Bem-vindo aos anos 80!

Esse final de semana parei para assistir a tão falada Stranger Things. A mais nova série original da Netflix possui 8 episódios retratados na década de 80 e com boas doses de humor, suspense e terror. Para quem viveu e/ou assistiu filmes dessa época como Os Goonies e Conta Comigo tem tudo para gostar da série.

Para entrar no clima, sugiro ouvir uma das músicas que fazem parte da trilha sonora: The Clash – Should I Stay or Should I Go.

A história

Stranger Fingers3

Depois de uma partida de Dungeons & Dragons entre amigos, Will Byers é perseguido por uma espécie de monstro enquanto volta para casa. Will desaparece sem deixar vestígios e cabe a sua mãe, Joyce Byers; seu irmão, Jonathan Byers; o policial, Jim Hopper e seus amigos, Mike Wheeler, Dustin Henderson e Lucas Sinclair descobrir o que aconteceu. Enquanto procuram por Will, o trio de amigos conhece a misteriosa garota de cabelo raspado Eleven (Onze) que pode ajudar a encontrá-lo. Junte isso tudo a um misterioso laboratório, suspense e terror. Cada novo episódio proporciona novas descobertas e sustos.

Os anos 80

Stranger Things

A série se passa em 1983, então se prepare para (re)viver uma das melhores décadas do século XX. As roupas, cabelos, músicas, bicicletas e walkie talkies estão lá. O mundo antes da internet e do smartphone. Stranger Things proporciona aquele sentimento de nostalgia e mata a saudade dos filmes produzidos naquela época.

Os personagens

Stranger Things Elenco

Stranger Things possui diversos personagens cativantes que vão desde os protagonistas mirins Eleven, Mike Wheeler, Dustin Henderson, Lucas Sinclair e Will Byers; os adolescentes Jonathan Byers, Nancy Wheeler e Steve Harrington e os adultos Joyce Byers, Jim Hopper e Dr. Martin Brenner. É possível ver as evoluções marcantes de alguns personagens no decorrer da série como Nancy, Jonathan, Steve, Jim e Eleven. Destaque em especial para as representações femininas!

A volta de Wynona Ryder

Wynona Ryder Stranger Things

A atriz Wynona Ryder merece um tópico apenas para ela. Wynona estrelou nas décadas de 80 e 90 filmes como: Os Fantasmas Se Divertem (1988), Minha Mãe é uma Sereia (1990), Edward Mãos de Tesoura (1990), Drácula de Bram Stoker (1992), A Casa dos Espíritos (1993), As Bruxas de Salem (1996), Alien – A Ressureição (1997), etc. Para mim o último grande filme dela foi Garota, Interrompida (1999). Não que ela tenha deixado de atuar durante todo esse tempo, mas não fez nada que fizesse jus ao seu talento e carreira. Ela foi uma das minhas atrizes preferidas da minha infância! A atriz voltou com tudo em Stranger Things como uma mãe desesperada que faria qualquer coisa para encontrar e salvar seu filho.

As referências

Referência Capitão América

Não faltam referências a E.T. – O Extraterrestre, Conta Comigo, Os Goonies,  os livros O Senhor dos Anéis e O Hobbit, Dungeons & Dragons, X-Men, Star Wars, Alien- O Oitavo Passageiro, as obras de Stephen King, Atari, Poltergeist – O Fenômeno, Clube dos Cinco, etc. As referências são apresentadas às vezes de forma bem óbvia e às vezes de forma bem sutil. Fique atento para não perdê-las!

A trilha sonora

Stranger Things6

A maravilhosa trilha sonora de Stranger Things é constituída de grandes clássicos como The Clash, David BowieThe Bangles, Joy Division, New Order, Jefferson Airplane, Modern English, Foreigner, entre outros. O irmão de Will, Jonathan, grava fitas para o irmão mais novo ouvir. Que ótima influência fraterna <3

Você pode ouvir a trilha sonora no Spotify aqui.

Stranger Things5

Então, vai perder de assistir Stranger Things?

Até o escritor Stephen King aprovou o seriado!

Stephen King

Stranger Things está com a sua segunda temporada garantida 🙂

Assista ao trailer de Stranger Things aqui:

Compartilhe: