Um dos doramas mais esperados dos últimos tempos, baseado na webtoon de mesmo título, é repleto de lições!

True Beauty foi o k-drama mais esperado pela dramaland nos últimos tempos. Seu último episódio foi ao ar em fevereiro de 2021, deixando todo mundo órfão nas quartas e quintas. Com um fandom que já existia por conta da webtoon dividido entre #teamsuho e #teamseojun, o dorama conseguiu contar uma história diferente do quadrinho e trazer muito humor e reflexões.

Depois de rir e chorar em absolutamente todos os episódios de True Beauty, consegui fazer uma listinha de lições que tirei dele. 

Atenção: SPOILERS MÍNIMOS À FRENTE

A importância de ter uma família que te apoia

Quando todo o bullying sofrido por Joo‑kyung (Moon Ga-young) vem à tona, ficamos receosos quanto à reação da sua família, em especial a mãe (Jang Ye-jin, de Parasita) que é uma personagem hilária, mas bem brava. O acolhimento que acontece é sensível, inesperado e essencial para que Joo‑kyung consiga passar por esse momento delicado. Quantas vezes guardamos coisas e não dividimos com nossa família achando que a situação pode piorar? Quando fazemos isso, tiramos da nossa família o direito de nos surpreender e nos apoiar. É imprescindível colocar na balança e tentar não sofrer sozinha todas as vezes. 

Esses irmãos são incríveis!

Seus amigos também têm problemas e vão errar com você 

No drama, a amizade entre Soo-jin (Park Yoo-na) e Joo‑kyung fica abalada por inveja e mesquinharia de Soo-jin. Ela sendo a melhor amiga e ponto de acolhimento de Joo‑kyung, machuca e trai toda uma relação que estava em construção ainda.

Soo-jin tem uma história de família que inclui abusos e violência. Sua incapacidade de lidar com isso e guardar tudo para si mesma termina machucando todos ao redor dela.

Soo-jin cuidando da amiga

Ter uma conversa franca pode parecer difícil para algumas pessoas, mas quando ela acontece sem apontamentos, com verdade e afeto, tudo pode ser diferente. Assumir nossas vulnerabilidades é importante e tirar as pessoas de um lugar onde “não se pode errar” é essencial. Somos humanos, passíveis a erros e, principalmente, aqueles que amamos mais. 

Para ser você mesma é preciso MUITA coragem

Depois de sofrer muito bullying durante toda a vida por conta de sua aparência, Joo‑kyung descobre na maquiagem uma forma de vencer as humilhações que passou. A maquiagem devolve a ela sua vontade de viver, desenvolve sua autoestima, mas também é sua cruz: vive com medo de ser descoberta e que se a virem como ela é, e que perderá os amigos que conquistou.

Joo e seus cuidados

Num mundo onde nossa aparência é julgada o tempo todo, é mais do que compreensível entender o medo de Joo-kyung. A jornada vivida por ela até onde  compreende que quem gosta dela de verdade não se importa se ela está maquiada ou não, é a jornada de todas nós mulheres, que utilizamos de vários artifícios para tentarmos construir nossa autoestima e identidade. E trilhar esse caminho tendo ao nosso lado pessoas que nos apoiam e gostam genuinamente de nós faz tudo ser mais leve, apesar de todas as dores.

Pedir perdão é importante

Soo-jin depois de viver situações familiares atitudes tão ruins que levaram-na a desenvolver um TOC (transtorno obsessivo compulsivo) de lavar as mãos, passa muito tempo remoendo e arrependida do que fez com Joo‑kyung. O que fica muito claro é: se ela tivesse ouvido seu coração e pedido de perdão,  teria poupado o sofrimento psíquico que carregou por anos. Pedir perdão pode nos trazer a paz que tanto buscamos.

Soo-jin tenta defender Joo-kyung

Aceitar nossa aparência é uma dor quase universal. É uma luta que todas nós travamos todos os dias.

Somos bombardeadas desde muito jovens com informações e regras sobre nossos corpos e comportamentos. Não é diferente em nenhum lugar do mundo. Todas as mulheres foram afetadas de alguma forma pela mídia, pela indústria, pela sociedade.

Nossa Joo-kyung nas suas duas versões

O grande passo para nós é: nos sentirmos bem. No drama, Joo-kyung se encontra na maquiagem. Algumas mulheres encontram-se nos exercícios, na escrita, outras em roupas, etc. O importante é achar uma forma de se sentir bem e saudável. Não existe exatamente um marco na vida. No dorama tem, nossa protagonista consegue até descobrir um talento que ela desconhecia. Mas existe o desejo inato de ficar bem, de se sentir bem. E é por isso que devemos lutar. Se tivermos família e amigos nos apoiando, melhor ainda.

O elenco ainda conta com Cha Eun-woo (do grupo de k-pop ASTRO) e Hwang In-yeop.

Veja o trailer:

True Beauty está disponível na Viki Rakuten.

Leia mais sobre doramas aqui no Garotas Geeks!

Compartilhe: