Vem descobrir alguns fatos inusitados sobre a Criação, a individualidade da Momo!

Que Momo Yaoyorozu, vice-presidente da Classe 1A da U.A., também conhecida como Creati, é incrível e extremamente inteligente a gente já sabia, mas sua individualidade, chamada Criação, tem muitas características interessantes e bastante inusitadas!

Relembrando o básico: o poder de Momo permite que ela crie com seu corpo qualquer objeto de que precisar, o que é uma vantagem e tanto que ela tem sobre os outros heróis. Ela não precisa de cinto de utilidades nem de mochilas para carregar itens necessários em batalha ou missões. Basta criá-los do zero! No entanto, como toda individualidade do mundo de My Hero Academia, seus poderes têm algumas especificidades. Vamos ver quais são?

Ela pesa bem mais do que aparenta

Basicamente, a Criação funciona transformando os lipídios do corpo de Yaoyorozu (ou seja, a energia guardada na forma de gorduras, óleos e outras substâncias) em outros átomos, o que a permite reconstruir itens a um nível molecular. Isso significa que é impossível para Momo ficar acima do peso. Qualquer gordura armazenada pode ser utilizada para a criação, fazendo-a literalmente perder peso em segundos.

Assim sendo, é provável que ela esteja sempre de olho em seu peso e nas taxas de seu corpo de uma forma geral, cuidando para não privar seu corpo completamente de gorduras – o que poderia gerar efeitos graves em sua saúde. Junte a isso a lei de conservação da massa (e ao fato de que ela consegue fazer canhões com seu corpo, como mostrado no filme Heroes Rising), e então fica claro que, apesar de seu corpo magro, Momo é bastante pesada. Se supormos, por baixo, que um canhão pesa uns 80kg, fica claro que um soco de Momo antes do momento da criação atingiria um inimigo como um trem desgovernado.

A Criação a obriga a comer muito

Como seu corpo necessita de um vasto estoque de lipídios para serem transfigurados em novas estruturas atômicas,  Momo não tem outra escolha a não ser comer bastante. Se ela não comer o suficiente, então poderá ficar sem matéria-prima para suas criações em batalha. Assim, ela pode ser completamente livre ou muito restrita em sua dieta. O ditado que diz que “coisas boas nunca são demais” não se aplica a ela, já que se comer demais de algo em específico pode acabar desenvolvendo toxicidade por excesso de vitaminas, gerando, portanto, feitos colaterais indesejados.

Embora seja improvável que isso aconteça graças ao metabolismo rápido que permite que sua individualidade funcione, ela ainda assim precisa de uma dieta balanceada – com exceção da sobremesa! Como ela precisa das gorduras, comidas não saudáveis acabam sendo essenciais para ela, gerando o excesso de lipídios requeridos para que a Criação funcione, sem precisar comer demais.

Ela precisa de muita superfície livre para criar

Por mais que a Criação seja extremamente útil, ela também pode ser difícil de usar. Como demonstrados pela Momo no arco da Licença Provisória, para criar itens maiores (como um cobertor isolante) ela precisa utilizar toda a superfície de sua pele. O item criado sairá por seus poros, independentemente da roupa que estiver usando.

Objetos pequenos ou finos, como espadas ou patins, podem ser criados a partir dos braços ou dos ombros, mas ela costuma preferir as costas ou a lateral do corpo para itens maiores. Este é um grande obstáculo em ambientes de baixa temperatura, onde não apenas sua individualidade exige que ela exponha sua pele ao ar livre, mas ao extrair suas reservas de lipídios, ela também remove qualquer gordura que ajude a manter a temperatura corporal. Por outro lado, trabalhar em áreas com temperatura alta não seria necessariamente ideal, pois o ar seco e o sol poderiam facilmente rachar e queimar qualquer pele exposta se ela esquecer de fazer protetor solar.

Ela cria itens a nível molecular e os guarda para usar depois

A descrição oficial da individualidade Criação é feita no volume 2, capítulo 16: “Ela é capaz de criar tudo que não fosse vivo! Mas ela precisa entender a composição química do objeto primeiro”. Como qualquer estudante de química pode atestar, as coisas podem se complicar rapidamente. Mesmo os hidrocarbonetos simples são tão difíceis de “projetar” que uma simplificação conhecida como Fórmula Estrutural do Carbono – que reduz o composto a uma série de linhas e símbolos – foi criada.

Lembre-se de que essas são apenas as fórmulas básicas como propano e butano, nada como as mais complicadas bonecas Matryoshka que Momo cria no volume 8 com várias cores de tinta e granadas de luz. Ser capaz de compreender o propósito de cada aspecto de um item em seu nível atômico – então armazenar esse conhecimento e invocá-lo na batalha sem fazer bagunça – é uma superpotência própria, envergonhando outros super-heróis com poderes baseados no intelecto.

Quanto maior o objeto, mais tempo, concentração e tarefas em segundo plano ele demanda para ser criado

Construir uma granada de luz totalmente operacional a partir do zero – sem falar em seus componentes moleculares – já é bem difícil, mas Yaoyorozu geralmente está trabalhando em itens muito maiores, como escudos gigantes, enquanto está no campo de batalha. Além dessa tarefa monumental, ela geralmente se vê assumindo o controle, organizando e executando planos que se aproveitam das forças e habilidades dos outros. Portanto, é incrível que antes mesmo de começar a contar aos outros sobre um plano, ela tenha que começar a preparar quaisquer grandes cenários de que precise para garantir seu sucesso – mesmo que a própria Yaoyorozu seja derrotada.

Embora ela revele a seus aliados da U.A. que precisa de tempo para preparar esses itens, muitas vezes pedindo que eles ganhem tempo para ela, sua habilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo ajuda Yaoyorozu a enganar seus inimigos, garantindo que eles acreditem que ela pode criar o que quiser sempre que ela quiser. Essa habilidade de guerra psicológica mantém os inimigos cautelosos ao se aproximar dela. Se eles a apressarem e seguirem o caminho da força bruta, há uma possibilidade de que ela possa ser nocauteada antes de ter a chance de botar seu plano em ação – ou de ajudar alguém.

A quinta temporada de My Hero Academia já começou!

Post traduzido e adaptado de: cbr.com 

Imagens: Crunchyroll 

Leia mais sobre My Hero Academia aqui.

 

Compartilhe: