infertilidade. Até agora sabemos que essa crise se manifesta nos EUA e México, mas e quanto ao resto do mundo? Se isso é algo que leva a um cenário internacional, quão grave seria? O ponto principal é que ninguém realmente disse porque a infertilidade está acontecendo e quantas pessoas ela afeta. Seria ótimo poder ter um pouco mais de ideia sobre o assunto num olhar mais amplo.

2 – O que está acontecendo nas colônias?

handsmade 2

As colônias são basicamente o Krampus de Gileade, uma ameaça sempre crescente que atinge cidadãos que se comportam mal no país religioso. Se você for enviado para lá, você está basicamente fadado a morrer – pelo menos é nisso que somos levados a acreditar. Na série, as colônias são partes da América do Norte que foram contaminadas pela poluição e pelos resíduos radioativos. Gilead envia criminosos, aias fracassadas e outras pessoas de fora para viver suas vidas como escravos, limpando resíduos tóxicos até que morram. No entanto, há tantas perguntas não respondidas sobre as colônias que precisam ser abordadas que fica difícil enumerar, mas as principais seriam: quão grandes são as colônias e como Gilead controla todas elas? Elas são tão ruins quanto as pessoas temem ou Gilead exagerou ou criou um mito para manter as pessoas na linha? E a maior pergunta é: onde diabos o Mayday está se escondendo? Porque afinal de contas o local seria o esconderijo perfeito, desde que eles pudessem se proteger da poluição.

3 – Como foi a guerra?

handsmade 3

De todos os problemas da série, a forma como ela lida com a linha de tempo histórica é o maior.  Há vários episódios que mostram como Gilead se espalhou pelos Estados Unidos, ganhando seguidores e se preparando para assumir o governo, mas ainda não há explicação de como a guerra aconteceu e como diabos os cidadãos americanos poderiam ter permanecido tão ignorantes sobre o grupo que assumiu o seu país. Talvez voltar um pouco na história tomando como ponto de partida como o filho de Rita, a criada dos Waterford, seria a melhor porta de entrada para aprender mais sobre o conflito.

4 – O que a Gilead está fazendo com os filhos das Aias?

handsmade 4

O bem mais precioso de Gilead são as crianças e é por isso que criaram o sistema de aias em primeiro lugar. No entanto, não sabemos exatamente o que a República está fazendo com elas. Na série vimos o grupo de crianças de Gileade desfilando em frente ao embaixador mexicano, bem como algumas garotas da escola. Mas sabemos pouco sobre como as crianças de Gilead estão sendo educadas, como estão lidando com a separação dos pais e qual o propósito a República quer que elas sirvam no futuro. E já que revelaram a localização de Hannah, fixar um pouco os holofotes nela seria um bom começo (e claro, com uma atriz mirim um pouco mais velha para corresponder à linha de tempo da história). Mas as questões que permeiam essa pergunta são: os meninos são recrutados como Filhos de Jacó? As meninas já são testadas para fertilidade e treinadas como futuras aias? Além disso, quais crianças se lembram de seus pais e o que pensam deles agora? Como as crianças são o futuro, seria inteligente mostrar o que exatamente o futuro implica.

5 – Como o mundo vê Gilead?

handsmade 5

Gilead pode se isolar do resto do mundo, mas pode apostar que o resto do mundo não está se isolando de Gilead. Como aprendemos no final da temporada, vários países estão trabalhando com o Canadá para abrigar refugiados da República. Não parece que Gilead tenha muitos amigos…  Na série, seu único parceiro comercial conhecido é o México – e no livro, o país hospeda turistas japoneses. Agora que Moira conseguiu chegar no Canadá, fria sentido expandir o escopo e nos dar uma idéia do que o mundo pensa de Gilead e se outras nações estão se incomodando em fazer algo a respeito.

6 – Qual é a porra do problema da Tia Lydia?

handsmade 6

Tia Lydia é o maior exemplo de crente que segue incondicionalmente as ordens. Ela é totalmente dedicada à missão da Gilead e vê isso como o caminho certo para ela e o resto do país. Mas quando ela chora por causa de Janine estar prestes a ser apedrejada, uma pequena ideia surgiu: estaria Tia Lydia em conflito com Gilead? Seu amor pelas aias parece meio conturbado e nos deixa cheios de dúvidas pelas controvérsias. Seria interessante mostrar o passado dela, como ela se juntou à causa de Gilead. É difícil acreditar que ela foi forçada a entrar naquela vida, vista sua dedicação à causa. O episódio “A Woman’s Place” fez um excelente trabalho ao mostrar a complacência feminina na sociedade patriarcal de Gilead, então uma lição de história sobre as Tias, centrada na jornada de Lydia, aumentaria isso.

7 – Uma guerra civil está a caminho?

handsmade 7

O epílogo de The Handmaid’s Tale indica que houve muitas disputas internas em Gilead até a sua queda. Não parece ter havido uma guerra civil direta, mas houve conflitos internos que geraram descontentamento. Isso é algo que estamos vendo ecoar no personagem de Andrew Pryce, um Olho que está determinado a “limpar” Gilead de sua corrupção. Parece que ele vai desempenhar um papel maior na próxima temporada, como a bússola moral de Gilead que se recusa a se dobrar ou quebrar para os outros comandantes. Dado o papel de Pryce nos Filhos de Jacó e seus problemas claramente óbvios com a liderança de Gilead, parece possível que o descontentamento possa se transformar em algo maior. Eu pessoalmente adoraria ver uma espécie de guerra civil dentro de Gilead.

8 – Onde está a mãe de Offred?

handsmade 8

A mãe de Offred é uma figura chave no livro, demonstrando o choque ideológico entre o feminismo da segunda onda e da terceira onda (embora já tenha discussões que estamos na quarta onda ou perto da quarta onda atualmente). No livro, Offred descobre de Moira que sua mãe foi enviada para as Colônias, dando a entender que ela morreu de servidão forçada no ambiente tóxico. No entanto, até o momento, não houve menção da mãe de Offred na série. Pessoalmente, eu adoraria ver a mãe de Offred como uma figura chave no Mayday e no resgate de June! Também daria ao programa uma chance de demonstrar as complexidades internas do feminismo como um movimento social.

***

E você, que outras perguntas têm sobre a série que espera respostas na segunda temporada?

The Handmaid’s Tale retornou nesta quarta-feira, 25 de abril, na Hulu.


Traduzido e adaptado do io9. Créditos de imagens: George Kraychyk (Hulu)

Compartilhe: