Temos uma lista diversas de diretoras que gostaríamos muito que tivessem a oportunidade!

O futuro do Universo Cinematográfico Marvel recebeu uma atualização interessante no início desse ano, com a confirmação de que Capitã Marvel 2 está oficialmente tendo seus trabalhos iniciados. A sequência, que colocará a vingadora cósmica nos dias atuais contará com uma nova equipe criativa por trás das câmeras, com a roteirista de WandaVision, Megan McDonnell sendo a responsável pela história. Anna Boden e Ryan Fleck, coescritores e diretores do primeiro filme não deverão retornar para a sequência, ao menos na função de produtores. De acordo com relatos, a Marvel Studios quer uma cineasta para dirigir a sequência, que deverá ser lançada em 2022.

Nos últimos anos, a ideia de uma mulher dirigindo um filme da franquia deixou de ser apenas uma especulação para se tornar consenso, já que ambos os filmes com lançamento previsto para 2020 (Viúva Negra e Os Eternos) serão dirigidos por mulheres. Ainda assim, a ideia de que a Marvel está procurando especificamente por uma mulher para dirigir um de seus principais filmes é certamente empolgante, especialmente levando em consideração a grande quantidade de mulheres que deixaram as suas marcas nas indústrias do cinema e TV.

Com isso em mente, reunimos nessa lista dez nomes de diretoras que amaríamos ver dirigindo Capitã Marvel 2 (de quebra, fica aí uma lista de diretoras incríveis para acompanhar):

Reed Morano

Reed Morano se tornou uma presença frequente em listas desse tipo – e por uma boa razão. Após se tornar a mais jovem integrante da Sociedade Americana de Cinematógrafos, Morano começou a dirigir projetos como Meadowland (2015), I Think We Are Alone Now (2018) e The Rhythm Section, que será lançado esse ano. Já em projetos televisivos, ela venceu um Emmy por seu trabalho em The Handmaid’s Tale e está dirigindo a adaptação de The Power para a Amazon.

Morano já expressou seu desejo de dirigir um filme de super-heróis anteriormente (especialmente o filme de Supergirl, que vem sendo especulado desde 2018), e seria certamente muito interessante ver sua tomada feminista e emocional ser aplicada a um filme como Capitã Marvel 2. Além disso, ela já teve reuniões com pessoas ligadas a Disney que levaram a especulações sobre a possibilidade dela dirigir um projeto da franquia Star Wars.

Lulu Wang

Lulu Wang rapidamente se tornou um grande nome no último ano, quando seu filme A Despedida (2019) cativou públicos ao redor de todo o globo. O filme semi-autobiográfico, estrelado por Awkwafina (que também estrelará Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis), conta uma história incrivelmente pessoal sobre família e legado, e rapidamente se tornou um dos filmes favoritos a uma indicação ao Oscar. Inclusive, o fato de não ter sido indicado para a premiação foi um dos motivos que gerou mais críticas à cerimônia deste ano.

O público aguarda ansiosamente para descobrir qual será seu próximo trabalho, e seria muito interessante ver como seria sua entrada no MCU, especialmente com um filme como Capitã Marvel 2.

Olivia Wilde

Apesar de muitas pessoas apenas conhecerem Olivia Wilde por sua carreira como atriz, ela já demonstrou sua capacidade como diretora em Fora de Série (2019). O filme sobre amadurecimento conseguiu equilibrar comédia, emoção e feminismo perfeitamente, transformando as 24 horas antes da formatura do ensino médio em uma jornada genuinamente emocionante.

Wilde também é figura vocal sobre o quão inspirador é ver mulheres complexas e talentosas tanto na frente quanto por trás das câmeras, o que seria plenamente adequado para um filme como Capitã Marvel. Além disso, seria interessante ver como ela poderia fechar o ciclo, uma vez que seu nome havia sido especulado como possível intérprete de Carol Danvers antes da confirmação de Brie Larson.

Alma Har’el

Alma Har’el é prolífica nos mundos da música e comerciais já algum tempo, tendo seu trabalho sido considerado como “sonhador” e “surreal”. No último ano, seus trabalhos para o cinema atingiram um novo público com o lançamento de Honey Boy (2019), uma história multigeracional de partir o coração, estrelada e escrita por Shia LaBeouf.

Apesar de sua filmografia ser um tanto esotérica em comparação a natureza de blockbusters do MCU, uma escolha do tipo tornaria o filme ainda mais intrigante. E levando em conta como o primeiro filme da Capitã Marvel quebrou o padrão de histórias lineares da Marvel, seria divertido ver alguém como Har’el poderia fazer algo ainda mais diferente.

Marielle Heller

Marielle Heller se tornou uma imperdível diretora nos anos recentes, especialmente após o seu sucesso O Diário de Uma Adolescente (2015). Desde então, ela dirigiu trabalhos com nomeações para o Oscar, de Melissa McCarthy e Richard E. Grant em Poderia me Perdoar? (2018), e nos deixou todos nostálgicos com o Sr. Rogers, em Um Lindo Dia na Vizinhança (2019).

O tema dos filmes de Heller tem variado bastante com o passar dos anos, e certamente não parece que um blockbuster milionário de super-herói seja algo fora das possibilidades.

Dee Rees

Dee Rees dirigiu alguns filmes impactantes na última década, incluindo Pariah (2011), Bessie (2015) e Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi (2017), tendo o último sido indicado ao Oscar. No final desse ano, a Netflix lançará sua adaptação de A Última Coisa que Ele Queria, de Joan Didion, que já sinalizou ser um possível candidato a premiações em sua premiere, em Sundance.

Seria interessante ver Rees dirigir qualquer filme de maior orçamento que ela possa querer, mas a ideia de sua visão em Capitã Marvel 2 seria especialmente empolgante.

Nicole Kassell

Se vocês acompanharam as adaptações de quadrinhos do ano passado, provavelmente viram o trabalho de Nicole Kassell de uma forma impactante. Após ser colocada na geladeira após o mau desempenho de sua comédia romântica Pronta para Amar (2011), ela dirigiu uma grande quantidade de trabalhos para TV, incluindo três episódios de Watchmen, da HBO. Além de ter sido produtora-executiva da série, ela dirigiu os dois primeiros episódios e o penúltimo, “A God Walks into a Bar” (sabe, aquele em que finalmente descobrimos o que aconteceu com o Dr. Manhattan).

Kassell claramente gosta de combinar cenas de luta, personagens incríveis e histórias imprevisíveis e seu retorno as telonas poderia facilmente ser em um projeto como Capitã Marvel 2.

Rachel Talalay

Talalay foi subestimada como diretora por décadas, após dirigir clássicos cult como A Hora do Pesadelo 6: Pesadelo Final, a Morte de Freddy (1991) e Tank Girl, Detonando o Futuro (1995). Assim como Kassell, ela trabalhou em diversas séries de TV, incluindo Supergirl, Flash, Lendas do Amanhã, Patrulha do Destino e Punho de Ferro.

Sua experiência no campo das adaptações de quadrinhos fazem com que ela seja quase uma escolha automática para um blockbuster do gênero, e o fato de ainda não ter acontecido é um tanto inacreditável. Bem, Capitã Marvel 2 pode ser a oportunidade perfeita.

Karyn Kusama

Pouco mais de uma década atrás, Garota Infernal (2009) chegou aos cinemas e se tornou um clássico incompreendido para os fãs de terror e garotas queer ao redor do mundo. Comandando a comédia de terror feminista estava Karyn Kusama, cujos trabalhos vão desde a adaptação de 2005 de Aeon Flux até o suspense policial O Peso do Passado (2018).

Kusama tem o corpo de trabalho – e o foco em mulheres complexas, até certo ponto controversas – que faria sua tomada de Capitã Marvel um tanto interessante.

April Mullen

April Mullen pode não ser um nome muito famoso, mas ela causou bastante impacto em séries de TV e filmes protagonizados por mulheres. Sua filmografia vai do suspense de Vingança Feminista 88 (2015), a história de amor queer Below Her Mouth (2016), além de ter dirigido diversos episódios de Lendas do Amanhã, Wynonna Earp, e Agentes Espaciais.

Mullen certamente não é estranha a personagens femininas chutando traseiros, e definitivamente é uma das diretoras que merecem uma oportunidade em um cenário maior na ficção. Capitã Marvel 2 – ou qualquer outro filme com protagonista feminina em um futuro próximo – seria uma oportunidade perfeita para ela.

***

E você? Consegue pensar em alguma outra diretora que gostaria no papel? Comente pra gente!


Fonte: ComicBook

Leia mais sobre Capitã Marvel aqui!

Compartilhe: